CIPA: Você sabe o que é isso! Veja mais sobre o assunto

Entenda para que serve e como funciona essa comissão dentro de uma empresa

Dados do Ministério Público do Trabalho apontam que no Brasil, uma pessoa morre a cada 3 horas e 40 minutos por conta de um acidente de trabalho. Doenças laborais, causadas por esses acidentes, resultaram no afastamento do trabalho de mais de 200 mil colaboradores em 2018. Por isso, ter uma comissão para prevenir acidentes é fundamental, essa é a função da CIPA. 

Numa estratégia de retenção de talentos, a CIPA é fundamental para trazer qualidade para os colaboradores. Pelas leis brasileiras, a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é uma obrigatoriedade para todas as empresas com mais de 20 funcionários. 

Pouco conhecida no meio corporativo, aqui vamos mostrar quais são as atribuições dessa comissão e os benefícios que elas trazem para a empresa. 

 

O que é CIPA? 

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a CIPA, é uma espécie de instituição criada dentro da empresa. Essa comissão geralmente é composta por empregadores e empregados. A criação da CIPA em empresas com mais de 20 funcionários está descrita no artigo 163 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e na NR-5 (Norma Regulamentadora 5). 

Pela legislação, a quantidade de membros da CIPA é determinada pelo número de funcionários que trabalham em atividades consideradas de risco, de acordo com o CNAE (Classificação Nacional de Atividade Econômica). 

Assim, os integrantes da comissão são escolhidos após votação entre os colaboradores da empresa. Depois de estabelecida, a CIPA deve ser formalmente comunicada ao Ministério Público do Trabalho. 

 

Quais são os principais objetivos da CIPA? 

Como o nome da comissão já indica, o principal objetivo da CIPA é prevenir acidentes de trabalho. Para isso, a CIPA busca mapear os riscos das mais diversas atividades desenvolvidas pela empresa. Dessa forma, a comissão cria uma lista com ações que devem ser realizadas pela empresa para garantir a segurança e a saúde dos colaboradores. 

E claro, como objetivo secundário cabe a CIPA ter uma rotina de fiscalização para avaliar se a empresa vem cumprindo com todas as normas de segurança necessárias. E a análise recorrente destas questões também é fundamental para descobrir novos pontos de segurança para reforçar a prevenção de acidentes de trabalho. 

 

Quais são as atribuições da CIPA? 

A CIPA tem como base a realização de reuniões frequentes para organizar as ações a serem desenvolvidas pela empresa. Nestes encontros, a comissão precisa observar diversos pontos como:

  • Descobrir pontos que apresentam riscos iminentes de acidentes de trabalho na empresa
  • Estudar se as normas de trabalho estão sendo respeitadas e o que precisa ser melhorado
  • Fazer relatórios com uma avaliação criteriosa sobre as condições de trabalho e propor melhorias
  • Estabelecer um plano de ação para que a empresa realize as ações necessárias para trazer mais segurança aos colaboradores 

Com o foco na prevenção de acidentes, além de acompanhar as ações realizadas pela empresa, a CIPA precisa se reunir com frequência para avaliar as condições de trabalho, sempre apontando pontos que precisam ser melhorados ou revistos. Além de prevenir acidentes, a CIPA também precisa focar em ações de promoção de saúde dentro da empresa. 

 

Quais são os principais benefícios da CIPA para uma empresa?  

Ter uma comissão de prevenção de acidentes no negócio traz diversos benefícios para a empresa. A preocupação com um problema tão grave no ambiente de trabalho é fundamental para que o negócio consiga engajar colaboradores e aumentar produtividade e lucro. Com segurança para todos, isso fica muito mais fácil! 

Confira abaixo quais são os principais benefícios da CIPA para as empresas:

 

Melhoria das condições de trabalho 

A CIPA ajuda a empresa a criar um ambiente mais seguro e agradável para todos os colaboradores. Dessa forma, o engajamento e a produtividade aumentam. Fora isso, as avaliações frequentes da comissão também ajudam a identificar novas falhas de segurança, corrigindo os problemas antes que algum acidente aconteça. 

 

Redução de custos 

Esse deve ser o benefício que mais chama a atenção das empresas em relação a CIPA. Os acidentes de trabalho geram custos altíssimos para a empresa. É muito menos custoso investir em ações de prevenção guiadas pela CIPA do que cobrir custos de acidentes. Dessa maneira, a empresa investe de forma inteligente e diminui consideravelmente seus custos operacionais. 

 

Aumento da produtividade 

Com um ambiente seguro para se trabalhar, a expectativa é que os funcionários se sintam mais motivados e consigam render mais. Isso reflete no aumento da produtividade no dia a dia de trabalho. Então, além de reduzir custos com acidentes, a CIPA ajuda as empresas a criarem um ambiente que explore a capacidade produtiva de todos os colaboradores. 

 

Melhora a imagem da empresa como marca empregadora

Pensando em reforçar uma estratégia de atração e retenção de talentos, a CIPA é uma forma de mostrar o quanto a empresa se preocupa com a saúde e a segurança dos colaboradores. 

Com um órgão independente que busca a promoção de saúde e a prevenção de acidentes, a expectativa é que a empresa atraia muitos talentos e consiga reter colaboradores por mais tempo no negócio.

Como vimos no texto, a CIPA é uma comissão extremamente importante para o sucesso da empresa. A criação de um ambiente de trabalho seguro e saudável é fundamental para o bem-estar de todos, e por consequência, traz resultados expressivos para qualquer negócio.