Esportes

Como incentivar crianças a praticarem esportes?

Segundo os Cursos Online da área esportiva, a prática de esportes é essencial para a manutenção e bem-estar da sua vida. Para as crianças, a atividade física contribui significativamente para um melhor desenvolvimento físico, psicológico e motor.

Durante a fase da adolescência, a atividade pode se tornar um importante hobby ou até mesmo uma futura carreira para os jovens.

Neste post, vamos dar algumas dicas que vão lhe ajudar a inspirar seus filhos a praticar esportes, sempre levando em consideração as devidas características de cada faixa etária.

Diferencie atividade física e prática desportiva

Primeiro, vamos distinguir três conceitos que geralmente são explicados como a mesma coisa, mas têm algumas diferenças notáveis:

1.Atividade física

Segundo os Cursos Online ligados a esportes e medicina, a atividade física é definida como qualquer exercício realizado voluntariamente e que tenha um gasto calórico maior que o repouso.

De acordo com essa definição, também podemos considerar comportamentos domésticos, como lavar louça, levar o lixo para fora, etc, como atividades físicas.

2.Exercício físico

O exercício é realizado de forma organizada e definida com o objetivo de melhorar o desempenho de força, flexibilidade ou velocidade. Caminhar e andar de bicicleta no parque são bons exemplos.

3.Esporte

A definição de esporte inclui atividades mais complexas e sistemáticas, regidas por regras e objetivos de competição. Nesse sentido, inclui: futebol, vôlei e basquete, etc.

Esportes para crianças

Sempre antes de saber sobre o motivo que o seu filho deve se exercitar, é válido sempre conhecer alguns esportes que pode gostar, como, por exemplo, jiu jitsu, judô, futebol, basquete, vôlei e natação. Quem sabe ele não seja um jogador de vôlei?

No entanto, desta lista podemos começar com uma paixão nacional: o futebol, ele predomina uma atividade aeróbica, com um grande desempenho na região lombar e das pernas dos atletas.

O basquete, por sua vez, é instruído a desenvolver os ombros e a parte superior do corpo, embora as pernas estejam muito envolvidas na força das largadas e saltos na quadra. Essa é uma ótima oportunidade para oxigenar o sangue e aumentar assim o ânimo dos mais jovens durante a semana.

Podemos destacar que a natação é outro esporte muito popular para as crianças e é muito importante para fortalecer os músculos do corpo, pois percorre o peito, as pernas, os pulmões e o coração da criança, da coluna aos braços.

No voleibol, os membros superiores são mais exigidos em termos de controle do passe, mas as pernas são as principais responsáveis ​​pelos movimentos ofensivos e defensivos em quadra e aumentam o equilíbrio do movimento do atleta.

No final, o Judô conquistou muitas crianças desenvolvendo a forma humana e aumentando a força do jovem, principalmente os braços, tronco e pernas.

Tal como nas atividades anteriores, as artes marciais podem ser praticadas nas escolas para ajudar os alunos a integrarem-se nas aulas e melhorarem o desempenho académico dos jovens.

Por que incentivar as crianças a se exercitar?

Nesse momento você já conhece algumas atividades que as crianças adoram fazer. Porém, por qual motivo que os pais devem incentivar seus filhos a desenvolverem hábitos de exercício?

Dentro do compromisso com as regras dentro das redes de amizade, nós sempre vamos passar pela mudança de hábitos e desenvolvimento atlético.

1.Um senso de compromisso

A lista começa com o comprometimento, sentimento bastante desenvolvido na prática esportiva. Afinal, é preciso ser responsável por treinar toda semana e seguir rigorosamente o cronograma e as regras da competição. 

Nesse sentido, a atividade física promove a disciplina pessoal, além de aumentar as relações sociais das crianças.

2. Expanda as amizades

Esportes populares incentivam fortemente as crianças a se conectarem e respeitarem as diferenças dos outros para terem sucesso dentro e fora do campo. 

Dessa forma, enquanto se exercitam, as crianças podem passar tempo juntas, compartilhar experiências e fortalecendo os laços de amizade.

3.Trabalho em equipe

Se o esporte amplia as amizades, o trabalho em equipe também é um benefício dessas atividades. 

Essa habilidade é fundamental tanto para o mundo escolar quanto para enfrentar todos os desafios dentro da vida adulta futura, pois os jovens aprendem a compartilhar responsabilidades para alcançar os objetivos juntos.

4.Hábitos Saudáveis

Uma vida ativa muitas vezes é acompanhada por mudanças de hábitos. Por exemplo, se seu filho está desnutrido ou sedentário, o exercício pode contribuir muito, seja relacionado aos alimentos que consome, ou potencializando seu dia a dia com mais força de vontade e saúde.

5.Desenvolvimento motor

Como o exercício fortalece o corpo das crianças?

Para responder a essa pergunta, basta mencionar que a prática motora está totalmente associada com o desenvolvimento motor de uma criança pequena e pode melhorar a flexibilidade, o equilíbrio e a postura da criança. 

Isso tudo porque a atividade física ajuda o corpo a fixar o cálcio, prevenindo doenças ósseas e distúrbios do movimento na infância.

6.Experimentando vitórias e reveses

Ao praticar esportes, os atletas aprendem a ser competitivos desde cedo. Nesse ponto, não se trata apenas de saber lidar com todas as vitórias em campo, porém também sobre como lidar com todas as derrotas.

A atividade física prepara, assim, os jovens para a vida adulta, na qual é necessário ter equilíbrio emocional suficiente para superar as tensões e possíveis contratempos do cotidiano.

7.Prevenir um estilo de vida sedentário

Muitos jovens adultos estão acostumados a serem sedentários, viciados em equipamentos técnicos, acomodações e fazendo pouca ou nenhuma atividade física durante a semana. Para superar esse problema, o exercício energiza o corpo e prevenir essa “doença do século” na infância.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.