Como montar uma loja de equipamentos epi

Até 2020, há uma projeção de crescimento de 7.3% no mercado mundial dos Equipamentos de Proteção Individual, os EPis, segundo um levantamento. Isso quer dizer que há uma expectativa das Empresas de epi faturarem pelo menos U$55 milhões.

Mas, afinal, quais são os principais EPIs e onde esses acessórios são utilizados? Vale a pena montar um negócio especializado nesses dispositivos? Quais os equipamento devem ser utilizando no chão de fábrica?

Considerando que o uso dos equipamentos de proteção é obrigatório nas empresas, segundo normas reguladoras como a NR 6 do Ministério do Trabalho e Emprego, esse é um nicho de mercado que pode sim valer a pena.

Se interessa pelo assunto ou quer saber mais detalhes sobre os principais itens que podem compor uma loja de epi? Continue lendo e saiba mais detalhes!

Conheça os tipos de EPI

Do Epi para camara fria, como botas e calças térmicas até protetores de ouvido, há uma variedade muito grande de acessórios que não podem faltar na sua loja.

Vender os equipamentos com uma visão geral pode ser interessante do ponto de vista de atender a vários públicos, mas, especializar-se em um nicho, como a área industrial também é uma boa estratégia para sua loja de epi se tornar conhecida no mercado.

Buscando exemplos práticos de EPIs? Profissionais que trabalham com limpeza especializada em fachadas precisam de capacetes, cintos de segurança e botas especiais.

Em trabalhos que envolvem produtos químicos, as máscaras e óculos de proteção são outros exemplos.

Nos ambientes com risco de contaminação ou corte, a luva de raspa é um acessório indispensável. Buscar referências de acordo com o segmento é uma boa forma de montar uma loja completa e oferecer os mais variados tipos de EPI.

Preze pela qualidade de fabricação dos EPIs

Como o nome sugere, os equipamentos de proteção individual devem ter uma qualidade a altura de realmente proteger os trabalhadores diante dos acidentes de trabalho.

Por isso, na hora de montar seu empreendimento, faça uma pesquisa das Empresas de epi em relação aos fabricantes.

Para que seus produtos tenham credibilidade no mercado, é fundamental optar por fabricantes que sejam reconhecidos por órgãos como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Afinal, o uso de EPIs exige resistência, qualidade e eficácia em relação ao propósito que é oferecer mais segurança ao colaborador que trabalha em atividades de risco.

Ao prezar por esse padrão de qualidade, sua loja de epi se destaca no mercado com os seguintes critérios:

  • Responsabilidade social;

  • Compromisso com os órgãos reguladores;

  • Garantia de padrão de qualidade;

  • Venda de produtos de acordo com exigências da legislação trabalhista.

Aprenda a divulgar sua loja

Agora que você já sabe um pouco mais sobre alguns modelos de epi brasil e a importância de fornecer equipamentos com fabricantes reconhecidos, é interessante saber quais são as estratégias para divulgar seu empreendimento nessa área.

Além da loja física, uma tendência do mundo moderno é montar e-commerce e lojas virtuais para expor os produtos e fazer campanhas segmentadas para as empresas que possuem esse tipo de demanda.

Na hora de vender os acessórios de segurança, ter informação de qualidade na ponta da língua é outro ponto essencial para conquistar o cliente.

Saber explicar as propriedades e utilizações da luva de raspa ou as melhores formas de montar um cinto de segurança é algo muito mais eficaz do que simplesmente mostrar os modelos de equipamentos que você tem no estoque.

Independente da forma de divulgação, você deve ter uma equipe capacitada para atender esse cliente especializado que busca os EPIs. Por isso, é válido utilizar estratégias como:

  • Treinamento de vendedores;

  • Demonstração dos EPIs;

  • Mostrar a importância dos acessórios para a empresa/colaborador.

As Empresas de epi que oferecem soluções práticas e um atendimento de qualidade, certamente se destacam diante das lojas que simplesmente querem vender o produto.

Conheça o público-alvo

Para manter a competitividade diante das lojas que fazem parte da concorrência, conhecer bem o seu público-alvo e se atualizar das tendências é fundamental.

Para se aproximar do seu público-alvo, você pode fazer pesquisa de mercado, entender as demandas da empresa, buscar os principais EPIs da área.

Entender se a necessidade do cliente é um equipamento para realizar o laudo de exame toxicológico ou proteger o colaborador em um espaço confinado é um desafio, mas ter uma relação com o público-alvo e conhecer suas necessidades para oferecer experiências positivas é fundamental.