A segurança do trabalho e um ambiente mais seguro

Os negócios possuem muitos setores e aspectos que devem ser cuidados para que suas atividades ocorram de forma adequada, para que haja segurança e um bom desempenho e desenvolvimento.

Esses aspectos envolvem tanto a segurança atrelada ao patrimônio, como a instalação de detector de fumaça e sistemas de alarmes e sensores, bem como a segurança dos dados e informações.

Por esse motivo, abordaremos alguns aspectos que são importantes para que as empresas tenham um bom desempenho e garantam uma boa relação entre marca e clientes, aumentando o conhecimento da marca e o seu faturamento.

Para isso, é necessário compreendermos que todos esses aspectos, sejam relacionados aos produtos ou prestação de serviços para condomínios são fundamentais e importantes para que a empresa se consolide frente ao mercado. Compreenderemos esses aspectos com mais detalhes nos tópicos abaixo.

A consultoria para a segurança do trabalho

Existem muitas normas regulamentadoras para o trabalho, principalmente para trazer segurança ao empresário e aos colaboradores que agem diretamente nas obras, por exemplo.

Desse modo, por serem muitos detalhes que demandam atenção e, paralelamente, ter o crescimento de pequenas e médias empresas nos últimos anos, muitas empresas viram surgir a necessidade de aderirem a uma consultoria para melhorar seus processos de segurança.

A consultoria ou assessoria em segurança do trabalho é voltada para ajudar as empresas a cumprirem todas a normas vigentes, de modo que as empresas não sofram penalidades.

Além disso, elas permitem que essas empresas implementem um sistema completo de gestão em saúde e segurança.

As empresas são obrigadas a manterem uma série de profissionais qualificados e especializados em segurança do trabalho.

Caso não contem com um em seu quadro de funcionários, devem procurar por uma consultoria em segurança do trabalho para ajuda na estruturação do setor de segurança no trabalho.

Alguns aspectos que a consultoria ajuda a elaborar são as diretrizes estabelecidas pelo Laudo Técnico de Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT),que é requerido pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), e a elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

Ambos visam promover mais qualidade e seguridade na realização das atividades cotidianas.

Deste modo, a consultoria em segurança do trabalho permite que as empresas coloquem em prática aquilo que é estruturado e almejado pelos órgãos para preservar o corpo funcional. O melhor de tudo é que atendem as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho.

Além disso, algumas consultorias ajudam os empresários e gestores a encontrarem o melhor distribuidor EPI para que os equipamentos sejam garantidos e de qualidade.

Na prática, os itens comprados em loja de epi em SP são procurados com o intuito de absorver e/ou diminuir os riscos relacionados aos impactos e descargas elétricas, por exemplo. Nesse sentido, eles devem ser usados para prevenir que acidentes como escorregões tragam consequências graves para o colaborador.

Assim, a finalidade da segurança do trabalho é promover uma série de medidas e ações:

  • Técnicas;
  • Administrativas;
  • Educativas;
  • Voltadas para a engenharia;
  • Organizacional.

Assim, ela permite que a empresa tenha mais segurança em seus processos, garantindo o bom desempenho de seus setores e evitando riscos e penalizações.

A consultoria em segurança do trabalho ajuda no desenvolvimento de muitos aspectos como:

  1. Treinamento de uso e guarda dos equipamentos de proteção individual e que correspondem a Norma Regulamentadora;
  2. Elaboração de laudos técnicos, como o de insalubridade e das condições do ambiente de trabalho;
  3. Elaboração de programas de segurança do trabalho, como o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional);
  4. Treinamento e implementação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Veja no tópico abaixo com mais detalhes as ações em que a CIPA pode atuar.

A CIPA nas empresas

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, conhecida pela sigla CIPA, é uma instituição regulamentada e tem como objetivo a prevenção de acidentes dentro do ambiente de trabalho, bem como a redução do desenvolvimento de doenças ocupacionais, de modo que a saúde do trabalhador seja preservada.

Dentro da segurança do trabalho, a CIPA é um dos braços mais importantes, pois uma comissão engajada e proativa torna o ambiente mais seguro.

Algumas funções da CIPA são a identificação dos riscos no trabalho, participação da elaboração do mapa de riscos e realizar de forma periódica inspeções nas condições de trabalho que podem trazer riscos aos ambientes.

Deste modo, elas atuam no desenvolvimento do PCMSO e do PPRA, bem como de outros programas relacionados aos profissionais da segurança do trabalho.

Portanto, entendemos que a segurança do trabalho é um dos fatores principais para que uma empresa e seus funcionários sejam assegurados, tenham tranquilidade e sucesso em seus processos.