Empresas pet friendly trazem benefícios ou estresse aos animais? Entenda

Com a volta do trabalho presencial, novas dinâmicas foram tomando forma nos escritórios, trazendo um novo jeito de ver o trabalho e uma nova tendência tem chamado a atenção das empresas, o pet friendly.

O que é pet friendly?

Quando dizemos que algo é pet friendly estamos dizendo que os animais de estimação são aceitos naquele lugar.  Isso vale para:

  • Restaurantes;
  • Shoppings;
  • Padarias;
  • Mercados
  • Entre outros.

E agora vale também para empresas. Isso mesmo, escritórios estão começando a aceitar que seus funcionários levem seus animais de estimação em determinados dias da semana.

Mas se engana quem pensa que reunir animais em um escritório é uma tarefa fácil, pois não é mesmo, exige que todos cooperem e se programem para que tudo saia do jeito que se espera. 

Além disso, é necessário preparar o ambiente para receber os bichinhos, e os donos devem levar coisas como a comida favorita do animal, tapetes para pet, que são usados para as necessidades deles, entre outras coisas, como brinquedos, por exemplo.

Estamos aqui para te mostrar como essa nova dinâmica ajuda de diversas formas a empresa, mas também reservamos um tópico para falar como isso pode afetar os animais.

Como funciona essa dinâmica com a empresa?

Para começar, vamos falar de onde surgiu essa ideia de empresas serem pet friendly. 

Na verdade, essa explicação é muito simples, vendo que os funcionários estavam em um ritmo completamente diferente por causa da pandemia, as empresas começaram a perceber como a presença dos animais de estimação são importantes para os funcionários. 

Um estudo divulgado pela revista Forbes, mostra que conviver com animais de estimação no ambiente de trabalho diminui o estresse, fazendo com que a pessoa se sinta menos cansada.

Além disso, outro estudo feito pela Universidade de Michigan Central apontou que tanto cães como gatos deixam as pessoas mais confiantes e colaborativas, isso quando estão presentes no ambiente corporativo. 

Mas como em tudo na vida, para que tudo isso aconteça é necessária uma preparação de parte da empresa, como uma agenda para manter o controle, onde os donos marcam o dia e o horário em que vão levar seus pets.

Como mencionado, a empresa costuma preparar o local para receber os animais, porém, é responsabilidade do dono limpar as necessidades do seu animal e verificar se ele comeu ou não.

A segurança também deve ser levada a sério, janelas e portas devem se manter fechadas, para que nenhum animal acabe fugindo. 

Benefícios de trazer o pet ao trabalho

Voltando ao fato de que os animais de estimação trazem mais felicidade para o ambiente de trabalho, precisamos falar de como o clima fica muito mais positivo, quebrando um pouco da rotina em que as pessoas não tiram o olho do computador. 

A produtividade também aumenta quando temos animais nos escritórios, pois as pessoas se tornam mais colaborativas, o que contribui para o resultado de projetos na empresa.

No entanto, precisamos pensar se tudo isso também é bom para os animais, afinal são eles que passaram um dia inteiro em um ambiente fechado com outras pessoas e animais. 

Analise se o seu animal está pronto para socializar com outras pessoas, e se outros animais não o deixam estressado, principalmente no caso de gatos, que não são muito sociáveis. 

O importante é pensar no bem-estar do bichinho, e em como ele vai reagir a essa mudança de ambiente, se isso realmente vai ser bom para ele, e como isso vai afetar a rotina dele dentro de casa também. 

Sabemos que o ambiente corporativo pode ser estressante, e como seu animalzinho pode fazer toda a diferença no seu humor, mas também não deixe de pensar se isso vai fazer ele feliz.