A tecnologia vem impactando muito a vida de todos nós e transformando os hábitos de consumo, a forma de trabalhar e de lidar com as mais variadas tarefas.
Com a pandemia do coronavírus e a necessidade de isolamento social, mesmo aqueles mais avessos às novas tecnologias deram o braço a torcer. O home-office e o desafio de seguir a vida sem sair de casa foi um empurrão para o uso dessas ferramentas inovadoras.
Mesmo uma área vista como burocrática, como a contabilidade, também se transformou a partir da utilização de ferramentas tecnológicas. Essa mudança que vem acontecendo nos últimos anos ganhou outra dimensão desde 2020.
Processos lentos, manuais e repetitivos foram trocados por processos informatizados – é a tecnologia na contabilidade.
Os avanços tecnológicos oferecem a contadores e gestores empresariais a possibilidade de organizar dados, centralizar informações e comunicar-se facilmente com os órgãos fazendários. A elaboração de relatórios e todas as atividades contábeis ficam mais ágeis e simplificadas. É uma tendência que se consolida e só cresce.
Além da agilidade e da simplificação dos processos, há várias outras vantagens no uso da tecnologia na contabilidade que vêm auxiliando os empreendedores no Brasil.
Mais segurança e menos erros
Sem dúvida nenhuma uma das grandes contribuições decorrente do uso de tecnologia nos serviços contábeis é a segurança. Em anos passados, os dados e as informações contábeis, que são muitos e complexos, eram manipulados manualmente e ocorriam de forma física, ou seja, papéis e mais papéis, cuja fragilidade é muito maior.
A margem de erro também era muito superior, o que prejudicava a organização e dava brecha para fraudes e outros problemas.
Com o uso de ferramentas tecnológicas, a comunicação de dados contábeis das empresas acontece em ambientes seguros, informatizados e que podem ser auditados facilmente. Há também o recurso de tecnologias como certificação e assinatura digital, o que traz ainda mais integridade para os processos.
Como a capacidade de processamento ampliou-se, há mais controle dos processos, menos erros, o que valorizou a importância do contador para as empresas – que se torna muito mais estratégico.
Contabilidade valorizada
Outro grande benefício do uso da tecnologia na área contábil é a maior capacidade de manusear dados e informações com mais agilidade. O que antes era feito pelos contadores, agora é feito por programas de computador.
Assim, os profissionais podem dedicar-se menos a tarefas repetitivas e burocráticas e mais a auxiliar seus clientes em soluções e estratégias para garantir os melhores resultados.
Decorrente, também, de processos informatizados e menos dependência de papel é o ganho em organização – o que é fundamental quando falamos em contabilidade.
A organização oportuniza, ainda, que os prazos e as obrigações sejam cumpridos com mais eficiência e, dessa forma, o empreendedor esteja em dia com a legislação.
O dia a dia da contabilidade digital
Como vimos neste texto, há enormes benefícios com a informatização e digitalização dos processos contábeis. Além da valorização do contador, que passa a ser muito mais estratégico, há diversos ganhos para o empreendedor, que pode estar mais próximo das informações contábeis, de forma mais acessível e barata.
Além de não precisar caminhar até o escritório de contabilidade para resolver qualquer questão ou esclarecer alguma dúvida. A comunicação e a parceria entre contador e empresário se estreitam.
Para o contador, uma das tarefas que sempre foi considerada como muito burocrática é a elaboração de relatórios e demonstrações contábeis. Agora, o contador, com o uso da tecnologia, recebe os dados mais estruturados o que o auxilia muito na formulação desses relatórios e demonstrações.
Outra atividade facilitada pela tecnologia é a emissão de notas fiscais eletrônicas. Ao emitir a nota, a contabilidade já fica com o registro no sistema, e o controle fica muito facilitado.
São inúmeras as vantagens que a tecnologia trouxe à contabilidade, mas talvez a mais importante seja algo que nenhuma máquina possa realizar – a proximidade do contador com seu cliente.
A facilidade de comunicação e a troca de informações mais estreita entre a contabilidade e a empresa, com as novas tecnologias, também têm como resultado a democratização do acesso ao serviço contábil.
Hoje, até mesmo as empresas bem pequenas ou que nem tenham a necessidade legal de contratar o serviço, como a MEI (microempreendedor individual), podem contar com o auxílio de seu contador, online e a qualquer momento que precisar. A contabilidade digital ficou mais acessível a todos.
A tecnologia na contabilidade trouxe mais agilidade, simplicidade e a possibilidade de mais empreendedores contarem com esse serviço estratégico e fundamental para o crescimento sustentável dos negócios.
Um bom negócio começa com as finanças organizadas e, se você está pensando em começar o seu, considere ter ao lado um contador para auxiliá-lo nas decisões mais importantes. Pois, agora, com a tecnologia, ele está a apenas um clique de distância.