Dicas para melhorar o checkout da sua loja virtual

Dicas para melhorar o checkout da sua loja virtual

Investir em um bom checkout da sua loja virtual, independente do seu ramo de atuação, pode ser uma grande vantagem que sua loja pode ter sobre as demais. Isso porque a maioria das lojas online de hoje, embora o número de visitas seja agradável, não tem vendas altas. Isso pode ser visto nos números: de acordo com um estudo de 2017 da Barilliance, aproximadamente 78,55% dos usuários abandonam as compras feitas no carrinho de compras. Esses dados mostram que apenas ¼ dos compradores fazem uma compra sem sair do site.

No entanto, existem várias maneiras de mudar essa realidade. E o próximo artigo é sobre eles.

O que é um checkout de e-commerce?

Checkout é um termo que significa a conclusão de um processo. Pensando nessa questão, o que acontece no checkout da e-shop é quando o consumidor decide encerrar o processo de compra e deixar os produtos no carrinho. Isso significa que o usuário, após passar por todo o processo de compra (que inclui cadastro, escolha do endereço de entrega, cálculo do frete do produto selecionado e escolha da melhor forma de pagamento), simplesmente decide não efetuar mais a compra.

Embora pareça bobo, o checkout é um grande problema para o comércio eletrônico em geral, comprometendo qualquer receita potencial que o negócio possa ter.

Mas por que vai para o caixa?

Segundo estudo realizado pelo Baymard Institute em 2016, os motivos mais importantes para a ida ao checkout no comércio eletrônico são:

  • Necessidade de cadastro;
  • Fretes, taxas e impostos muito altos;
  • O processo de pagamento é muito longo;
  • Erros no site;
  • O preço final do produto não é exibido;
  • Atraso no carregamento da página;
  • Falta de confiança ao inserir as informações do cartão de crédito;
  • Alguns métodos de pagamento.

Com essas questões em mente, o e-commerce pode traçar estratégias para contornar o checkout, que são discutidas no texto a seguir.

1) Facilite a vida do cliente

Segundo estudo citado pelo mesmo Baymard Institute, a necessidade de cadastro é o segundo maior motivo de desistência dos usuários. Isso ocorre porque preencher formulários grandes pode ser uma tarefa árdua, especialmente para pessoas que ainda não têm 100% de certeza se devem comprar.

Portanto, do ponto de vista da compra, é importante que a loja virtual abranja apenas os dados pessoais necessários para a realização da compra, como número do CPF, dados do cartão de crédito e endereço de entrega.

Assim, uma pessoa que deseja apenas uma compra rápida de ambulância particular preço, por exemplo em uma conhecida loja online, não precisa se preocupar em gastar um tempo valioso durante o dia preenchendo cadastros.

É importante lembrar que um usuário geralmente está em um site de comércio eletrônico apenas para fazer uma compra. No entanto, se uma loja online deseja se registrar para obter melhores informações sobre os compradores, ela pode oferecer uma opção de login social. Ou seja, se cadastrar em sites utilizando dados de redes sociais, das quais se destacam o Facebook e o Google. Esse tipo de ferramenta permite que você se cadastre com um simples clique sem precisar preencher formulários chatos.

Por exemplo, uma loja online que vende filtro para compressor de ar pode solicitar o registro de usuários que compram regularmente em seu site (por exemplo, uma loja de pneus). Isso permite que as vendas aconteçam muito mais rápido.

2) Melhorar a usabilidade do site

O último ponto para efetuar uma compra é a página de pagamento. É dentro dela que acontece a finalização da compra. Portanto, é aconselhável adicionar a esta página o máximo possível para torná-la muito amigável para o consumidor. Isso, por exemplo, quando se depara com uma loja online que vende lanternim arquitetura, quer que a experiência no local seja tão boa quanto em uma loja física.

Nesse sentido, um site de e-commerce deve ter um sistema de pagamento bastante intuitivo onde seja fácil navegar pelas páginas do site. Hoje, o tempo do consumidor é cada vez mais valorizado, o que exige que a loja online consiga fazer com que seus usuários escolham rapidamente o produto desejado e então realizem a compra de forma prática, sem entraves e burocracias.

Portanto, uma loja online que vende, por ex. laudo de avaliação imobiliária, podem utilizar sistemas de pagamento como os utilizados em algumas plataformas de estabelecimentos comerciais, como alguns sites onde, após o usuário cadastrar seus dados, você pode efetuar uma compra passando o dedo na tela do celular ou utilizando o mouse do computador.

Ao considerar uma página de pagamento, é importante que uma loja online invista no layout e design da página inicial para que as informações fornecidas sejam claramente visíveis. Letras pequenas, muitos campos de informações de pagamento e fontes difíceis de ler podem ser muito desanimadoras para quem quer facilitar as compras. Muitas vezes as informações podem ser colocadas em lugares diferentes, o que invalida o cadastro do cartão de crédito e desestimula o cliente.

Além disso, uma grande proporção das compras online agora é feita usando dispositivos móveis, como celulares e tablets. Portanto, uma pessoa que deseja comprar cerca de tela galvanizada, por exemplo, com um smartphone, deve encontrar um site responsivo, ou seja, que funcione tanto no celular quanto na tela do computador.

Infelizmente, um grande número de lojas online ainda usa a mesma página em sua página móvel para PC. Devido a diferenças na forma das telas, a experiência do usuário pode ser significativamente atrasada.

3) Invista na segurança da página de pagamento

Ainda hoje existem muitas pessoas que ainda não são 100% viciadas em e-commerce ou nunca comprariam de um. Portanto, a loja virtual deve transmitir confiança ao comprador.

Uma possibilidade interessante é adicionar selos de confiança ao entrar na página de pagamento do usuário, que mostram ao cliente que seu ambiente é seguro e suas informações não correm risco de roubo.

É assim que uma loja online especializada em perfuração em concreto armado, pode investir na segurança do seu site, apresentando um símbolo de cadeado junto ao link do site (para utilizadores com acesso ao Google Chrome). Este símbolo faz com que os compradores se sintam à vontade para compartilhar suas informações.

4) Seja transparente com seu cliente

Pela lista de motivos de checkout mencionada, parece que muitos clientes abandonam a compra, tendo entendido o custo adicional da compra além do valor do produto. Às vezes, as lojas online ocultam deliberadamente essas informações para que os usuários não tenham medo imediato do preço.

No entanto, o site deve ser totalmente transparente para seus consumidores, caso em que todos os custos associados à compra do produto, como custos de envio, taxas de pessoa adicional, taxas etc., serão esclarecidos. Sem essa transparência, por exemplo, uma loja que vende transporte de carga online perderá clientes da mesma forma.

Por isso vale a pena colocar todas as cartas na mesa, promover uma imagem positiva dos clientes e evitar o choque do usuário controlando o preço final da compra. Este último evento faz com que muitas pessoas desistam por causa da violação das expectativas.

5) Oferecer mais formas de pagamento

Pode parecer simples, mas oferecer mais formas de pagamento do que o normal é muito importante para as lojas virtuais. Isso porque apenas 60% dos brasileiros possuem conta em banco. Outros dados também mostram que quase metade dos brasileiros não possui cartão de crédito.

Em outras palavras, um e-commerce que trabalha apenas com pagamentos em débito em conta bancária ou cartão de crédito provavelmente perderá clientes. Assim, por exemplo, uma loja virtual que venda uma análise de potabilidade da água pode oferecer, além dessas modalidades, o pagamento por boleto bancário, que é uma das formas mais utilizadas.

Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você encontra centenas de conteúdos informativos de diversos segmentos.