Cuidados na segurança de prédios e condomínios

Se há algum tempo atrás morar em apartamento, mais especificamente, em condomínio, era sinônimo de mais segurança, atualmente, essa realidade mudou muito, com frequentes casos de assaltos nesses empreendimentos. 

Por isso, vem sendo enorme a procura por determinados equipamentos, assim como e, principalmente, por profissionais qualificados, devidamente preparados para lidar com essas questões de segurança.

Nesse sentido, a função de porteiro, com capacitação, está muito em alta e quem opta por entrar nesse mercado precisa se preparar ao máximo, investir em cursos que ensinarão como lidar em diversas situações de risco, entre outras questões, necessárias nos dias atuais. 

A importância do Porteiro em condomínios

Certamente, a responsabilidade pela proteção dos condôminos e seus patrimônios é de todos os envolvidos, não apenas do porteiro, desde o síndico, moradores e funcionários, cada um tendo que fazer sua parte. 

O síndico promovendo reuniões para definir regras, equipamentos, como câmeras, grades, e etc; os moradores cumprindo as regras definidas, tomando os devidos cuidados, se identificando e avisando sobre a chegada de visitas, entregadores e prestadores de serviços; e os funcionários se mostrando sempre alertas e atuando conforme o estabelecido nas reuniões.

Certamente, se todos colaborarem, embora não seja garantia de segurança total, isso vai ajudar a tornar o local mais seguro, dificultando a entrada de pessoas mal intencionadas. 

Mas, mesmo com cada um tendo seu papel definido, é ao porteiro que cabe a maior responsabilidade nesse sentido, sendo uma figura fundamental no dia a dia de um condomínio. 

Cabe ao porteiro, por exemplo, exigir a identificação e recepcionar moradores, visitantes, funcionários e prestadores de serviço, sendo ele o cartão de visitas do local, devendo estar preparado para lidar com situações diversas, incluindo as mais delicadas. 

Lembrando que moradores, visitantes, funcionários, prestadores de serviço, encomendas, tudo passa diariamente pela portaria e, portanto, pelo porteiro, que não deve abandonar seu posto em hipótese alguma durante seu expediente.

No mais, é preciso ter em mente que a violência vem crescendo continuamente nas grandes cidades, e até nas pequenas, por isso, a maioria dos condomínios, seja residencial, comercial ou misto, tem investido em alternativas visando deixar o local mais seguro. 

Nesse sentido, ter um bom porteiro, devidamente treinado e preparado para lidar com situações delicadas, assim como, com as atuais ferramentas tecnológicas é o primeiro passo para preservar o bem estar de todos.

Atribuições do porteiro

Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações, do Ministério do Trabalho, as atribuições do porteiro são:

  • Recepcionar e orientar visitantes e hóspedes;
  • Zelar pela guarda do patrimônio, observando o comportamento e movimentação de pessoas para prevenir perdas, evitar incêndios,acidentes e outras anormalidades;
  • Controlar o fluxo de pessoas e veículos, identificando-os e encaminhando-os aos locais desejados;
  • Receber mercadorias, volumes diversos e correspondências;
  • Fazer manutenções simples nos locais de trabalho.

Certamente, essas atribuições são generalizadas, podendo existir outras tantas ligadas ao empreendimento em que o mesmo trabalha, se é comercial, residencial, se de grandes proporções ou com uma unidade apenas.

Como se capacitar para ser porteiro

Com a enorme crise no mercado e ainda com a pandemia que assola o mundo inteiro, o desemprego acabou tomando conta, o que acabou aumentando a procura por essa função. 

Mas, como já vimos nesse artigo, um porteiro é muito mais do que alguém disposto a ficar numa portaria o dia inteiro, ou noite, é um profissional que exerce funções muito importantes.

Nesse sentido, aquele que apresentar um maior preparo, claro, já sai na frente na disputa por uma colocação.

Mas, como se preparar adequadamente? A resposta é: através de cursos profissionalizantes. A boa notícia é que não precisa nem sair de casa para fazer um curso de porteiro e vigia, pois existem muitas opções de cursos online, inclusive, cursos online gratuitos!

Curso online de Porteiro e Vigia

Quer se destacar ao disputar uma vaga como porteiro? Um curso online vai lhe garantir isso, pois vai desenvolver competências necessárias para exercer a profissão de Porteiro. 

 Vai treinar um controle seguro da portaria de condomínios residenciais, comerciais e mistos, mostrar como executar cada uma de suas atribuições, além de mostrar as mais modernas técnicas de segurança e como lidar com algumas ferramentas tecnológicas.

Uma dica, no entanto, é não parar em um curso só, pois é possível, sem custo algum, fazer vários cursos ao mesmo tempo, então, porque não aproveitar para aprender uma língua nova (ótimo para quem trabalha em condomínio comercial), ou fazer cursos como de eletricista, entre outros? 

Lembre-se, quanto mais funções souber executar, mais chances terá de complementar sua renda com tarefas dentro do próprio condomínio, aumentando sua renda mensal.

No mais, não esqueça que o mercado nunca esteve tão competitivo, portanto, se pretende arranjar emprego como porteiro, crie um diferencial, invista em um bom curso online e se prepare para ter sucesso nessa profissão.