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Compras no comércio local ganham força online

Diversas projeções mercadológicas indicavam que os ambientes digitais seriam o principal meio de compras nos próximos anos. 

Se antes muitos comércios locais se restringiam a lojas de presentes, supermercados e roupas, hoje já é possível observar uma maior diversificação, inclusive na internet.

O aumento do número de marketplaces, da facilidade de criar um perfil de vendas online e, obviamente, da procura de consumidores pelas compras virtuais faz com que os comércios locais estejam cada vez mais presentes na internet. 

Confira um pouco mais sobre o contexto atual desses empreendedores no Brasil, e as vantagens para quem vende e para quem compra.

Comércio local brasileiro ganhou força durante a pandemia

Segundo levantamento da Ebit/Nielsen, o comércio eletrônico no Brasil aumentou cerca de 40% apenas no ano de 2020. 

Foram mais de 7 milhões de pessoas comprando pela primeira vez pela internet, o que pode ser explicado diretamente pelo fechamento forçado dos pontos de venda físicos, e de uma maior abertura a um novo perfil de consumidor.

O reforço do senso de comunidade, e a própria confiança dos consumidores de longa data dos comércios locais fez com que muitos conseguissem sobreviver, e até mesmo crescer durante o período. 

Campanhas na internet incentivaram o consumo de estabelecimentos locais, e a experiência de compra ainda é o que diferencia esses comércios de marketplaces maiores.

Mudanças nas regras de importação de produtos

Com a mudança de governo, diversas questões fiscais e econômicas estão sendo revistas. Recentemente, a Receita Federal divulgou o fim da isenção de imposto de importação em mercadorias de até US$50, enviadas entre pessoas físicas. 

Essa medida tem como objetivo barrar a concorrência injusta entre o comércio brasileiro e lojas internacionais.

Embora tenha gerado polêmica nas redes, a decisão não deve afetar de forma negativa consumidores e pequenos comércios. 

A preocupação é motivada pela compra de produtos importados por pessoas físicas, mas que possuem comércios de pequeno porte em suas regiões. 

A diversificação de mercadorias foi um dos fatores que possibilitou que muitos comércios locais conseguissem manter seus negócios funcionando durante e após a pandemia.

Vantagens de ter uma loja online do seu comércio

Quem possui um comércio voltado para venda local sabe que a fidelização é uma das melhores formas de manter o fluxo de caixa mais estável. 

As redes sociais estão entre as principais formas que consumidores conhecem marcas e se atualizam sobre seus produtos, mas a presença digital vai além de ter um perfil no Instagram.

Integração do e-commerce com a loja física

A experiência de compra é um fator que influencia cada vez mais na hora de uma pessoa adquirir um produto ou serviço. 

No caso de comércios locais, integrar o ambiente físico com o digital é uma maneira de estreitar a relação com o consumidor, e ainda testar novas estratégias, como envio de e-mails, pesquisas de satisfação e novidades no estoque.

Vendas 24 horas por dia 

Um dos principais motivos que atraem os comércios locais para a internet é a possibilidade de vender independentemente do dia da semana. 

Mesmo que o ponto físico esteja fechado, os clientes podem realizar compras e manter contato com a loja, o que pode ser otimizado com o uso de chats automatizados.

Baixo investimento e alto retorno de visibilidade

Ferramentas como o Google Meu Negócio, disponíveis de forma gratuita, reduzem os custos na hora de tornar um negócio local disponível online. 

Em poucos minutos é possível dar vida a uma página do seu comércio local no buscador, fornecendo informações como:

  • Horário de funcionamento;
  • Endereço;
  • Avaliação de clientes
  • Disponibilizando produtos para venda.

Tal ação estratégica pode ser um grande aliada para empreendedores locais que buscam impulsionar suas vendas.

Relacionamento mais próximo com os clientes

Uma pesquisa feita em 2023 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil mostrou que 80% dos entrevistados preferem comprar no comércio local. 

O contato direto com o produto, lojista e principalmente na hora de pagar aumenta a confiança do consumidor, o que ainda não é replicável no digital.

Vantagens para os clientes de comércios locais

Os benefícios de comprar em uma loja do seu bairro ao invés de um e-commerce de alcance nacional são diversos. 

Além de circular a economia regional e incentivar novos empreendedores, é possível aproveitar preços mais atrativos, muitas vezes nas mesmas mercadorias vendidas online.

Outro ponto favorável é a disponibilidade imediata de alguns produtos importados, que podem demorar até mais de um mês para chegar ao Brasil quando comprados em marketplaces. 

Por fim, é possível conferir o produto fisicamente antes das compras, reduzindo as chances de necessidade de troca ou devolução por insatisfação com o item.