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Como fazer marketing digital em pequenos negócios

As estratégias do marketing digital para aumentar vendas e atrair públicos de interesse devem ser executadas por micro, pequenas e médias empresas. Hoje, boa parte do público está na internet e os negócios, independentemente do tamanho, precisam estar lá. 

Mesmo em pequenas empresas que ainda estejam dando os primeiros passos, começar a adotar o marketing digital é primordial para aumentar a presença online. Mas nem sempre o saldo disponível em caixa permite ações completas de divulgação. 

Trabalhar em conjunto com agências de marketing é uma ótima alternativa para fazer campanhas, produzir conteúdos otimizados em SEO e prospectar clientes. Os custos podem ser altos, mas você terá resultados a longo prazo e acompanhará de perto o desempenho.

Entretanto, se não houver recursos financeiros para fazer as ações, você mesmo pode adotar alguns hábitos que tragam boa visibilidade online para a sua empresa. Quer saber como? Continue lendo nosso artigo e descubra as alternativas. 

5 passos para fazer marketing digital em pequenas empresas 

O marketing digital consiste em diferentes ações nas redes sociais e outros canais digitais para fechar vendas e aproximar-se do público de interesse da empresa. Hoje, grande parte das companhias presentes no mercado investem nessas estratégias online para ampliar resultados. 

Abrir perfis nas redes sociais e outras páginas para fazer a publicação de conteúdos pode parecer tarefa simples, mas requer planejamento e uma boa execução. Além disso, o aparecimento de resultados leva alguns meses.

A seguir, você confere alguns passos básicos para buscar clientes online, mas uma ajuda especializada é indispensável. Confira! 

1. Ative as redes sociais da empresa

Uma das premissas básicas do marketing digital é a presença nas redes sociais. Por meio desses canais, a apresentação de produtos e serviços pode ser feita com maior facilidade, além de capturar a atenção do público que tem interesse nos produtos comercializados. 

Hoje, o Facebook e o Instagram vão além do papel de compartilhar publicações e facilitar a interação com seguidores: eles são canais de vendas e negociação. Uma foto bem feita com um anúncio detalhado sobre o produto atrai olhares nos sites, favorecendo possíveis vendas. 

Assim que o pequeno negócio for aberto, cadastre-se nas redes sociais e faça posts regulares sobre o que sua empresa está oferecendo. Faça demonstrações, fale sobre vantagens do item e não esqueça de informar sobre ofertas e vantagens especiais. 

Para quem trabalha com venda de calçados e roupas, por exemplo, a publicação de fotos é essencial para chamar a atenção. Se puder apresentar as peças vestidas em modelos ou manequins, melhor ainda.    

2. Tenha um website 

Hoje, existem ferramentas gratuitas ou com valor acessível para criar sites e comercializar produtos. Para as estratégias de marketing digital, a página é importante. Por meio dela, as informações sobre a empresa e os produtos disponíveis são localizadas de maneira fácil. 

Uma página completa, com boa usabilidade e chances de aparecer nas primeiras páginas dos motores de busca requer um investimento. Porém, enquanto não houver os recursos suficientes, um site simples pode ajudar a empresa como um ótimo cartão de visitas. 

Lembre-se de organizar as páginas de acordo com a marca da empresa e manter o site com aparência agradável. Entre as plataformas que facilitam a construção de sites estão o WordPress, o Wix e o Webnode. 

3. Gere conteúdo de valor

Nos seus canais digitais, sempre busque criar conteúdos que agreguem valor ao usuário. É legal divulgar os produtos e anunciar novidades, mas, oferecer dicas, material interativo e outros tipos de publicação ajudam a aproximar e engajar o público com a marca, descubra quais são os melhores horários para postar.

Em seu site, abra espaço para um blog e, a partir de pesquisas, crie postagens que possam trazer valor para a sua marca e, ao mesmo tempo, proporcionar informação para o cliente.  

4. Cadastre-se no Google Meu Negócio

A ferramenta Google Meu Negócio permite que pessoas próximas a empresas consigam encontrá-las no motor de busca.

Além disso, a página, que é integrada ao Google Maps e faz parte das técnicas de SEO Local, traz uma série de funções para que o empreendedor apresente o seu negócio, como produtos, horário de funcionamento, site e contato.   

5. Acompanhe os resultados 

Quando os perfis nas redes sociais e o site estiverem abertos, com a publicação dos conteúdos, monitore a atividade de forma frequente. Desse modo, é possível ter uma ideia de quais estão sendo os reflexos das ações para a empresa e nas vendas. 

De acordo com o volume e a frequência das publicações, veja quais os horários e dias os conteúdos estão gerando melhor engajamento e adapte as postagens. Se preferir, mude as estratégias aplicadas para identificar novas oportunidades de crescimento. 

Por que uma agência pode ser o melhor caminho?

As agências proporcionam um gerenciamento completo de campanhas de marketing digital. Elas possuem as ferramentas adequadas para acompanhar o crescimento e a visibilidade dos materiais produzidos para as empresas. 

Saiba que, mesmo no caso de empresas que estão começando, é possível contratar os serviços de marketing digital e trabalhar do jeito certo com a divulgação na internet. Então, não deixe de fazer orçamentos com agências sérias que executem um trabalho bem planejado. 

Gostou do artigo? Comente abaixo o que achou e fale sobre a sua experiência com marketing digital.

Artigo escrito por Leandro Oliveira, redator da MadeinWeb.