Como é a formação de um estilista e seu foco depois de formado?

A formação de um estilista de moda pode ser bem complexa, muitas pessoas acreditam erroneamente que a profissão do estilista é somente o de escolher e desenhar roupas. Mas, na verdade, são necessárias diversas aptidões para atuar neste mercado.

De modo geral, essas aptidões vão desde a criatividade afiada até na ousadia de criar novas tendências e sair de certos tipos de modas que podem estar no momento.

Todas essas aptidões formam um bom estilista, capaz de desenhar não só roupas, mas sim criar um certo tipo de arte, inovador e ousado.

Para entender como é o percurso de formação desse profissional e também quais são os principais modos de angariar clientes, este artigo engloba diversas informações sobre o ramo, então preste atenção até o final para ficar por dentro de todo esse mundo de moda e arte.

Detalhes sobre o curso

É totalmente válido deixar claro em primeiro momento que para ingressar no curso de formação de estilista não é necessária nenhuma aptidão exemplar com desenhos, sejam eles de qualquer espécie.

A intenção do curso para estilista é trazer todo esse apoio para o aluno, ensinando desde o começo até as técnicas básicas de desenho para que sejam um aporte a um profissional formado na área.

Após esse apoio para a criação dos desenhos iniciais o aluno recebe um aporte de conhecimento mais voltado para a área da moda, como:

  • Estudo de caimentos dos tecidos;

  • Detalhamento de estampas;

  • Tipos de acessórios e combinações;

  • Desenvolvimento de coleções com identidade visual.

Esses treinamentos mais práticos irão entregar ao aluno os últimos detalhes que ele precisa para aplicar a arte de desenhar com o desenvolvimento de roupas.

Parte prática do curso

Claramente os alunos do curso estilista de moda não ficam somente na parte teórica das aulas, a parte de criação é muito valorizada, principalmente para melhorar e refinar o entendimento de “identidade visual” que os alunos possuem, que só irão melhorar com a prática e com testes de combinações.

Basicamente, a identidade visual tratada no curso visa trazer ao aluno um discernimento de quais paletas de cores combinam entre si e também podem transmitir certas emoções, isso será praticamente um guia para que o aluno não se desvirtue da intenção inicial da sua criação e que consiga ter combinações de roupas e cores muitos mais efetivas.

O curso de corte e costura irá formar um profissional totalmente qualificado para ingressar em qualquer ramo de desenvolvimento de peças e acessórios.

O maior mercado para essas pessoas é realmente a indústria têxtil que sempre procura designers para fazer linhas que possuam qualidade e, o mais importante, que sejam atraentes para o seu tipo de público.

O mercado e como atuar

Existem diversas formas de se atuar dentro desse mercado, mas é necessário escolher entre a promoção individual ou a filiação a alguma empresa ou marca que já tenha algum tipo de prestígio.

Produção de eventos

Os eventos em SP são a melhor forma de um profissional na área desenvolver e apresentar o seu trabalho, deixando o público mais à vontade para conhecer o seu trabalho.

O evento pode – e deve – seguir o estilo de todo o ambiente, fazendo com que o público se sinta conectado com o evento e atraído pelas peças apresentadas.

Os desfiles são o tipo de evento que mais são aplicados nesse meio, pois trazem exatidão na peça apresentada e também possuem um requinte muito favorável na área.

Estrutura do evento

Na hora de planejar um evento é necessário pensar em toda a estrutura que será oferecida, não só no que será apresentando.]

Por conta disso, é necessário investir no local, na entrada e saída e também na locação de van para realizar o transporte de todas as pessoas e esse é um ponto que se torna um diferencial realmente interessante.

Muitos desses eventos necessitam de locais muito grandes ou que tenham certo tipo de iluminação ou até mesmo o ambiente em volta tem que ser propício.

Nestes casos, o transporte sendo feito por van para viagem torna a experiência muito mais agradável visando que esses locais costumam ser longe, em sítios e espaços abertos.

Como comprovamos, a formação de um estilista leva o aluno a ser um profissional completo na área, capaz de proporcionar não somente estilo, mas produzir todo um ambiente e um marketing específico, muito importante para essa área.