joias

Comercialização de joias atende diferentes públicos

O mercado de negócios de joias e semi-joias é amplo e variado, atendendo aos mais diversos públicos, tanto no setor masculino quanto no setor feminino.

Anéis, pulseiras, relógios, tornozeleiras, brincos, entre tantos outros produtos podem enfeitar o pescoço, as orelhas, os pulsos e, por que não, com os piercings, o nariz e o umbigo.

Como são produtos que possuem um valor agregado, a lucratividade para os revendedores é alta. Por isso, é preciso investir em estabelecimentos comerciais de maneira adequada, oferecendo conforto e praticidade para os clientes.

Ao mesmo tempo, é preciso ter uma equipe de funcionários treinada e um sistema de segurança constante e eficiente.

Assim como é importante ter em mente outros pontos, como:

  • Verificar o mercado;
  • Estudar a concorrência;
  • Estabelecer pontos de venda;
  • Investir em comunicação visual e virtual;
  • Obter fornecedores regularizados.

Para os empreendedores que estão com capital para investir neste setor, é preciso estar atento a todos estes fatores que ajudam a alcançar o sucesso comercial, tanto para lojas de centros comerciais quanto para shoppings centers, além de outros modelos de atendimento ao cliente usando a tecnologia a favor.

Público-alvo determina disposição de produtos

Atrair o cliente para dentro de uma loja depende de diversos fatores. Dessa forma, o estabelecimento comercial precisa estar com uma vitrine convidativa, iluminada e com produtos dispostos de maneira eficiente.

Conhecer o público-alvo a ser atingido é uma forma de chamar a atenção.

Detalhes funcionam de forma eficiente, como destaques sobre peças comercializadas, com uso de iluminação focada. Pode ser um brinco ou um anel de ouro feminino, em que o consumidor pode se interessar e servir de atrativo para entrar no estabelecimento comercial e conhecer outros produtos.

A joalheria pode oferecer relógios masculinos e femininos, ampliando o público-alvo, ou então vender alianças para casais, com serviços personalizados, realizados pelo ourives.

Esse modelo de negócio permite que as pessoas possam presentear formandos, maridos, esposas e debutantes. Oferecer um anel de ouro feminino delicado com pedras preciosas, como esmeralda, rubi ou diamante valoriza o produto, refletindo em mais lucro para a loja.

A personalização também pode estar nos anéis voltados para profissionais, como advogados, médicos, engenheiros, enfermeiros, entre tantos outros, que possuem a pedra correspondente ao trabalho que cada um exerce, com o emprego de figuras emblemáticas em pingentes e cordões.

Expansão de clientes com uso da tecnologia

A internet já permite a expansão de alcance do comércio graças às vitrines virtuais. Diferentes marcas e produtos estão presentes no mundo virtual na forma de e commerces brasileiros, com a possibilidade de acesso a lojas virtuais apenas com alguns cliques na frente de um computador

Para facilitar a vida dos vendedores e compradores, programas específicos para revendedores são desenvolvidos em forma de aplicativos, encurtando o acesso das pessoas interessadas aos produtos ofertados pelo tablet ou celular.

A possibilidade de entrega de um produto valioso como um pingente de ouro feminino, entre dois pontos distantes, é facilitado com os serviços de transporte disponíveis no mercado.

Mercadoria de valor requer cuidados na entrega

As lojas físicas podem ser o modelo de comercialização mais antigo que a humanidade conhece. Ainda assim, a comercialização virtual também tem crescido exponencialmente.

Com esse tipo de facilidade, ou atendimento exclusivo para alguns clientes, a contratação de uma empresa de motoboy é válida, para que esses possam levar catálogos e exemplares para que os clientes possam avaliar e adquirir as peças que mais lhe agradam.

Ajustes também podem ser necessários, como largura de anéis ou correntes de relógios. Por isso, oferecer esse tipo de serviço para os clientes é uma facilidade que agrega valor à marca e trabalha na fidelização da clientes.

Para os produtos destinados para presentes, a joalheria pode disponibilizar embalagens personalizadas, reforçando a marca junto ao público e a terceiros.

Ainda assim é importante lembrar que o sucesso de uma empresa voltada para a comercialização de joias e semi-joias dependerá dos fornecedores de metais e pedras preciosas.

Para dar a garantia de um produto de qualidade para o cliente, é preciso ter toda a documentação de minas e garimpos legalizados.

Contar com uma equipe especializada para trabalhar no mercado de pedras preciosas também é imprescindível, afinal, todos os impostas e taxas relacionados a este tipo de produto devem ser relacionados na precificação final.

A mão de obra deve ser bem remunerada para que os trabalhos sejam feitos com esmero e delicadeza, como muitas peças merecem ser tratadas.