6 ideias de decoração para clínicas e consultórios

Quando se fala em projetos de decoração de ambientes que envolvam clínicas ou ainda, serviços de saúde no geral, uma das primeiras imagens que vem à mente são de espaços limpos, organizados e com cores neutras na parede.

Algumas características de decoração são amplamente utilizadas, tornando-se referência em consultórios e clínicas, especialmente em razão da necessidade de transmitir segurança, conforto, higiene e bem-estar aos pacientes. 

1 – Escolha das cores 

O ponto de partida para a decoração de uma clínica é a escolha das cores e dos materiais que vão compor os ambientes. As cores claras transmitem a sensação de limpeza, tranquilidade, aconchego e paz. Por essa razão, elas são sempre as mais recomendadas. 

Se você quiser fugir do óbvio, poderá escolher uma segunda ou terceira cor mais quente para montar a paleta. Cores intensas devem ser usadas com muita parcimônia, por isso, deixe estes tons para os objetos de decoração.

Nas paredes, dê preferência para as cores claras. Elas também ajudam a ampliar pequenos ambientes, tornando os espaços mais confortáveis. 

2 – Divisórias de vidro

A utilização de divisórias de vidro dentro do consultório é uma ideia interessante. Elas devem ser colocadas em pontos estratégicos dentro sala, no caso do consultório do médico, por exemplo, elas podem ser utilizadas para separar o ambiente de exames físicos. 

Há uma série de opções de divisórias de vidro, com:

  • Cores;
  • Formatos;
  • Preço;
  • Acabamentos variados. 

Muitos profissionais colocam imagens que remetem à sua área de atuação. 

3 – Iluminação

Outro detalhe que faz toda a diferença na decoração é a iluminação. Ela precisa ser pensada com atenção, tanto na recepção quanto na sala de atendimento. A recepção pode ter objetos que criem o efeito de luz indireta, como lustres e abajures. 

Os spots de luz são amplamente utilizados, tanto em recepções quanto dentro do consultório de atendimento.

Há uma infinidade de estilos e produtos disponíveis no mercado, por isso é interessante contratar a execução de um projeto luminotécnico, acompanhada de um suporte especializado na escolha dos produtos. 

O estilo dos objetos, a cor e a intensidade da luz são aspectos que não podem passar despercebidos durante a fase de elaboração do projeto de um consultório ou clínica médica. 

4 – Decoração

O segredo da sofisticação em decoração de clínicas e consultórios está no equilíbrio. Cores, materiais e itens de decoração devem conversar entre si, criando um ambiente harmônico.

Montar um jardim de inverno pode ser uma solução interessante, já que transmite tranquilidade. Usar plantas e flores naturais também é uma ideia que casa com diferentes tipos de ambientes. 

As flores e plantas devem ser colocados em vasos diferenciados de cerâmica ou cristas. Essas peças ajudam a transmitir autenticidade e bom-gosto.

Na recepção você não deve expor certificados de cursos, esses itens podem ser expostos dentro do consultório do profissional. As fotos pessoais também são interessantes, mas, igualmente, precisam ser expostas dentro da sala do médico e de forma discreta. 

5 – Especialidade

A especialidade do consultório ou da clínica podem ser explorados na formação da decoração do ambiente. Em clínicas estéticas e consultórios de obstetras e ginecologistas, vale apostar em referências mais femininas. 

Já nas clínicas pediátricas, a temática infantil pode ser explorada na decoração. Inclusive, é importante saber que os consultórios de pediatras precisam ter um espaço para as crianças, com brinquedos e atividades.

Esses espaços também podem ser montados em outras modalidades de clínicas e consultórios, para avaliar a necessidade, basta observar se os pacientes costumam ir acompanhados de filhos pequenos nas consultas. 

Cada especialidade tem suas características e referências que podem — e devem — ser exploradas na decoração. 

6 – Mobília 

Por fim, não podemos falar de decoração sem citar a escolha da mobília. A dica aqui é manter um equilíbrio na escolha dos materiais e cores. Eles devem combinar com as paredes e o piso.

Se você quiser usar madeira, por exemplo, cores como verde ou azul podem ser exploradas já que elas combinam entre si. Opte por móveis funcionais e bem acabados, de preferência móveis planejados sob medida. 

Com o suporte de profissionais especializados e a escolha de produtos de qualidade é possível montar e decorar uma clínica. 

Não esqueça de manter o ambiente sempre limpo e organizado, já que esse cuidado faz toda a diferença no bem-estar dos pacientes e no fortalecimento da sua marca profissional.