ganhar dinheiro no instagram

Como ganhar dinheiro no Instagram

Já pensou em ganhar dinheiro no Instagram? Essa rede social se tornou muito popular e, hoje, apresenta mais de 1 bilhão de usuários, sendo a terceira maior rede social do mundo. Muitas pessoas viram nessa ferramenta uma oportunidade para vender e aumentar a renda. 

O Instagram é considerado a 4ª rede social mais usada no Brasil em 2021, com 110 milhões de usuários. Atualmente, ele deixou de ser somente uma plataforma voltada para fotos e entretenimento. Diversas empresas utilizam esse meio para divulgar os seus serviços, vender produtos digitais, conquistar novos clientes e expandir a marca. 

Com uma enorme audiência, esse canal atraiu a atenção de empreendedores e negócios com ideias de monetizar seus serviços. Com isso, muitos perfis usam o seu alcance para ganhar dinheiro no Instagram. 

Existem diversas alternativas para vender nesse aplicativo. Então, se você quer saber como lucrar nessa plataforma, acompanhe as dicas deste conteúdo!

Como funciona o Instagram comercial?

Uma das formas de promover o seu negócio no Instagram é por meio da conta comercial. Essa ferramenta disponibiliza recursos extras às empresas, como a possibilidade de criar anúncios e ter acesso às métricas. 

 

No entanto, qualquer pessoa pode ter um perfil comercial para divulgar seu serviço, como empreendedores, criadores de conteúdos, influenciadores digitais, lojas etc. Logo após habilitar essa funcionalidade, a plataforma já oferece as ferramentas que auxiliam nas vendas, como um gerenciador de anúncios. 

 

Veja um passo a passo de como converter o seu perfil pessoal para comercial: 

 

  • Acesse as configurações no Instagram;
  • Clique em conta;
  • Toque em “mudar para conta profissional/comercial”;
  • Define uma categoria para seu negócio;
  • Clique em empresa e toque em avançar;
  • Preencha os dados de contato solicitados;
  • Escolha as opções de exibição do perfil;
  • Conecte o perfil do Instagram a uma página no Facebook ou opte pela opção de não conectar;
  • Se o seu perfil for privado, selecione para tornar a conta pública.

 

Ter uma conta comercial no Instagram permite mostrar seu produto/serviço de forma visual para um público, criar um relacionamento com os consumidores e humanizar sua marca — apresentando um pouco mais sobre o seu empreendimento por meio de fotos e vídeos. 

Nesse momento, não esqueça de criar uma bio no Instagram interessante e que defina  bem a sua empresa.

 

É importante que você também tenha uma página comercial no Facebook para divulgar os seus serviços, pois é uma forma de expandir seu negócio e atrair mais compradores.

 

Outra dica super importante, é ter um link na bio de seu instagram direcionando seu cliente direto para a sua loja virtual, facilitando a conversão daquele cliente em venda.

 

Dicas de como ganhar dinheiro no Instagram

Com tantas possibilidades de como vender no Instagram, muitas pessoas ainda ficam com dúvida de como fazer isso. Pensando nisso, separamos 7 dicas que podem ajudar você a vender no aplicativo. Confira!

1. Faça posts patrocinados

 

Os influenciadores digitais que têm um público engajado podem realizar parcerias com outras marcas, que pagam para divulgar seu produto ou serviço nas suas publicações, seja um post no feed, stories ou Reels.  

 

Essa forma de ganhar dinheiro no Instagram é muito utilizada por criadores de conteúdo, que possuem uma grande audiência para receber patrocínios de empresas que desejam aumentar sua visibilidade e vender mais. 

 

Geralmente, as próprias lojas ou organizações podem anunciar suas publicações para divulgar seus produtos e atingir mais pessoas no seu segmento. 

 

Um ponto muito importante sobre a criação de posts patrocinados é o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor. Por isso, é necessário avisar os seguidores que sua publicação é uma propaganda. Caso contrário, poderá sofrer penalidades do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR).

2. Tenha uma loja online e venda pelo Instagram Shopping

 

Que tal vender seus produtos no Instagram? Se você tem uma loja virtual, é possível incluir os itens pelo Instagram Shopping — recurso que permite que as marcas criem seu próprio e-commerce pela rede social. Com ele, é possível cadastrar os seus produtos, criar marcações nos posts do feed e nos stories, direcionando o usuário para a compra do produto.

 

Com uma loja online, é possível oferecer mais alternativas para os clientes visualizarem e comprarem o seu produto. Ao linkar sua página de vendas no Instagram, você ganha ainda mais força nesse sentido. 

 

O primeiro passo para isso é ter uma plataforma de e-commerce e escolher um bom nome para a sua loja virtual. Depois, é necessário criar uma página do seu empreendimento no Facebook. Assim, você tem acesso ao Marketplace  — onde os seus itens são cadastrados — e ao Gerenciador de Anúncios. 

 

Indicamos sempre o gerador de nomes da Nuvemshop, pois ele lhe ajudará a escolher o nome ideal para a sua empresa. Ele conta com diversas opções de categorias e sugestões de nomes para empresas relacionadas a cada uma delas.

 

Para ativar o recurso do Instagram Shopping é preciso ter uma conta comercial. Então, siga o passo a passo que explicamos do início. 

 

3. Trabalhe com marketing de afiliados

 

Outra opção para ganhar dinheiro no Instagram é com o marketing de afiliados, também conhecido como programa de afiliados. Esse modelo de negócio permite que a pessoa consiga uma comissão divulgando produtos ou serviços de outras empresas. 

 

Esse indivíduo trabalha com a venda de produtos digitais, como cursos, e-books e videoaulas. Contudo, também é possível vender produtos físicos. Geralmente, a divulgação é feita por meio de um código promocional ou link rastreável, que garantem que os cliques sejam convertidos e realizem vendas. 

 

Portanto, você pode se tornar um afiliado e utilizar o Instagram para promover seu novo negócio, criando conteúdos sobre o produto digital e atingindo mais pessoas. 

4. Venda usando modelo dropshipping

 

Você já ouviu falar na venda sem estoque? O dropshipping é um método de vendas online no qual o lojista atua como um intermediário entre o fornecedor e o consumidor final. Isso significa que ele não precisa ter um controle de estoque, pois todo processo de logística e entrega ao cliente é responsabilidade dos fornecedores. 

 

Dessa forma, o vendedor tem mais tempo para investir na divulgação dos seus produtos. Nesse momento, o Instagram é fundamental. Afinal, a plataforma conta com milhares de usuários ativos, oferecendo grandes oportunidades de vendas. 

 

Para ganhar dinheiro no Instagram com o dropshipping, é importante ter uma loja virtual e vincular as suas mercadorias no aplicativo. Também é possível criar conteúdos relevantes sobre o que você vende para obter mais visibilidade, expandir a marca e criar um relacionamento com os consumidores, o que gera fidelização. De modo geral, essa rede social funciona como uma vitrine para seus produtos. 

 

Saiba mais sobre como fazer dropshipping.

 

5. Trabalhe como influenciador digital

 

O trabalho de influenciador digital cresce cada vez mais no Brasil e no mundo. Muitos desses profissionais utilizam as redes sociais para criar conteúdos, interagir com seus seguidores e ganhar dinheiro. Basicamente, a pessoa usa a própria imagem como sua marca — atividade que envolve reputação e autoridade. 

 

Hoje, grandes organizações e empresas viram no influenciador digital uma forma de promover os seus produtos, conquistar vendas e aumentar seu reconhecimento no mercado. Isso porque esses criadores inspiram e atraem a atenção de diversos usuários. 

 

Para ser um influenciador é preciso escolher um segmento, ter um público-alvo e angariar seguidores verdadeiros. Assim, as oportunidades e parcerias vão aparecendo. 

6. Ofereça consultoria

 

Se você é profissional de uma área e deseja propagar os seus conhecimentos, é possível usar o Instagram para oferecer consultorias para pessoas e tipos de empresas. A busca por esses profissionais é cada vez maior, principalmente, porque os usuários costumam procurar esse tipo de serviço em perfis especializados sobre o tema. 

 

Para isso, crie uma conta atraente, com conteúdos que chamem a atenção do seu público e invista seu tempo em ser uma autoridade no assunto. A partir disso, você pode ganhar dinheiro no Instagram, ajudando outras pessoas a se desenvolverem na área que você tem conhecimento. 

 

Há diversos tipos de consultorias, como de marketing digital, moda, investimentos, administração de negócios e entre outras. Portanto, siga sua área, se diferencia dos concorrentes e crie conteúdos de qualidade. 

7. Venda filtros customizados

 

Provavelmente você já utilizou algum filtro nos stories do Instagram, certo? Essa moda teve início no Snapchat e se tornou muito famosa no Instagram, já que a plataforma permite que os usuários criem diferentes tipos de filtros. 

 

Eles são desenvolvidos a partir da tecnologia de realidade aumentada, aplicando efeitos sobre o rosto e fotos dos usuários. É possível criar e encontrar diversos filtros no Instagram, desde os mais engraçados e até efeitos para as fotos e joguinhos. 

 

Como essa é uma grande febre no Instagram, muitas empresas e influenciadores resolveram criar os seus próprios filtros. Para isso, geralmente, eles contratam um especialista capaz de criar filtros personalizados por meio de softwares. 

 

Então, se você gosta de se aventurar em programas de computador, essa é uma boa oportunidade para os profissionais que desejam trabalhar nessa área e ganhar dinheiro no Instagram com a venda desses filtros.

 

Quantos seguidores são necessários para começar a ganhar dinheiro no Instagram?

Para começar a ganhar dinheiro nessa rede social, é importante que seu perfil tenha vários seguidores engajados. No entanto, não é preciso ter milhares de pessoas que acompanham sua conta. O número de pessoas que você precisa conquistar dependerá do segmento que deseja atuar.

 

Geralmente, os influenciadores contam com muitos seguidores, mas perfis com 5 mil seguidores, por exemplo, podem ter ótimas métricas e um bom engajamento, o que permite monetizar sua conta. 

 

Uma dica interessante para obter relevância no Instagram é encontrar os melhores horários para postar seus conteúdos. Assim, os usuários estão mais ativos e sua publicação consegue atingi-los entendendo toda a jornada do cliente

Resumo

Agora que você sabe como ganhar dinheiro no Instagram, defina um segmento, crie sua conta comercial e coloque suas ideias em prática. Desse modo, é possível crescer progressivamente na rede social, conquistando mais seguidores e patrocínios, além de expandir sua marca.