10 fatores cruciais na criação de sites

A criação de sites, por si só, já é uma estratégia de marketing digital. Mas para que ele traga resultados efetivos ao seu negócio, é necessário levar em consideração alguns fatores durante essa construção. 

 

Colocar um site no ar hoje em dia é fácil, afinal existem ferramentas gratuitas na internet. Porém, se você quer um site estratégico e que alavanque os números de sua empresa, é fundamental investir nele

 

Assim, você terá um site exclusivo, customizado para suas necessidades, que facilita a experiência de seu cliente e ainda atende às diretrizes dos grandes buscadores da internet

 

Tudo isso junto fará com que você apareça bem posicionado nos sites de buscas, como o Google, e ofereça ao seu cliente agilidade e eficiência na navegação. 

 

Nesse artigo, portanto, abordaremos 10 aspectos essenciais que devem ser adotados na criação de sites

 

 

  • Boa hospedagem, de preferência no Brasil

 

Ao contratar uma hospedagem, você não está apenas colocando seu site online. Além disso, você está também definindo alguns fatores relevantes, como segurança, velocidade de carregamento, suporte técnico e muito mais.

 

Ou seja, a escolha da hospedagem está diretamente ligada, portanto, à experiência que você quer proporcionar a seu cliente. Então, opte por uma hospedagem nacional. Além de você ter uma velocidade de conexão maior, o suporte técnico é muito mais ágil.

 

Por fim, se você precisar recorrer ao Judiciário em razão de alguma demanda contratual, será um problema a mais para resolver. 

 

 

  • Na criação de sites, opte por domínio próprio e de fácil memorização

 

Outro ponto importante em relação à criação de sites é a definição do domínio. De forma simples, domínio é o endereço eletrônico do seu site

 

Você precisa ficar atento a duas questões. Primeiramente, você precisa ter um domínio próprio (por exemplo “suamarca.com.br”). Isso fortalece a sua marca, ajuda na construção de uma boa reputação e demonstra mais seriedade e profissionalismo.Ou seja, passa muito mais credibilidade para clientes, fornecedores e parceiros. 

 

Além disso, o seu domínio precisa ser simples, direto, objetivo, de fácil compreensão e memorização. Então, escolha um endereço fácil de pronunciar e de escrever, que não deixe dúvidas quanto à grafia. 

 

Quanto mais simples o domínio, mais facilmente as pessoas te encontrarão na rede. Portanto, escolha bem o domínio na hora da criação de seu site. 

 

  • Configuração do sistema de cache na criação de sites

 

O sistema de cache armazena no navegador as cópias dos arquivos acessados, permitindo mais rapidez e agilidade no acesso futuro aos mesmos arquivos

 

Ou seja, quando seu cliente revisitar a mesma página, o sistema de cache permite que esses arquivos sejam acessados diretamente da memória do seu computador, sem precisar passar pelo servidor que hospeda a página.

 

A vantagem é que o usuário ganha muito em desempenho e rapidez de carregamento. Mas é preciso fazer a configuração correta do sistema, para que o funcionamento ocorra conforme planejado.

 

Então, na hora de contratar uma empresa de criação de sites, verifique se ela otimiza o controle de cache.

 

  • Camadas de segurança devem ser implementadas na criação de sites

 

Quando falamos em criação de sites, um dos pontos mais importantes é a segurança.

 

O Wordfence Security, por exemplo, é fundamental para monitorar as ações que apresentam riscos a seu site. A ferramenta, inclusive, notifica por e-mail o responsável quando há algum problema no site.  Ela também é capaz de já bloquear algumas tentativas de invasão.

 

Outro exemplo de sistema que contribui para a segurança do site é o cloudflare, uma rede de distribuição de conteúdo (CDN) otimizada. O sistema aumenta consideravelmente a agilidade de carregamento das páginas. 

 

Além disso, ainda atua no bloqueio de ameaças diversas, inclusive de ataques DDoS (aqueles cujo objetivo é deixar o site indisponível, por meio de uma sobrecarga de acessos mal-intencionados, excedendo a capacidade da rede e derrubando o site).

 

Essas são apenas exemplos de ferramentas que devem ser utilizadas na criação de sites, para garantir a segurança da página. Adotando essas medidas, você reduzirá drasticamente o risco de invasões e de roubo de dados. Por isso, ao contratar uma empresa de criação de sites, opte por aquela que utiliza variadas camadas de segurança.

 

 

  • Implantação de estrutura SEO no código durante a criação do site

 

A sua empresa precisa ter um site otimizado para os mecanismos de busca, como o Google. Ou seja, ele precisa respeitar as diretrizes e exigências do buscador

 

Isso significa que o desenvolvedor deve inserir as estratégias do Search Engine Optimization (SEO) no código, a fim de conseguir atender a critérios que garantirão o bom ranqueamento do site nas buscas orgânicas.

 

Aqui podemos incluir fatores diversos, como, por exemplo, a estrutura da URL, sitemaps, rastreamento de URL, otimização de imagens, metadados da página, javascript, tags.

 

São muitos os detalhes acerca da utilização do SEO no código do site. Se o seu site não traz essas implementações, dificilmente você terá um bom ranqueamento no Google. Portanto, contrate uma empresa que tenha especialistas no assunto. 

 

  • Certificado SSL instalado

 

SSL é a sigla para Secure Sockets Layer, um tipo de certificado digital que atua na segurança da conexão, ao utilizar algoritmos para criptografar as informações trocadas dentro de seu site.

 

Para identificar o SSL, basta observar a presença de um cadeado fechado antes do endereço do site, na barra da URL. 

 

A inserção do SSL na criação de sites dificulta que os invasores consigam ler os dados e informações inseridos no site

 

  • Ter gestão de conteúdo

 

Não basta ter um site otimizado, se você não cuida da gestão do conteúdo que será divulgado nele. Então, você precisa planejar tudo o que será publicado no site, desde os conteúdos das páginas fixas até os artigos que serão publicados ao longo do tempo.

 

O planejamento deve prever o processo de criação e revisão desses conteúdos, a forma e periodicidade de publicação, o acompanhamento e mensuração de resultados e também os anúncios pagos. Ou seja, todas as ações de gestão de conteúdo estarão ali.

 

Há empresas que fazem criação de sites e também prestam o serviço de gestão de conteúdo, utilizando ferramentas apropriadas para tornar o processo mais ágil e eficiente. Inclusive, ter acesso a essas ferramentas é uma das vantagens de se contratar uma agência de marketing digital

 

  • Site responsivo

 

Site responsivo é aquele que está adaptado a qualquer tela de exibição. Ou seja, o seu site é responsivo quando você tem uma boa experiência ao acessá-lo de qualquer dispositivo, seja um computador, tablet ou celular, por exemplo.

 

Na criação de sites, o desenvolvedor deve considerar o acesso por qualquer tipo de dispositivo, realizando as adaptações necessárias para manter a qualidade da experiência do usuário.

 

Cada aparelho requer um tipo de adaptação, para a visualização funcionar corretamente, sem apresentar distorção no layout ou lentidão no carregamento das páginas. 

 

  • A criação do site deve considerar as boas métricas de Core Web Vitals

 

Core Web Vitals é um conjunto de métricas que avalia a experiência do usuário com sua página. Essas métricas analisam, especialmente, a velocidade de sua página e a resposta que ela oferece às interações dos usuários.

O sistema já está, inclusive, incorporado ao algoritmo do Google. Juntamente com todos os demais fatores já mencionados aqui nesse artigo, o Core Web Vitals também interfere no ranqueamento de seu site.

 

Na própria definição do Google, o Web Vitals é uma iniciativa que auxilia na identificação de oportunidades de melhoria da experiência do usuário.

 

Assim, se você quer atender aos requisitos da Core Web Vitals, deve contratar uma empresa com expertise na criação de sites. Nossa recomendação é entre em contato com uma agência, que possui uma equipe específica para criação de sites que atendam a todas as exigências e métricas do mercado e dos buscadores. 

 

  • Após a criação do site, invista em conteúdo relevante com técnicas de SEO

 

Por fim, alimente o seu site com conteúdo qualificado e que utilize as técnicas de SEO. No planejamento de marketing de sua empresa, você deve incluir as estratégias de marketing digital.

 

Nesse sentido, não basta respeitar o SEO, o seu conteúdo precisa agradar a quem lê, oferecendo informações relevantes. O algoritmo leva em consideração esses dois aspectos. 

 

Você pode montar uma equipe de marketing digital em sua empresa ou investir na contratação de uma agência especializada.

 

A agência oferece muitas vantagens, por exemplo: equipe altamente qualificada; redução dos custos; mais competitividade; uso de ferramentas profissionais sem custo adicional; economia de tempo nos processos; otimização na tomada de decisões; monitoramento constante dos resultados; ações mais assertivas.