Na correria do dia a dia, conhecer algumas dicas práticas para organizar a casa é fundamental para manter tudo em ordem com agilidade

4 dicas para organizar a sua casa e facilitar sua rotina

Na correria do dia a dia, conhecer algumas dicas práticas para organizar a casa é fundamental para manter tudo em ordem com agilidade.

Arrumar a casa diariamente é uma tarefa quase impossível para quem tem que conciliar outras atividades, como trabalhar fora, cozinhar e/ou cuidar de pets ou plantas. Porém, também não dá para deixar a casa totalmente desorganizada, entregue à própria sorte.  

Encontrar um equilíbrio entre as atividades do dia a dia e a organização da casa talvez seja o caminho mais leve e ideal para viver em um ambiente confortável e acolhedor, sem sobrecarregar as obrigações diárias. 

A decoração para a casa pode ser um ponto curinga para ajudar na organização. Afinal, um lar que já foi decorado de forma a facilitar a organização é uma mão na roda. Além de bonito, torna-se funcional. 

Quer saber como fazer isso na sua casa? Confira algumas dicas de organização que vão ajudar a manter tudo em ordem e mais bonito.

1. Instale um cabideiro ao lado da porta

Além de fazer um charme na decoração, ter um cabideiro ou ganchos na parede ao lado da porta de entrada ajuda a manter camas e sofá mais organizados e livres de bolsas jogadas. Ao entrar em casa, os moradores podem deixar as bolsas ali, assim como os chapéus e casacos, evitando jogá-los no primeiro lugar que tiver na frente, desorganizando todo o cômodo. 

Além de ajudar os moradores, os visitantes também podem usar os ganchos para deixar seus pertences ao lado da porta e não espalhá-los pela casa ou esquecê-los na hora de ir embora. 

2. Invista em prateleiras e/ou nichos

Tem paredes sobrando pela casa? Seja no quarto, no banheiro, na cozinha ou na sala, uma parede branca é sempre chamariz para colocar uma prateleira. Por lá, você pode organizar livros, artigos de decoração, como porta-retratos ou velas, plantas e até mesmo utensílios domésticos, como xícaras, copos ou outros eletrodomésticos.

Tudo depende do tamanho da sua prateleira e de como ela foi fixada. 

Os nichos vão pelo mesmo caminho e são ótimos para decoração e organização. Fixá-los na parede abre um novo local para colocar seus pertences de maneira otimizada e bem elaborada, garantindo um belo visual ao ambiente. 

Em cozinhas e banheiros, por exemplo, você pode ir além e fixar suportes ou ganchos nas paredes para pendurar pano de prato ou toalhas, por exemplo. 

A variedade de prateleiras e nichos presentes no mercado atualmente é enorme, com combinações e formatos diferenciados para dar um upgrade na decoração e deixar a organização em dia. Outra dica é ter uma adega para organizar suas bebidas.

3. Use caixas organizadoras

Em um quarto bagunçado, é muito fácil não encontrar nada quando precisa. Um guarda-roupas desarrumado pode fazer você perder horas procurando uma simples peça. Para resolver esse problema e manter tudo em seus devidos lugares, as caixas organizadoras são ótimas aliadas. 

Feitas em muitos materiais diferentes, é possível combiná-las com a decoração e mantê-las expostas no ambiente ou guardá-las no guarda-roupa e armários. Separe as coisas por categorias e armazene em caixas para saber exatamente onde cada coisa se encontra. Ao usar qualquer coisa, devolva-o para a caixa certa e, assim, a organização estará sempre em dia. 

4. Use baús ou caixas de madeira

Para desocupar espaço no guarda-roupa e manter tudo arrumado, uma boa dica é separar as roupas de outras estações e guardá-las em baús ou caixas de madeira no pé da cama. 

O charme na decoração está garantido e a organização também, uma vez que existem baús e caixas lindíssimas que dão um toque rústico à decoração, sem contar que ali dentro tudo estará bem arrumado esperando a próxima estação. Isso é muito útil para guardar roupas de frio. 

Como organizar as tarefas para manter a casa sempre em ordem? 

Além de otimizar a organização da casa com alguns itens decorativos, como os que você viu acima, é importante ter momentos no dia a dia para investir na arrumação da casa. 

Fazer de pouquinho em pouquinho é o ideal para não deixar tudo acumulado nos finais de semana e acabar não aproveitando nada do tempo de descanso. Por isso, já pensou em ter um quadro de avisos em casa, no qual você pode criar uma agenda e anotar as tarefas diárias?

Por exemplo, determine as segundas como dia de varrer e passar pano no piso. Às terças, uma limpeza geral nos banheiros. Nas quartas-feiras, o tempo de arrumação é dedicado a recolher as roupas sujas e lavá-las. Às quintas, sua atenção fica para organizar os armários e por aí vai, conforme a necessidade da sua casa. 

Distribuir as tarefas em pequenos blocos ao longo da semana ajuda a aliviar a pressão e manter tudo limpinho e organizado. 

Gostou das dicas? Aplique-as em sua casa e sinta a diferença no dia a dia.