A importação e exportação são elementos importantes para o desenvolvimento comercial de um país, que podem ser geridos por uma assessoria aduaneira. A importação diz respeito à compra de produtos de outros países, enquanto a exportação se refere a venda de produtos para outros países.
Assim, é fundamental buscar um equilíbrio entre importação e exportação para não causar um desiquilíbrio na balança comercial e financeira.
O Brasil apresenta um destaque bastante interessante na exportação de vários produtos voltados à agropecuária, como soja e trigo, além de diversas frutas tropicais. Elementos metálicos e carne bovina também são altamente exportados.
Os países que mais compram do Brasil são China e Estados Unidos.
Para uma empresa de importação e exportação, especializada nesse segmento, é necessário compreender alguns procedimentos burocráticos que existem tanto na questão tributária como fiscal e nas alfândegas.
Para que o gestor da empresa consiga otimizar suas atividades, focando na importação e exportação de um produto com qualidade e, até mesmo, nas relações internacionais comerciais, uma assessoria aduaneira pode ser fundamental para contribuir nos procedimentos burocráticos, reduzindo os problemas e apontando soluções.
Serviços regulamentadores
Uma empresa de importação ou de exportação precisa estar ciente dos serviços regulamentadores que a lei estabelece a partir das atividades prestadas.
Assim, é importante que a empresa tenha conhecimento também a respeito do direito aduaneiro, autonomia, assim como regras que coordenam os serviços de importação e exportação no Brasil.
Empresas técnicas, como assessorias aduaneiras, empresas de advocacia e até mesmo em escritórios de contabilidade, pode ocorrer uma orientação a respeito da realização dessas atividades de forma eficiente e com nível e respaldo internacional.
Além disso, nesse processo de importação e exportação existem diversas negociações que devem ser feitas e que são importantes para a economia brasileira.
Por isso, orientações técnicas e jurídicas são fundamentais para empresas que atuam nesse segmento.
Outro tipo de empresa que pode contribuir no processo de importação e exportação são as empresas de vigilante, que auxiliam no controle da entrada e saída de materiais, gestão de estoque, supervisão e proteção das cargas, dentre outras atividades que contribuam para garantir a segurança dos produtos.
Esse processo de segurança pode compreender a presença de cones de sinalização que indicam quais locais os caminhões e transportadoras devem estacionar para verificar a entrada e saída de carga, ou até mesmo ações necessárias no transporte de produtos em navios, nos portos.
Entenda a importância da assessoria aduaneira
A assessoria aduaneira é fundamental para contribuir com empresas de exportação e importação. Dentre os principais benefícios dessa contratação, podemos citar:
- Garantia do Direito Aduaneiro;
- Redução de riscos;
- Melhor contato com as empresas internacionais;
- Adequação dentro dos parâmetros da Receita Federal;
- Redução de dores de cabeça em procedimentos burocráticos;
- Atuação preventiva a problemas;
- Redução de multas;
- Maior flexibilidade em seu orçamento;
- Maior credibilidade e respeito diante do comércio internacional.
Além disso, a assessoria apresenta contato e conhecimento a respeito do SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior).
Esse contato ajuda a reduzir os riscos de perdas financeiras e contribui para que a empresa ganhe mais conhecimento no mercado em que atua.
A assessoria pode trabalhar também com a segurança patrimonial da empresa de importação e exportação.
Isso se dá por meio de um bom gerenciamento de gastos, tributações e ações fiscais, assim como maior segurança financeira.
Para isso, a assessoria contribui para coordenar o envio de cargas (grandes ou pequenas), o seu destino e encontrar formas de reduzir custos, além de elementos que reforcem a credibilidade da empresa.
Uma assessoria também pode contribuir ao incorporar meios tecnológicos importantes para o controle das cargas, divulgação da empresa e encaixe dentro dos procedimentos técnicos da lei.
Serviços adicionais
É possível citar outros serviços adicionais que podem ser realizados por assessorias aduaneiras. Dentre eles estão:
- Estudo da tributação;
- Planejamento a respeito do gerenciamento das operações;
- Aprimoramento logístico;
- Ações que foquem na otimização do tempo;
- Criação de operações lucrativas;
- Atendimento às demandas que possam surgir no âmbito jurídico;
- Intervenções necessárias;
- Elaboração de relatórios técnicos;
- Classificação de produtos.
Ou seja, diante de tantos serviços oferecidos, a contratação de uma importadora é fundamental.
Para isso, é importante buscar por uma empresa técnica e especializada nesse segmento, que apresente recomendações no mercado de assessoria e que conte com uma equipe profissional.
Mais ainda, os orçamentos podem variar de acordo com o tipo de empresa e do seu porte no mercado de importação e exportação.