Como montar uma boa equipe de cozinha para o seu restaurante

A gestão de um restaurante é um processo complexo, demanda estratégia e organização. Desde o atendimento e boas práticas de manuseio de alimentos até a escolha do fornecedor de alimentos e a estruturação da equipe.

Ou seja, uma gestão alinhada vai fazer toda a diferença no prato final. Quando se fala em estruturação de uma cozinha profissional, a montagem da equipe é um ponto crucial. Afinal, como contratar e montar uma boa equipe de cozinha? 

Quais são os cuidados que precisam ser tomados para manter os profissionais alinhados e engajados? Pensando em responder essas e muitas outras perguntas, desenvolvemos o artigo a seguir. Confira!

Mapeie as necessidades do restaurante

Antes de começar, de olhar para o mercado de trabalho e de iniciar a contratação dos profissionais, é necessário entender quais são as necessidades do restaurante. 

Entenda qual é a estrutura de que você precisa, quais são os processos e quantos profissionais são necessários para que tudo aconteça conforme as expectativas.

A fim de ter um processo de recrutamento e de seleção bem definido, é preciso, primeiro, entender aquilo de que você precisa. Qual é o conceito do restaurante? Qual a mensagem que deseja transmitir? Que tipo de menu? Qual é o tipo de culinária que será preparada?

Ter clareza em relação a todas essas informações fará toda a diferença na etapa seguinte, por isso, dedique-se a entender o perfil do restaurante e as suas necessidades. Depois, você terá elementos para iniciar a busca por profissionais alinhados a esses princípios.

Liste as funções e os cargos necessários

Agora que você já sabe aquilo de que precisa, deve partir ao próximo passo. É o momento de listar todas as funções e os cargos necessários para que o restaurante funcione.

Comece listando os cargos e, em seguida, selecione todas as funções e as tarefas atreladas àquele cargo. Quando você delimita as tarefas de forma estruturada, os trabalhadores têm mais segurança, autonomia e são mais produtivos. 

A seguir, listamos alguns dos principais cargos em um restaurante:

  • Gerente: responsável pelo gerenciamento de todo o restaurante;
  • Maître: recepciona clientes e orienta os garçons;
  • Garçom: atendimento ao cliente, anotar pedidos e servir;
  • Commins: auxiliares dos garçons, servem bebidas e organizam as mesas;
  • Chef: responsável pela cozinha, planeja os pratos e comanda o funcionamento;
  • Cozinheiro: responsável pelo preparo e pela montagem dos pratos;
  • Auxiliar de cozinha: preparo de ingredientes, organização e limpeza de peças;
  • Barman: responsável pelo preparo de drinks;
  • Auxiliar de limpeza: profissional responsável por manter o ambiente limpo. 

Eventualmente, os profissionais podem ajudar uns aos outros na execução das tarefas. Entretanto, é importante que cada um saiba suas atribuições e responsabilidades. Tendo uma lista dos profissionais de que você precisa, fica mais fácil iniciar o processo de seleção.

Crie processos e padrões 

Antes de concluir a seleção da equipe, é importante que o gestor estabeleça processos e padrões a serem seguidos. Todos os trabalhadores precisam saber o que precisa ser feito — e como.

Os processos devem ser seguidos à risca e precisam estar disponíveis de forma impressa, garantindo que todos tenham acesso à consulta sempre que necessário. 

Por exemplo, no caso dos ingredientes, é fundamental que haja uma lista de pratos, de ingredientes e de medidas de preparo. Além de garantir a padronização dos pratos que serão servidos, isso reduz significativamente o risco de desperdício de alimentos. 

Invista em treinamentos 

Contratados os profissionais, o treinamento inicial para orientá-los em relação aos processos é apenas o primeiro passo. Os treinamentos devem ser feitos com regularidade, garantindo alinhamento de expectativas e de práticas.

Esses treinamentos são importantes, pois também contribuem para a comunicação entre os membros da equipe, assim como para a troca de experiências e de sugestões. A dica é realizar treinamentos trimestrais, semestrais ou anuais. 

Avalie a frequência de acordo com as particularidades do seu restaurante. Profissionais treinados trazem melhores resultados, já que isso se reflete em pratos de qualidade e em atendimento alinhado. 

Ofereça feedbacks regularmente

Por fim, todos os gestores que buscam oferecer um serviço de qualidade e garantir uma equipe alinhada precisam investir em feedbacks. Essa prática deve ser feita tanto para tratar de aspectos negativos quanto de aspectos positivos envolvendo o trabalho.

Os feedbacks ajudam a equipe a se desenvolver, a aprender a solucionar problemas e desafios e a reconhecer méritos. Isso afeta positivamente os membros de toda a equipe, motivando e retendo os bons profissionais. 

Texto: Gustavo Marques