Soft skills e Hard skills: o que são e como usá-las

Dicas para ter uma boa gestão

O empreendedorismo continua a ser um tema quente, embora a gestão de negócios ainda suscite muitas dúvidas. Na gestão do seu negócio, a gestão estratégica é essencial para que todos os setores empresariais possam trabalhar de forma harmoniosa. 

Afinal, mesmo que você entre em um setor movido pela paixão por produtos, deve se lembrar que qualquer negócio também exige conhecimento de gestão de estoque, fluxo de caixa, sistemas tributários e muitas outras coisas. 

Para o sucesso da empresa, é necessário compreender a importância da gestão empresarial. Se os gerentes puderem implementar o conceito, poderão evitar muitas barreiras comuns de mercado. 

O que é gestão empresarial? 

O conceito de gestão empresarial é relativamente fácil de definir, refere-se a um conjunto de estratégias e atividades desenvolvidas com os recursos das empresas, para que possam alcançar melhores resultados e conquistar mais espaço no mercado. 

A implementação da gestão empresarial pode ser um pouco mais complicada do que o conceito. No entanto, o conhecimento do mercado e uma visão ampla dos processos internos são cruciais para uma gestão eficaz. 

Os 4 P’s da Gestão Empresarial 

A gestão empresarial pode ser abordada através de diversos métodos, sendo um dos mais conhecidos, baseado na ideia dos 4 P’s: planejamento, processos, pessoas e projetos. 

A metodologia funciona melhor quando o empreendedor consegue tornar cada etapa eficiente e trabalhar de forma holística. 

Planejamento 

Planejamento é o primeiro passo para a execução segura de qualquer transação. Nesta fase, é necessário somar todos os detalhes relacionados à empresa antes mesmo de entrar no mercado de trabalho. 

As empresas de manutenção de grupo gerador devem, por exemplo, definir serviços, diferenciação da empresa, posição de mercado e objetivo de longo prazo. 

O planejamento geralmente deve ser visto como um guia geral para os empreendedores, que é a base do trabalho desenvolvido por toda a organização. 

Processos 

Processos são medidas que a empresa precisa para atingir as metas definidas no planejamento. O desafio é que os empreendedores consigam identificar o melhor curso de ação para atingir e até mesmo superar o resultado esperado. 

Para isso, até mesmo empresas de içamento de cargas utilizam indicadores de desempenho. Eles ajudam a analisar a produção e fornecem informações sobre a eficácia da gestão do negócio. 

Pessoas 

Os colaboradores são o maior patrimônio da empresa, pois deles depende o desempenho da produção ou dos serviços. 

Por isso, a gestão de pessoas é essencial para a empresa e existe, desde a seleção dos candidatos com perfil mais adequado até a oferta de qualificações e especializações para os colaboradores, como treinamento de nr12, como na maioria das operações industriais. 

Do ponto de vista de uma gestão de pessoas eficaz, é importante que um gestor ou empresário aceite um cargo de liderança onde seja responsável pelo seu grupo de trabalho. 

No entanto, é necessário criar um ambiente de trabalho convidativo que possa motivar e inspirar os profissionais. Dessa forma, tendem a apresentar melhores resultados, o que contribui para o sucesso geral da empresa. 

Projetos

Projetos são reuniões de especialistas de diferentes setores de negócios para criar, adaptar ou implementar processos na empresa após o planejamento. 

Projetos representam o esforço dos profissionais para garantir que os objetivos sejam consistentes com as atividades das empresas. 

As atividades voltadas à promoção da economia de energia na empresa podem incluir, por exemplo, projetos que vão desde a instalação de painéis de energia solar fotovoltaica até a conscientização dos colaboradores sobre o consumo consciente.

Em geral, projetos são esforços integrados de profissionais para analisar processos ou promover soluções, ou melhorias. 

No entanto, cabe ressaltar que, para que a implantação dos 4 P’s seja bem-sucedida nas empresas, independentemente do segmento ou porte, não basta apenas definir cada etapa. 

Tanto as atividades quanto os resultados devem ser avaliados e monitorados, o que geralmente é feito por meio de indicadores de desempenho específicos. 

Vale lembrar que a contratação de serviços de consultoria em gestão de empresas pode ser muito valiosa, principalmente para startups, pois a visão de profissionais experientes pode trazer estratégias ainda mais eficazes para a gestão empresarial. 

Indicadores de desempenho 

A maioria das empresas utiliza dois tipos de indicadores de desempenho para avaliar a gestão. 

Indicadores de Desempenho de Processos 

Conhecidos como KPI (Key Performance Indicators), estes podem ser quantificados por um índice numérico que mede o andamento dos processos. As métricas de KPI mais comuns são: 

  • Eficiência; 
  • Qualidade;
  • Produtividade; 
  • Lucratividade; 
  • Valor. 

Indicador de produtividade aplicado a uma empresa terceirizada de limpeza de escritório, mede a relação entre o número de serviços prestados em um determinado período de tempo, que pode ser uma hora, um dia ou uma semana, de acordo com os objetivos da análise e as dimensões da empresa. 

Indicadores de desempenho estratégico 

Os indicadores de desempenho estratégico, por sua vez, referem-se à análise da capacidade das empresas em atingir os objetivos estratégicos definidos no plano. 

Nesse sentido, uma das ferramentas mais conhecidas é o Balanced Scorecard (BSC), que permite uma visão integrada das atividades do negócio e visa definir estratégias de gestão sob quatro perspectivas: 

  • Processos; 
  • Clientes; 
  • Financiamento; 
  • Crescimento.

Cada um deles é necessário para garantir o crescimento de longo prazo das empresas, independentemente do segmento em que atuam. 

Por exemplo, uma padaria deve prestar atenção às atividades relacionadas à produção de alimentos, solicitar feedbacks aos clientes sobre produtos e embalagens, como caixas de papelão para doces e salgados personalizadas

Para obter um bom desempenho financeiro, você também precisa cuidar das finanças da empresa e analisar oportunidades de crescimento e posição de mercado. 

Gestão empresarial em 8 etapas 

Outra forma de implementar a gestão empresarial, que também pode ser utilizada por empreendedores de diversas áreas, são as seguintes etapas: 

1. Conhecer a realidade da empresa 

Os empreendedores devem estar atentos aos erros e acertos das suas operações. O planejamento do negócio pode ajudar a prevenir problemas mais sérios e agilizar a tomada de decisões. 

Empreendedores que podem medir mais facilmente os pontos fortes e fracos de uma empresa, podem criar estratégias mais confiantes e de alta qualidade. 

2. Avalie o desempenho dos funcionários 

As empresas podem obter melhores resultados por meio do desempenho dos funcionários. Por isso, é importante que os colaboradores estejam sempre atentos ao que estão fazendo e motivados para alcançar seus objetivos diários. 

O feedback positivo e negativo é uma parte importante da gestão de RH porque ajuda a empresa e a equipe a se moverem na mesma direção. 

3. Conheça o mercado 

Entender a realidade do negócio é fundamental, mas entendendo o mercado, os empreendedores podem apostar em tendências que apresentem melhores resultados, para que os projetos permaneçam sempre nos trilhos. 

Exemplos muito comuns disso são a digitalização e gestão de documentos eletronicos ou a automatização de determinados processos de acordo com as necessidades de cada empresa. 

4. Mensuração de riscos 

Toda empresa está exposta a diversos riscos oferecidos pelo mercado, que podem ser minimizados ou aumentados com o auxílio da gestão empresarial. 

No entanto, uma empresa bem estruturada, com planejamento bem definido e riscos estudados, provavelmente verá mais condições para minimizar as ameaças. 

5. Automatize processos 

 As tecnologias estão se tornando cada vez mais importantes na gestão empresarial. A capacidade de acessar dados de produção a qualquer momento ou local usando um serviço em nuvem facilita o gerenciamento de processos. 

Por outro lado, o uso de sensores e dispositivos robóticos garante maior habilidade, dinâmica e precisão na produção. O resultado é um aumento de qualidade e produtividade ao mesmo tempo. 

6. Manter um bom ambiente de trabalho 

Outra coisa importante na gestão empresarial é criar um ambiente de trabalho agradável. É imprescindível que a cultura organizacional promova as relações de equipe entre os colaboradores. 

A comunicação livre é extremamente importante para manter relacionamentos saudáveis ​​entre todos os membros dos grupos de trabalho, e também pode se refletir na qualidade dos processos de negócios. 

7. Divulgar o produto no mercado 

Para atingir o número máximo de clientes, a disseminação de informações é essencial e pode ser feita por meio de estratégias de marketing online ou offline junto com iniciativas de RH.

A visibilidade da marca pode gerar interesse entre potenciais consumidores e aumentar significativamente as oportunidades de negócios. 

8. Manter as informações atualizadas 

É bastante comum que os empresários lidem com uma grande quantidade de informações, mas isso não deve impedir a gestão dos processos, principalmente os diários. 

A melhor forma de evitar problemas é registrar todos os detalhes, pois qualquer informação pode ser importante no futuro. 

Por fim, a gestão adequada dos negócios das empresas é uma ferramenta que pode melhorar os resultados. Isso é possível implementando estratégias em todos os setores que aumentam a precisão das operações comerciais.