Como começar a empreender nas redes sociais com sucesso

Esteja por dentro das tendências do mercado virtual e comece a vender nas redes sociais mais populares do momento

 

Muitos comerciantes têm vontade de aprender como começar a empreender nas redes sociais, já que é um ambiente cheio de possibilidades, ferramentas e possíveis clientes. 

 

Vender pela internet pode ser o pontapé inicial para você construir um negócio bem-sucedido. Mas por onde começar? Será que apostar em todas as opções de uma vez é uma boa estratégia?

 

Hoje, você vai aprender como começar a empreender nas redes sociais de forma inteligente e promissora para conquistar o máximo de compradores possíveis.

Por que começar a empreender nas redes sociais?

 

As redes sociais fazem parte da rotina da maioria das pessoas e se tornaram um excelente canal de vendas para os comerciantes. Afinal, quantas pessoas você conhece que não possuem um perfil em ao menos uma rede social? 

 

As plataformas digitais mais famosas do momento são gratuitas e funcionam 24 horas por dia. Sendo assim, os conteúdos publicados nelas ganham uma alta visibilidade e podem ser acessados facilmente a qualquer momento.

 

Além disso, começar a empreender nas redes sociais é vantajoso por conta da quantidade de ferramentas e oportunidades que cada uma oferece

 

Acredite, você não precisa de recursos mirabolantes e complexos para começar e ter sucesso. Basta ser eficiente, simples e funcional no seu dia a dia.

 

Atualmente, as redes sociais mais populares para vender são:

 

  • Instagram;
  • Facebook;
  • WhatsApp;
  • TikTok.

Como começar a empreender nas redes sociais?

 

Quando o assunto é vender nas redes sociais, você precisa conhecer o ambiente com o qual está lidando para explorar ao máximo todas as possibilidades

 

Confira nove dicas de como começar a empreender nas redes sociais e obter ótimos resultados!

 

1) Estude o mercado, seu público-alvo e as redes sociais que pretende usar

 

Antes de iniciar um negócio nas redes sociais, é necessário imaginar como ele vai ser em todos os aspectos. Portanto, pesquise sobre as mercadorias que você pretende vender, qual o seu público-alvo e os seus concorrentes.

 

Busque saber também quais são as melhores redes sociais para vender no seu nicho, já que cada uma tem particularidades que impactam nos resultados. 

 

A pesquisa de mercado é fundamental para definir suas estratégias e o caminho que você quer seguir.

 

2) Pesquise sobre as ferramentas comerciais de cada rede social

 

As principais redes sociais possuem recursos exclusivos para os lojistas venderem. 

 

Procure saber qual plataforma é a mais completa e vantajosa para sua realidade. Assim, você tem a chance de explorar as ferramentas comerciais e analisar como elas funcionam no seu negócio. 

 

Por exemplo, se você quer exibir seus itens de forma detalhada, pode criar um catálogo de produtos no WhatsApp ou ativar a função da “sacolinha” do Instagram.

 

3) Defina os principais canais de venda

 

Com uma maior noção sobre o comércio virtual e todos os benefícios que ele oferece, está na hora de definir quais serão os seus principais canais de venda.

 

Escolha um ponto de vendas (PDV) completo que proporcione a melhor experiência profissional na internet. Há diversas opções no mercado que podem modernizar a sua loja e ajudar a ir além das redes sociais, como o app Kyte

 

Com ele, é possível integrar o seu catálogo online às principais redes sociais, utilizá-lo para gerar mais visibilidade ao seu negócio e, consequentemente, vender mais.

 

Além disso, você tem a oportunidade de ativar recursos especiais no seu perfil para personalizar as suas vendas, como o botão Pedir refeição no Instagram, e ter controle sobre dados importantes, como os acessos ao seu catálogo, com o Pixel do Facebook.

 

4) Crie um perfil comercial nas redes sociais

 

Com uma conta empresarial, você tem acesso a ferramentas que facilitam a sua rotina e alavancam as suas vendas

 

Além de dar um toque profissional ao seu negócio e passar mais credibilidade aos usuários, o perfil comercial disponibiliza recursos para você analisar o desempenho da sua empresa na plataforma e melhorar a experiência do cliente com a sua loja.

 

Crie um perfil comercial no Instagram, no Facebook, no TikTok e no WhatsApp, e desfrute dos benefícios que um comerciante pode ter. 

 

5) Explore as lojas virtuais das redes sociais

 

A maioria das redes sociais possui uma área específica para a venda de mercadorias. Essa é uma forma organizada de separar o entretenimento do varejo nas plataformas – e, o melhor, sem cobrar dos lojistas por isso.

 

Pesquise sobre os tipos de lojas virtuais de cada rede social, principalmente os termos e condições de uso, e veja se alguma delas é viável para a sua realidade. 

 

Essas ferramentas são essenciais para quem quer empreender e vender na internet, e você já deve conhecer algumas delas só de acessar o seu feed. O Facebook, por exemplo, oferece um marketplace e o Instagram, a “sacolinha” (ou função Compras).

 

6) Produza conteúdos relevantes para engajar

 

Ao conhecer e explorar todos os recursos comerciais para o seu negócio, você já pode se preocupar com os conteúdos e as postagens que vai fazer para empreender nas redes sociais.

 

Para chamar a atenção das pessoas e obter engajamento nas plataformas, não basta apenas fazer propaganda dos seus produtos. É necessário cativar o público e passar informações relevantes e úteis relacionadas ao seu ramo de atuação.

 

Produza conteúdos ensinando como efetuar uma compra na rede social, como utilizar a sua mercadoria ou até mesmo como entrar em contato com você para tirar dúvidas.

 

Não se esqueça de manter uma frequência de publicações em todas as redes sociais com as quais você decidir trabalhar. Afinal, quem não é visto, não é lembrado e pode cair no esquecimento com mais facilidade.

 

7) Teste estratégias nas redes

 

No começo é mais complicado acertar de primeira todas as estratégias. Por isso, você precisa testar o máximo de possibilidades para chegar a uma receita que dê certo com as pessoas que você quer atrair.

 

Busque utilizar a linguagem mais adequada ao público almejado e à rede social que você está utilizando. 

 

Experimente diferentes tipos de abordagens e tons para se comunicar com os usuários, veja qual funciona melhor e aplique a melhor opção para atraí-los cada vez mais.

 

Se você pretende vender comida pelo Facebook, por exemplo, divulgue seus pratos com fotos e vídeos, coloque o link do seu cardápio digital na sua bio ou mostre a sua rotina no trabalho. Veja o que as pessoas mais gostam e aposte nisso.

 

8) Interaja com os usuários

 

Sempre que possível, peça feedbacks aos consumidores e ouça o que eles têm a dizer sobre os seus conteúdos nas redes sociais e a experiência de compra na sua loja

 

Além disso, responda os comentários nas postagens e as mensagens no privado para criar uma proximidade maior com os seus seguidores.

 

Demonstre interesse na opinião deles e em mudar o que for preciso para melhorar cada dia mais o seu comércio.

 

9) Acompanhe suas métricas nas redes sociais

 

E como tudo que é pensado estrategicamente tende a ter sucesso, nada mais justo do que começar a determinar ações com base nos números que você registra nas redes sociais.

 

A partir deles, é possível identificar o que dá certo ou não para o seu empreendimento e elaborar planos mais eficientes

 

Acompanhe, mas não se prenda muito a essa questão de números e nível de engajamento no seu perfil logo no início.

 

Lembre-se de que você não vai começar a empreender nas redes sociais já viralizando posts e com o seu faturamento lá em cima. Então, se permita experimentar novas estratégias e aumente as suas métricas conforme o passar do tempo.

 

Conclusão

 

Viu como começar a empreender nas redes sociais é simples e pode ser feito em poucos passos? 

 

O que você precisa é de paciência e persistência. Esses são elementos fundamentais para ter sucesso. 

 

Agora, não perca mais tempo e pesquise a rede social ideal para a sua empresa.

 

Com as ferramentas e as estratégias certas, seu negócio tem tudo para deslanchar e gerar lucros no futuro. Boa sorte!

 

Este post foi produzido pela equipe do Kyte, um sistema de vendas e gestão voltado para pequenos comerciantes. A plataforma tem como principal missão auxiliar e facilitar o trabalho de empreendedores e empreendedoras por meio de um serviço que transforma a maneira de vender, gerenciar e se relacionar com os clientes.