Conheça a importância de um blog em seu site

Hoje, blog em sites, sejam eles pessoais ou empresariais, é muito importante para pessoas que desejam aumentar o número de visitantes em seus sites. A razão é que os internautas estão sempre em busca de conteúdos que lhes interessem.

Nesse sentido, a importância de um blog está em sua capacidade de dar maior destaque aos negócios em geral e ajudar os empresários a lidar com diversos desafios empresariais.

Sabendo disso, o texto a seguir examina as vantagens do blog, mostra o que é característico dele e quais são as principais estratégias que podem ser utilizadas.

 

Em que consiste um blog?

Um blog é basicamente um site onde você pode encontrar muito conteúdo. Podem ser enviados em diversos formatos, por exemplo:

  • Texto;
  • Vídeo;
  • Áudio;
  • imagens.

Os Blogs atua, portanto, como uma enorme biblioteca onde você pode encontrar e consumir todo tipo de conteúdo de acordo com seus interesses e gostos.

Embora os blogs sejam amplamente utilizados como projetos pessoais onde as pessoas optam por usar seus conhecimentos para cobrir diversos temas, eles são mais eficazes no setor corporativo.

A estratégia por trás disso é que uma empresa, seja ela vendedora de cadeiras de teto, por exemplo, crie um blog em seu site que visa responder às dúvidas e necessidades da base de consumidores. Portanto, se essa empresa produzir conteúdo que explique em quais situações, por exemplo, um conteúdo sobre como sua empresa deve ter um controle de documentos, ela ganhará a confiança de um cliente em potencial, que verá essa empresa como uma autoridade na área.

Qual é o ponto?

A principal vantagem de usar um blog em um site é mostrada estatisticamente: de acordo com um estudo da Content Trends, as empresas que usam blogs podem praticamente quadruplicar o número de visitas ao seu site, ao contrário de outros sites que o fazem. não há blogue. Este é um dado essencial para o e-commerce, pois, por exemplo, uma loja online de venda de serviços de TI e precisa saber sobre os benefícios da digitalização certificada deve ser capaz de criar uma boa imagem de sua marca na Internet (onde atua).

Isso deixa qualquer pessoa interessada em comprar gaiolas ainda mais perto de fazer uma compra. Além disso, várias vantagens merecem destaque.

 

1) Baixo custo do projeto

Iniciar um blog não requer grandes investimentos. De fato, as estratégias de marketing digital geralmente são caracterizadas por baixos custos de projeto.

Isto justifica-se pelo facto de os blogues poderem ser criados com plataformas gratuitas que permitem o desenvolvimento desta plataforma de uma forma muito prática e intuitiva que permite uma gestão fácil. Uma das plataformas mais populares é o WordPress. No entanto, a empresa tem outras opções, como o Blogger.

Além disso, se a produção de conteúdo for feita pelos próprios funcionários da empresa, seja ela, por exemplo, uma fábrica de grades de ferro, os custos de manutenção do blog diminuirão ainda mais.

No entanto, se possível, pode ser interessante investir em um criador de conteúdo que, embora não seja especialista em detectores de gás, seja especialista em marketing digital e saiba o que é preciso para implementar as melhores estratégias. blogs

Quanto às formas de publicidade, elas podem ser feitas de duas formas: orgânica ou patrocinada. A primeira maneira está relacionada aos esforços de distribuição gratuita usando técnicas como otimização de mecanismos de busca e redes sociais. No formato patrocinado, como o nome sugere, o site investe dinheiro para que seus anúncios sejam facilmente encontrados em locais estratégicos.

 

2) Aumente a visibilidade

Além do exposto, os blogs são ferramentas que podem ser utilizadas para aumentar a visibilidade de um site.
Isso se deve à principal forma de os internautas encontrarem o que procuram: os mecanismos de busca. Por isso, as técnicas de SEO (em português para “otimização para mecanismos de busca”) visam melhorar a aparência de um site quando um usuário pesquisa.

Então, se uma pessoa que quer comprar, por exemplo, um piso vinílico, está procurando uma distribuidor de piso vinílico, um site com um conteúdo sobre o piso, aparecerá entre os primeiros resultados do blog. No entanto, existem vários fatores que levam um site ou blog a ter um bom ou mau desempenho na página de resultados, como:

  • Layout do site;
  • Uso de palavras-chave;
  • Fácil de ler;
  • Capacidade de visualizar o site em vários dispositivos;

 

3) Aumento do número de clientes

Como resultado do ponto anterior, o blog é uma ferramenta que pode ser utilizada para aumentar intensamente a base de clientes da empresa. A razão é que quanto mais pessoas estiverem interessadas no assunto do blog, mais elas continuarão a usar esse conteúdo.

Nesta atividade, esses usuários tornam-se fiéis seguidores da empresa que podem comprar produtos ou serviços graças à ajuda desses assistentes.

Além disso, com os blogs, é possível despertar um desejo latente nos visitantes. Assim, uma empresa de tecnologia, por exemplo, ao criar um texto que fale sobre comando SELECT, pode despertar no leitor um desejo de realizar serviços ou compras em sua empresa.

 

E como conseguir tudo isso?

Para alcançar todos os benefícios acima, um blog pode usar estratégias digitais que podem melhorar o alcance e a qualidade das postagens. Dentre as técnicas já citadas no texto, uma delas é o chamado e-mail marketing.

Ao contrário da crença popular, o e-mail marketing não se baseia em “spam”, mas no envio de e-mails direcionados, exclusivos e personalizados para as pessoas que forneceram seus endereços. Dessa forma, é possível manter o engajamento dos visitantes frequentes do blog.

Um exemplo desse problema é uma empresa de gerenciamento de instalação de rede de incêndio que publica conteúdo sobre o setor de engenharia civil em São Paulo. Esta empresa pode nos enviar sempre que um novo conteúdo for publicado para manter seus leitores interessados ​​nos temas abordados e visitar o site várias vezes. Isso fará com que os leads (potenciais consumidores) lembrem do negócio e voltem a consumir seu conteúdo. Tais ações facilitam a conversão de leitores comuns em consumidores reais.

Outra estratégia importante é a presença nas redes sociais. Isso ocorre porque a maioria dos usuários da Internet pode ser descoberta por meio deles. Assim, por exemplo, uma empresa que faz serviços elétricos industriais pode criar um perfil oficial em redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter para aproveitar ao máximo o que essas ferramentas oferecem. Com eles, a marca pode publicar trechos de seus posts que direcionam os internautas para a página inicial da empresa.

Dentre as muitas vantagens oferecidas pelas redes sociais, uma delas é a segmentação do público que consome o conteúdo. Isso ocorre porque as redes utilizam algoritmos para direcionar o conteúdo mostrado aos usuários de acordo com suas preferências e gostos. Isso significa que, se uma pessoa realmente gosta de curtir vídeos e fotos no Instagram sobre, por exemplo, massa talharim caseiro, provavelmente receberá postagens de uma empresa de massas.

A vantagem desse recurso é que ele permite que os blogs atraiam a atenção de pessoas com maior probabilidade de consumir seu conteúdo ou até mesmo os produtos e serviços da empresa.
Embora blogar seja um trabalho árduo, as dicas acima são uma grande motivação para quem quer engajar seu público de forma ainda mais fácil e, acima de tudo, de forma mais barata.