Mercadinhos, mercados, supermercados e hipermercados, independente do tamanho, esse tipo de comércio é um dos mais importantes para sociedade, pois prestam um serviço essencial para a população.
A classificação desse setor é de acordo com o tamanho e com as possibilidades que ele oferece. Mas, é importante que, mesmo que seja um “mercadinho”, esse local ofereça pelo menos o básico de sobrevivência, como itens alimentícios, limpeza, higiene, entre outros.
Para a estruturação desses espaços, existem diversos componentes que são imprescindíveis e outros que auxiliam a obter um melhor desempenho, segurança e qualidade.
Nesse texto abordaremos esses pontos, trazendo, principalmente, ferramentas usuais e complementares para os mercados, identificando como eles funcionam, onde são usados e muito mais.
Como falamos, a classificação desse setor é de acordo com grandeza do ambiente e dos itens disponibilizados para venda. Naturalmente, um hipermercado oferece mais possibilidades do que um mercadinho de bairro, mas ambos tem sua importância no determinado local.
Um mercado de bairro tem a função de suprir as mínimas necessidades daquela localidade, para situações emergenciais em que o cliente precisa comprar poucos itens.
No entanto, ambos têm composições muito semelhantes, que fazem com que o atendimento seja o melhor possível.
Entrada dos mercados
Para começar a composição do ambiente de um mercado, falaremos das entradas. A grande maioria dos mercados contém garagens, por exemplo.
Essa é uma das maneiras de adentrar ao local, permitindo que pessoas possam estacionar seus veículos de maneira segura.
Para as entradas principais dos clientes que não estão com seus veículos, uma opção importante para administração de mercados menores é instalar uma porta de vidro de correr, que como o próprio nome já diz, é uma porta posicionada para a entrada das pessoas no estabelecimento, feito de vidraças e que permite a abertura manual do equipamento.
Essa opção pode assegurar para o mercado um controle maior dos clientes e aumentar a segurança das pessoas dentro do local.
Em mercados mais amplos, que tem um fluxo maior de movimentação de pessoas, esse sistema pode ser substituído por uma porta com sensor de movimento, que abre assim que detecta a presença de uma pessoa perto dela e fecha depois de alguns segundos quando não há mais ninguém por perto.
Composição interna e políticas dos estabelecimentos
Dentro desses estabelecimentos existem itens que são comuns a todos os tipos de mercados e que são indispensáveis. Itens como balcão caixa, padronizados para esse tipo de estabelecimento, sãos os locais onde são efetuados os pagamentos das compras dos clientes.
Nesses espaços, é imprescindível que haja um caixa registradora, para receber o pagamento e eventualmente devolver o troco adequado, esteira para movimentação dos itens adquiridos, entre outras coisas.
Em alguns mercados, também pode haver uma balança digital 150kg, que é um equipamento para pesar itens como frutas e legumes.
A presença desse material depende da política do estabelecimento, já que em alguns locais essas pesagens são feitas no interior do mercado, perto do setor de frutas, vegetais e legumes.
As balanças digitais também são essenciais em açougues e a parte de padaria do mercado, para pesagem dos alimentos e estipulação do valor final.
A forma como o cliente carregará suas compras até as suas residências também é uma opção de cada mercado. A grande maioria disponibiliza sacolas plásticas descartáveis, sem cobrança de nenhum valor.
Já outros disponibilizam esse equipamento mediante ao pagamento de um valor, que normalmente é bem baixo. Mas, por uma questão de preocupação ambiental, que vem se fortalecendo cada vez mais, alguns mercados pararam de disponibilizar esse tipo de produto, nem mesmo para venda.
Nesse caso, os estabelecimentos oferecem uma opção de compra de sacola tecido, que é um tipo de sacola reusável, ou seja, o material que ela é confeccionada permite que ela seja usada inúmeras vezes, e portanto não é um material prejudicial para o meio ambiente.
Falando ainda sobre as mudanças de políticas da empresa para cada tipo de mercado, existem diversas variâncias que ocorrem de acordo com o estabelecimento.
Uma ideia que vem se tornando comum em mercados mais amplos, que dispõe, principalmente, de um aparato maior de segurança, é permitir a abertura do mercado 24 horas.
Abrir o mercado para o público em tempo integral pode trazer algumas vantagens, como:
- Exclusividade;
- Lucratividade;
- Consumo maior em relação aos concorrentes;
- Maior disponibilidade de horários;
- Aumento da empregabilidade.
Manutenção do ambiente
Por fim, precisamos citar um fator que é intrínseco a qualquer tipo de estabelecimento comercial, fundamentalmente um mercado que atende uma grande quantidade de pessoas.
É preciso que haja um planejamento e a execução efetiva de manutenção preditiva e preventiva nesses espaços.
Dessa forma, é possível traçar estratégias, estudando quando algum equipamento, setor ou espaço específico precisará de manutenção e botar em prática essa manutenção de forma preventiva, sem que haja a necessidade de interromper o fluxo de trabalho do estabelecimento.