Como saber se a lingerie é confortável?

Escolher a lingerie perfeita nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas vezes, mesmo uma peça mais cara não é indicativo de qualidade, muito menos conforto. Ao optar entre uma lingerie ou outra, é necessário ficar atento a muitos detalhes.

Nesse processo, podem ocorrer falhas e nem sempre a escolha final acaba sendo uma lingerie de qualidade e conforto.

Pensando em ajudar nesse processo, preparamos um texto explicando as principais dúvidas enfrentadas na hora da compra. Além de sanar suas dúvidas, confira, também, algumas dicas para facilitar a escolha. Vamos ao texto?

Quais fatores indicam qualidade na peça?

Para começar, primeiro você precisa saber o que são fatores de qualidade. Abaixo, separamos algumas características importantes que a lingerie deve possuir para ser de qualidade:

Tecido

O tecido que reveste a lingerie deve atender a determinadas particularidades. Além de ser durável e resistente, é necessário ser um tecido macio, agradável ao toque. 

Outro aspecto importante é que o tecido deve ser respirável, permitindo que a pele respire e que o suor cause menos incômodo.

Bojo

Ele deve ser macio e preenchido com uma boa espuma. Para cumprir seu papel de sustentação e valorização, também é necessário ser feito de um material que não deforma facilmente. 

Uma dica para garantir maior durabilidade do bojo é nunca guardar o sutiã com o bojo invertido, mas sempre na posição correta.

Acabamento

O acabamento pode não parecer tão importante, mas é essencial para manter a qualidade de qualquer produto! A mesma coisa acontece, é claro, com a lingerie. Verifique como o sutiã foi costurado, se as linhas não estão soltando e se o tecido não está desfiando. 

Isso vai garantir que o sutiã dure mais tempo e não descosture logo no início.

Enfeites

Caso você escolha uma peça com enfeites, é necessário conferir se eles estão bem presos e colados, para não ter perigo de soltar. Inclusive, é interessante dizer que entre os enfeites mais comuns estão:

  • Pedrarias;
  • Rendas;
  • Laços;
  • Detalhes delicados.

Ou seja, para manter a qualidade dos itens, todo cuidado é realmente pouco.

Sustentação

A sustentação de um sutiã, por exemplo, está em vários pontos, incluindo desde as alças, até o tecido lateral da peça. Portanto, confira todos esses detalhes. Opte por peças com laterais mais largas, boa elasticidade e busto bem estruturado. 

A mesma coisa vale para calcinhas. Confira se o tecido vai garantir a sustentação. Esses fatores de qualidade são importantes porque também contribuem para o conforto. Por isso, fique bem atento!

Como identificar a peça ideal para o meu corpo?

Além de procurar peças com boa qualidade, é necessário escolher conforme seu tipo corporal. Peças maiores ou menores podem causar muito desconforto.

Dessa forma, o primeiro passo é escolher baseado no tamanho que você usa. Fique atento apenas para a questão da fôrma, que pode variar conforme o modelo e a marca. Para tanto, experimente números maiores e menores até encontrar o correto.

Além disso, observe outros aspectos como modelos mais confortáveis, necessidade de sustentação, necessidade de valorização do busto, entre outros. 

Para mulheres com seios pequenos, por exemplo, pode ser interessante escolher peças com bojo e enchimento, caso queiram deixar os seios mais firmes. Já mulheres com seios maiores devem selecionar peças com alças e laterais mais largas, garantindo segurança.

Como identificar peças de tamanho errado?

Um aspecto que, com certeza, vai causar desconforto é o tamanho errado em um sutiã. Para identificar se a peça não é a correta, você deve observar como seu corpo responde ao vesti-la. 

Se a peça for pequena, provavelmente você vai sentir um aperto e desconforto nas costas. Além disso, a taça pode apertar o peito, dividi-lo ou não cobri-lo por inteiro.

No caso de uma peça grande, as laterais vão ficar subindo, e o seio vai parecer desencaixado, fazendo uma sobra de bojo. Já para as calcinhas, a dica também é seguir seu tipo corporal. 

Opte por modelos que deixem o corpo confortável, sem apertar ou ficar caindo, e sem marcar a pele. Escolher uma boa peça faz toda diferença. Afinal, ninguém merece passar o dia com roupa íntima desconfortável. Por isso, fique atento às dicas e escolha com cuidado!

Texto: Gustavo Marques