O uso do E-mail Marketing na estratégia de Marketing Digital de Empresas B2B

O e-mail marketing possui um papel muito importante para as empresas, conseguindo levar conteúdos relevantes de forma direta e rápida.

O e-mail marketing é uma comunicação direta com o seu cliente podendo gerar atração e conversão de novos clientes

É uma excelente forma de comunicação quando falamos de estratégias de Marketing Digital de Empresas B2B.

Vamos falar, neste texto, mais detalhes sobre o uso do e-mail marketing nas empresas B2B, sua importância e dicas para você fazer bom uso da ferramenta. Confira!

Como funcionam as empresas B2B?

O termo B2B significa “business-to-business”, em português “empresa-para-empresa”, ou seja, é a comunicação e a oferta de produtos e serviços entre duas empresas.

A negociação ocorre entre pessoas jurídicas, as empresas, diferente do que costuma ocorrer no marketing B2C (Business to Consumer – Empresa para consumidor).

No B2C as empresas vendem seus produtos/serviços para o consumidor final, para pessoas físicas, que no geral compram por impulso e onde há muita competição pelo melhor preço.

No geral, podemos diferenciar as empresas B2B para a B2C tendo base o seu tipo de cliente. No primeiro caso a venda é feita diretamente para outra empresa, já no segundo caso, a venda é feita diretamente para uma pessoa física.

É preciso entender que o marketing digital para esses dois modelos de negócio são diferentes, por isso as estratégias devem ser direcionadas especificamente para cada tipo de cliente, realizando um planejamento melhor de ações e relacionamento.

Podemos dar como exemplo, uma Empresa de Tubos de Aço que precisa comprar produtos para oferecer aos seus clientes.

A relação da empresa de tubos geralmente acontece entre outras empresas, um negócio B2B, no qual ela vende seus tubos e demais produtos para outras empresas, como as da área de construção civil ou indústria.

Já um serviço de Cuidador de Idosos, por exemplo, funciona diretamente com o consumidor final, ou seja, famílias e pessoas que precisam de um cuidador, seja para seu parente mais idoso ou alguém com uma necessidade específica.

Entenda como é o Marketing B2B 

O Marketing B2B precisa ser bem elaborado, para que uma empresa (fornecedora de produtos ou serviços) possa continuar sendo parceira fiel da outra empresa cliente.

Uma empresa que vende serviços, como por exemplo, BI para construção, precisa continuar se atualizando e realizando treinamentos com seus funcionários.

A mesma empresa que fornece o serviço de BI deve mostrar, constantemente para a construtora cliente, que eles entendem do assunto e estão sempre levando o melhor da técnica para a empresa. Para que assim possam continuar negociando.

Empresas B2B trabalham com valores muito mais elevados, afinal são empresas que fornecem produtos em grandes quantidades para as outras poderem revender, ou serviços para uma grande equipe da outra empresa, por isso o atendimento precisa ser diferenciado.

Geralmente o marketing B2B é mais delicado, afinal, empresas jurídicas podem mudar de fornecedor, de parceiros, então o prejuízo será ainda maior do que no negócio B2C em que a empresa perde um cliente, mas ganha outros facilmente.

 

A importância do E-mail Marketing

O e-mail marketing sendo usado de forma correta e respeitosa consegue ser uma ferramenta muito eficiente, afinal hoje todo mundo utiliza o e-mail, seja pelo Hotmail (Outlook), Gmail, Yahoo, etc.

Existe ainda muita gente utilizando o e-mail de forma errônea, ou seja, sem a permissão do usuário, conteúdos conhecidos como “spam”, sendo uma forma inconveniente de transmitir sua mensagem.

O ideal é atrair seu público e disponibilizar um formulário pequeno, no qual o usuário manifesta seu interesse pelos conteúdos da empresa e permite o envio de informações por e-mail.

Pelo contrário do que muita gente pensa, o e-mail marketing não morreu, ele está cada vez mais presente nas estratégias de marketing das empresas.

São diversas as pessoas que utilizam e-mail, e é muito difícil encontrar alguma empresa que não faça uso dessa ferramenta.

O e-mail marketing é uma estratégia tão eficaz que consegue aumentar bastante a relevância da sua marca entre seus leads.

Com o uso do e-mail marketing é possível analisar o alcance da mensagem e verificar se todos os seus contatos, de fato, receberam e abriram seu e-mail.

É possível personalizar o e-mail marketing, colocando o nome da empresa e também melhorando a comunicação com seus clientes B2B.

Dicas para usar o e-mail marketing em empresas B2B

Para continuar vendendo seus produtos e/ou serviços para outras empresas é preciso trabalhar em um bom atendimento, na oferta de bons produtos e serviços, além de manter um relacionamento constante e harmonioso.

É preciso fortalecer o marketing digital da sua empresa com seus clientes, e uma ferramenta que ajuda muito nessa questão é o e-mail marketing. Enviando conteúdos, novidades e esclarecendo dúvidas com rapidez e eficiência.

O e-mail marketing é uma ferramenta excelente já que envia informações e comunicados diretamente para o seu cliente.

Então, caso sua empresa seja fornecedora de algum produto e não vá funcionar ou conseguir entregar os itens em um dia específico, o e-mail marketing ajuda a levar essa mensagem para toda a equipe da empresa cliente, de forma mais rápida, direta e profissional.

No marketing B2B a sua empresa precisa vender a imagem, mostrando sua relevância para a outra continuar querendo seus serviços e produtos. Caso queira atrair mais clientes, o e-mail marketing também ajuda.

É importante também que seu e-mail marketing seja diferente para cada tipo de empresa cliente, afinal cada uma possui seu nicho e forma de trabalhar. Não é interessante enviar a mesma mensagem para todos os seus clientes, é preciso segmentar melhor seus conteúdos e atender as necessidade de cada um.

Então, nossas dicas para melhorar o marketing e o uso de e-mail marketing da sua empresa com seus clientes B2B são:

  • Entender cada um dos seus clientes;
  • Personalizar e segmentar as mensagens;
  • Cativar seus leads pelo e-mail para que se tornem clientes;
  • Manter um bom relacionamento com os clientes atuais;
  • Usar sua criatividade, realizar pesquisas e testes com seu público.

 

Quem pode te ajudar no uso de E-mail Marketing para empresas B2B

Se você entendeu a importância do uso do e-mail marketing e demais ferramentas de marketing digital para sua empresa, mas ainda não sabe por onde começar, podemos te ajudar!

Atualmente há diversas empresas oferecendo serviços ou pacotes de ferramentas de automação de marketing que podem ajudar sua equipe de marketing ou sua empresa, de forma direta, a cativar seu público e expandir sua marca.

Há, por exemplo, quatro Planos do E-goi, para pequenas a grandes empresas, oferecendo diversas ferramentas de automação de marketing, inclusive formas mais fáceis e rápidas para melhorar o envio de e-mail marketing da sua empresa para seus clientes.

Caso você queira uma equipe de marketing ou mais serviços da área, você também pode contar com uma Agência de Marketing Digital em Goiânia para tirar todas as suas dúvidas, mostrar a importância das ferramentas e trabalhar as melhores estratégias de marketing para sua empresa.

O importante é você entender que o marketing digital é uma excelente forma de vender mais, e o e-mail marketing uma ferramenta essencial para atrair novos clientes e manter os antigos e atuais. Não deixe de investir no sucesso da sua empresa!

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog AllQ Agência de Marketing Digital em Goiânia, agência especializada em Google que desenvolve projetos e estratégias para alavancar seu negócio.