last mile

Bicicletas são boas opções para last mile

A etapa final antes da conclusão de um pedido, ou seja, o momento em que ele sai de uma distribuidora ou diretamente da loja e vai até o endereço de entrega do cliente é conhecido estrategicamente como last mile (última milha).

Esse tipo de entrega envolve uma série de fatores, como planejamento dos entregadores, das rotas e dos meios de transporte que serão utilizados e até pequenos detalhes como os equipamentos de segurança, no caso das entregas com bicicletas.

Neste mundo tomado pelo imediatismo, onde as pessoas têm pouquíssimo tempo e não podem esperar, o last mile se torna um grande diferencial para as empresas e serve como um tremendo gerador de lealdade à marca. 

Continue a leitura e entenda melhor o que é last mile.

Conhecendo o conceito de last mile

As entregas last mile tem como principal objetivo fazer com que os produtos cheguem até o cliente o mais rápido possível, por isso, normalmente eles acontecem em uma residência pessoal e envolvem mais de uma empresa. 

Isso pode ser feito diretamente pelas empresas ou por meio de parcerias estratégicas entre varejistas e cadeias de suprimentos. O que realmente importa é a agilidade e a qualidade no processo de entregas.

Além disso, também existe uma redução de custo expressiva nessa estratégia, pois as empresas muitas vezes não precisam fazer parte de todo o processo de fretes, já que muitos produtos são enviados do centro de distribuição ou da loja mais próxima do cliente, economizando:

  • Tempo;
  • Recursos humanos;
  • Combustível;
  • Desgaste dos meios de transporte.

Quando as distâncias são curtas, a economia e a agilidade aumentam, pois as bicicletas entram em cena e assumem o protagonismo das entregas, um meio barato e extremamente sustentável de entregar os pedidos aos clientes.

Estratégias que entregam bons resultados para o last mile

É importante reforçar que dentro deste cenário existem algumas estratégias que fazem toda a diferença. Pensando nisso, separamos as principais e explicamos um pouco sobre elas. Continue a leitura e confira!

Usar a tecnologia para gerenciar as entregas

Como você viu, para efetivar as entregas last mile as empresas precisam de um bom planejamento e de ferramentas que a façam acontecer. Como são muitos detalhes, é difícil torná-la realidade sem o suporte da tecnologia.

Existem uma série de softwares de logística disponíveis, muitos deles são gratuitos e conseguem atender todas as demandas e detalhes necessários para o last mile “rodar” perfeitamente. 

Se a empresa for grande demais, com alto número de pedidos e de funcionários envolvidos, sem dúvidas terá que investir em versões licenciadas ou terceirizar os serviços de logística.

Com essas ferramentas, é possível minimizar erros operacionais, reduzir riscos financeiros, criar relatórios, ter consistência na execução das entregas e monitorar todo o processo de distribuição. Tudo isso com fácil acesso e usabilidade simplificada. 

Criar um POP (lista de procedimentos operacionais padrão) 

Com o uso da tecnologia, é possível identificar os erros e acertos nas entregas feitas em um determinado período (à escolha do operador). Assim, é possível desenvolver planos e processos que melhorem o desempenho.

Sabendo das ações efetivas e ineficazes, é possível estabelecer padrões operacionais para cada estágio do processo de entregas, garantindo que tudo (ou quase tudo) aconteça da mesma forma e alcance o objetivo final.

Falando sobre o objetivo, ele é simples: entregar o produto na casa do cliente o mais rápido possível e totalmente íntegro.

É importante que o POP seja realista, que as rotinas definidas nele sejam mensuráveis e que todo o capital humano envolvido nessas operações atuem em rotinas que ajudem a aumentar seu desempenho e a qualidade de seu trabalho.

Afinal, uma boa performance profissional exige bons processos e boas ferramentas.

Bicicletas

Utilizar as bicicletas no last mile é uma estratégia win-win (vencer-vencer), pois além de agilizar as entregas em curtas distâncias e melhorar a experiência do cliente, também é extremamente econômica (não necessita de combustível) e tem zero emissão de poluentes.

Além disso, dentro da cidade, as bicicletas conseguem trafegar onde carros e motos não trafegam, permitindo que os entregadores percorram distâncias menores e cheguem mais rápido que os automóveis comumente utilizados nas entregas (carro, motos e vans).

Outra característica interessante é a possibilidade de montar uma equipe exclusiva para as entregas de bike e aliviar todo o gargalo na expedição causado pelo acúmulo de produtos. 

Nesse caso, os pedidos com entrega a curta distância são liberados quase que instantaneamente.

Além de usar a tecnologia a seu favor, estabelecer POP e apostar nas bicicletas, as empresas muito bem-sucedidas no last mile também costumam gerenciar não só apenas seus veículos, mas as atividades de seus motoristas no trajeto.