carros inteligentes

Carros inteligentes: conheça as novas tecnologias dos automóveis

Os carros inteligentes têm as características e especificidades especiais, utilizando as mais modernas tecnologias. Por exemplo, temos a informação em tempo real ao motorista, ligação entre carros e a infraestrutura envolvente para prevenção e detecção de acidentes. 

Fica claro a partir desta definição que os carros inteligentes não são meros meios de transporte. Graças à tecnologia, estão ligados uns aos outros e ao mundo circundante, permitindo não só simplificar a condução para o condutor, mas também melhorar a segurança rodoviária ou reduzir o consumo de combustível.

Se você quer saber tudo sobre as principais vantagens e tecnologias dos carros inteligentes, acompanhe esta leitura!

Quais são as novas tecnologias nos carros inteligentes?

Alinhado com o resto do setor de IoT, o mercado de carro inteligente está crescendo a um ritmo constante, atingindo um valor que já ultrapassou um bilhão de euros em produção na Europa. 

As características dos carros inteligentes

Qual é a previsão de uma tendência positiva com base também para os próximos anos? Tudo se baseia em inúmeros fatores que estão favorecendo a disseminação dos carros inteligentes, três em especial:

 

  • Diversificação dos serviços oferecidos graças à conectividade nos carros;
  • Integração de sistemas de assistência ao motorista (ADAS) ;
  • Integração de alto-falantes inteligentes em carros;

1) Os serviços habilitados pela conectividade

Os fabricantes de automóveis estão ganhando cada vez mais poder na indústria de carros inteligentes, por meio de um processo de diferenciação de funcionalidades dentro dos carros conectados . Alguns exemplos existentes de serviços habilitados para conectividade são:

 

  • Manutenção preventiva/preditiva baseada no monitoramento de componentes;
  • Dicas para reduzir o consumo de combustível;
  • Gestão de abertura de veículos;
  • Ajuste remoto de temperatura;

No geral, os carros inteligentes são marcados pela conectividade e capacidade do usuário programar seus gostos pessoais no painel do veículo. Por isso, é possível programar horários para ligar o ar, escolher suas músicas preferidas, até programar a velocidade que o carro vai fazer durante o percurso. 

Em muitos modelos, o motorista pode conectar seu smartphone ao painel e configurar recursos até mesmo com comando de voz. 

2) Condução automática e assistida: a importância dos sistemas ADAS

Outro elemento distintivo dos veículos de nova geração está certamente ligado à condução automática Entre as inovações em que as principais montadoras estão trabalhando, destacam-se os sistemas de assistência ao motorista (ADAS). 

Estes incluem dispositivos que permitem enviar alarmes em caso de aproximação de outro veículo ou cruzar a faixa de rodagem, ou que permitem otimizar o controle de velocidade. 

São adicionados dispositivos para travagem automática de emergência e verificação da presença de veículos no ângulo morto.

Os benefícios destes dispositivos são tangíveis, tanto em termos de poupança econômica como de segurança rodoviária (redução do número de acidentes, vítimas e feridos).

 

3) Alto-falantes inteligentes em carros inteligentes

Os assistentes de voz estão sobrecarregando todo o setor de IoT, como evidenciado pelo uso generalizado da Alexa e do Google Home no setor doméstico. Aplicados aos carros, os alto-falantes inteligentes permitirão que os usuários interajam com seu veículo por meio de voz, assim como já interagem com dispositivos conectados em suas casas.

Nesse sentido, a Amazon já está focando no uso de um dispositivo físico, o Echo Auto , que é integrado em carros já na estrada e, em alguns países, já está integrado. 

Outro grande player que está explorando esse caminho é o Google, por meio da conexão com dispositivos e ativos com os quais o carro interage. 

 

4) Sistema de controle de velocidade de cruzeiro e frenagem autônoma

Embora este sistema esteja presente em carros comuns, ele é muito importante para aumentar a segurança no trânsito. Esse dispositivo consegue simplesmente acelerar e frear o carro sem a condução do motorista. Deste modo, o veículo é capaz de medir a distância e a velocidade para, assim, controlar o carro. 

Esse sistema é interessante, mantendo uma velocidade constante do carro e, quando necessário, o freio pode ser acionado. Para acontecer toda essa mecânica, existe um radar de precisão na frente do carro que monitora tanto o movimento do carro quanto os objetos externos. 

Já na frenagem autônoma temos uma tecnologia  que utiliza a inteligência artificial para oferecer ainda maior segurança ao veículo. Para realização da frenagem autônoma, são usadas câmeras e sensores que também detectam os objetos externos. Por meio da IA, a frenagem é acionada justamente em momentos em que o motorista não tem total controle do carro.

Neste aspecto,  os carros utilizam câmeras equipadas com sistemas de visão computacional, capazes de processar todas as informações que recebe e assim, tomar “decisões”. Os carros inteligentes cada vez mais usarão de IA, visão computacional e machine learning para serem cada vez mais autônomos. 

Conclusão 

O carro inteligente é um mercado em ascensão. Como exemplo, podemos citar o famoso Tesla de Elon Musk. As tecnologias implementadas permitem uma experiência de condução completamente diferente das que estamos habituados. Em conclusão, o mercado automobilístico está em uma transformação que logo se disseminou para o público geral.