Construindo a sua empresa de consultoria

Um serviço de consultoria é sempre útil. Nele, um profissional altamente qualificado traz um olhar externo ao analisar os processos de seu cliente (normalmente, uma empresa).

Por não estar imerso no ambiente daquela corporação, ele tende a encontrar gargalos não detectados na gestão, bem como oferecer insights que um profissional contratado por aquela organização não seria capaz de proporcionar.

Vale ressaltar que, em épocas de crise – como no contexto brasileiro atual – este serviço ganha ainda mais importância estratégica.

Afinal, o mercado se torna cada vez mais acirrado, e cada centímetro de vantagem em relação à concorrência deve ser aproveitado.

Interessado em abrir um negócio neste ramo? Então confira algumas dicas para isso a seguir:

Defina o seu nicho de consultoria

Prestar consultoria financeira para micro e pequenas empresas é muito diferente do que fazer o aconselhamento de uma corporação de grande porte.

Por conta disso, o mercado valoriza os profissionais especializados cada vez mais: afinal, eles proporcionam resultados muito melhores em comparação aos generalistas.

Desta maneira, o primeiro passo para começar a atuar com consultoria deve ser a escolha de um nicho.

Lembre-se: quem ficar responsável pelo aconselhamento deve de fato dominá-lo – e, de preferência, ter um portfólio de cases de sucesso para mostrar a clientes em potencial.

Entre os ramos nos quais um profissional pode se especializar, estão:

  • Finanças;

  • Gestão de pessoas;

  • Gestão de processos;

  • Tributos;

  • Legislação;

  • Inovação.

 

Da mesma forma, cabe ao consultor estar munido sempre das últimas novidades do mercado, tanto em termos de tecnologias quanto de técnicas que podem ser aplicadas aos negócios dos clientes.

Portanto, é importante assinar revistas do ramo, bem como comparecer às feiras e eventos mais importantes do setor.

Por fim, quando o nicho for definido, é interessante firmar parcerias com estabelecimentos cujos segmentos de atuação sejam análogos à área de especialização do consultor.

Por exemplo: um profissional que trabalhe com gestão de pessoas pode ter um convênio com uma empresa de recrutamento, de modo que os clientes contem com valores ou condições mais atrativos caso já usem os serviços do parceiro.

Construa um ambiente agradável

Por mais que boa parte dos consultores vá até o local de funcionamento dos clientes para prestar seu serviço, também é fundamental que eles contem com um escritório para recebê-los, quando for necessário.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não basta alugar uma sala comercial qualquer e promover o local como o escritório de um consultor.

É preciso que o ambiente seja escolhido a dedo, bem como decorado de modo que exale profissionalismo.

Da mesma forma, itens como uma maquina de cafe na sala de reuniões ajudam o cliente a se sentir bem-vindo, algo muito importante para a fidelização do público.

O problema é que, muitas vezes, o ponto comercial ideal pode requerer um investimento muito acima do que um consultor que dá os primeiros passos no mercado pode assumir.

Nesses casos, vale a pena procurar por um espaço de coworking: como ele é compartilhado com outros profissionais, o custo do local acaba ficando mais em conta do que um escritório próprio.

Porém, no caso de reuniões mais importantes e/ou com grupos maiores, é realmente interessante investir em um espaço privado, bem como em algum tipo de serviço de catering.

Da mesma maneira, o aluguel de máquina de café expresso também é indicado: novamente, é uma maneira de mostrar profissionalismo e apreço pelos clientes.

Tome todas as medidas de segurança necessárias

Porém, o espaço onde o consultor atenderá não tem que ser apenas bonito, funcional e profissional: também deve ser seguro.

Afinal, todo edifício está exposto a uma série de incidentes, desde descargas atmosféricas até incêndios, e a integridade de quem frequenta o espaço deve ser mantida no caso destas ocorrências.

Uma das medidas mais interessantes nesse sentido é obter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

Trata-se de um documento, emitido pelo órgão homônimo, cuja função é atestar que aquele espaço cumpre todas as determinações pertinentes a respeito da prevenção e combate a incêndios.

Para obtê-lo, não é preciso apenas passar por uma vistoria, como, também, submeter alguns documentos ao Corpo de Bombeiros local.

Vale ressaltar que, dependendo das instalações e da atividade realizada dentro delas, as exigências do laudo avcb podem variar.

Em caso de dúvidas, novamente indica-se consultoria com os Bombeiros.