pés

Cuidados com os pés: dicas para pés bonitos

Os pés são as partes mais estressadas do corpo. Cuidados regulares com os pés são importantes para evitar que rachaduras no calo ou inflamação do leito ungueal ocorram. 

 

Cuidar dos pés não leva muito tempo e é fácil de fazer em casa. Você pode adquirir o equipamento em quase todos os lugares. 

Lave e passe creme nos pés diariamente

Para o cuidado diário dos pés, basta ensaboá-los, enxagá-los e depois secá-los bem. Para evitar o pé de atleta, você pode usar um secador de cabelo para secar – isso alcançará facilmente os espaços entre os dedos dos pés. Após esses procedimentos, você deve passar creme suavemente nos pés.

Faça um escalda-pés mesmo

Se você quer que seus pés tenham um pouco mais de atenção, é melhor começar com um escalda-pés: a temperatura da água não deve ser superior a 38 graus. Aditivo de banho com ácido salicílico suaviza a pele e torna as áreas ásperas mais flexíveis. Isso também funciona com ingredientes da cozinha: uma xícara de azeite e sal grosso, além de algumas gotas de óleo de hortelã e alecrim, ajuda contra bactérias fétidas.

 

As células mortas da pele podem ser removidas com uma lixa ou fazendo peeling. No entanto, um escalda-pés não deve durar mais de dez minutos, caso contrário, a pele ficará inchada e ficará cada vez mais seca a longo prazo.

 

Remova os calos

Um pequeno calo nos pés é normal. No entanto, se houver grandes rachaduras na pele, a pele excessiva deve ser removida, caso contrário, rachaduras profundas podem causar inflamação.

 

Os especialistas recomendam usar uma lixa (ou pedra pomes) para remover os calos. É melhor usá-lo suavemente na pele seca para evitar lesões. Sob nenhuma circunstância deve-se reduzir muito o calo, pois protege os pés do estresse diário.

Causas de calos e calosidades 

Calos e calos são muitas vezes causados ​​por sapatos errados. Portanto, pode valer a pena experimentar outros sapatos femininos – ou pedir conselhos a um ortopedista. Às vezes, uma palmilha no sapato ajuda.

Corte as unhas corretamente

As unhas dos pés devem ser aparadas com cortador de unhas. Ao contrário das unhas das mãos, as unhas dos pés são cortadas em linha reta. As bordas laterais permanecem. Caso contrário, haverá cantos afiados que podem crescer e levar a famosa unha encravada. É melhor arredondar os cantos com uma lima depois.

 

Leia também: Quais as estruturas da pele e suas funções?

Dicas de cuidados com os pés para diabéticos

O cuidado médico regular dos pés é particularmente importante para os diabéticos. Isso ocorre porque muitas vezes há uma disfunção nervosa em seus pés, o que significa que eles não sentem quando há algum corte. Além disso, a cicatrização de feridas é mais pobre em diabéticos e, portanto, o risco de infecção é maior.

 

É por isso que os diabéticos devem verificar seus pés todos os dias, para ver se há lesões, aplicar loção com cuidado e ter cuidado dobrado com lixas e ferramentas. Qualquer pessoa que não tenha certeza deve deixar os cuidados com os pés para um especialista médico, um podólogo.