empresa

A importância da logística para sua empresa

Quem tem uma empresa, sem dúvidas, está diante de vários desafios que precisam ser levados em consideração diariamente. Tocar um negócio é uma tarefa árdua que só é vencida e apresenta resultados se contar com um planejamento estratégico empresarial.

O objetivo da empresa é vender, atrair os cliente e se consolidar no mercado. Por isso, ter um planejamento de como fazer isso e dos objetivos que se quer alcançar é fundamental para detalhar os caminhos a serem seguidos.

O planejamento estratégico parte de qual é objetivo da empresa, sua missão, visão e valores, assim como o segmento que ela atinge, já que é necessário ocorrer um estudo de mercado.

Para consolidar sua marca, é necessário obter um diferencial competitivo diante da concorrência e pensar na forma como o produto será transportado e chegará ao cliente (diante do acesso a tantas tecnologias) pode ser um caminho.

E o cliente é apenas a parte final de como esse produto chega, mas o contato parte desde o fornecedor da matéria-prima, como é o caso de uma distribuidora de granola, até como isso será armazenado em sua empresa, separado e transportado até o local de origem.

Diante dos desafios impostos, esse artigo falará sobre a logística de entrega de produtos e transporte. Confira!

O que precisa saber a respeito da logística de entrega e transporte?

Para quem tem um negócio, é importante pensar na logística de entrega de seus produtos para os clientes. Com o avanço tecnológico, muitas pessoas realizam suas compras pela internet e isso permite ao empreendedor comercializar seu produto para pessoas de todo o Brasil.

Além de ter essa chance de comercializar, é importante pensar também na logística de transporte até o cliente.

De modo geral, a logística atua no controle e execução com qualidade de atividades necessárias em uma empresa, podendo variar desde o armazenamento de um produto, uma gestão desse estoque até o seu transporte de modo eficiente, dentro do prazo de entrega.

A empresa pode optar por ter um setor voltado para o transporte, ou contratar uma empresa que já seja do ramo. Seja em uma transportadora ou em uma empresa, principalmente, as de médio e grande porte, é fundamental pensar na logística para o transporte em todo o processo de mercadoria.

Por exemplo, isso envolverá:

  • A busca pela matéria-prima;
  • Trabalho com esse produto na empresa;
  • O procedimento seguro do transporte(caminhão, ônibus ou navio);
  • Entrega final ao cliente.

O cliente faz uma compra pela internet de um produto na empresa e solicita uma encomenda expressa que deve chegar em sua residência, local de trabalho ou na casa de uma pessoa que o cliente deseje.

Para isso, a empresa precisa ter todo um controle se aquele produto está em seu estoque, se faz parte de seus suprimentos, seus fornecedores, como isso está armazenado e qual é a melhor forma de distribuição.

Após esse processo, esse material precisa ser encontrado dentro da empresa, no processo de estoque. Isso envolve todo o fluxo de detectar um produto e separar para a venda. É fundamental ter esse controle para reduzir tanto os custos como o desperdício do material.

No processo de distribuição e até mesmo da express entregas é importante pensar em como esse produto separado chegará até o cliente. Nesse momento é fundamental contratar uma transportadora a depender da distância que o cliente solicitou.

Muitas empresas têm se voltado para o aspecto mais sustentável também por meio da logística reversa, que permite que vários materiais possam ser reaproveitados e utilizados como uma matéria-prima da empresa, ao invés do produto ser descartado.

Essa ação é importante porque torna a imagem da empresa mais consolidada e forte no mercado.

Porém, existem entregas menos complexas, com a contratação de um motoboy. Confira!

Empresa com serviço de entrega com motoboy

A definição do tipo de transporte para o seu produto chegar até o cliente depende do tipo de produto, distância e material que se trabalha.

Por exemplo, para o empreendedor que trabalha com alimentos, tudo deve ser muito fresco e a entrega deve ser rápida. É diferente de comprar um eletrodoméstico ou roupa.

Por isso, dentro do planejamento empresarial é fundamental buscar pela cotação motoboy com o objetivo de verificar os valores cobrados a partir de uma terceirização do serviço.

Ter um motoboy aumenta a possibilidade de vendas e entregas, além de tornar o serviço muito mais rápido e prático. Não deixe sua empresa de fora.