Endomarketing: entenda a relevância para sua empresa

O endomarketing é uma atuação da área de comunicação visando criar ações e estratégias voltadas para o público interno de uma empresa, exclusivamente para colaboradores. 

As ações de endomarketing podem possuir diversos objetivos diferentes e devem ser trabalhadas de acordo com as necessidades da empresa e está voltada a atrair, integrar e engajar os funcionários. 

Dessa maneira, o endomarketing é uma boa forma de melhorar a imagem de uma organização perante os seus funcionários. Com isso, uma série de benefícios podem ser alcançados, tais como a diminuição da rotatividade de funcionários 

Nesse sentido, o texto abaixo irá explicar mais sobre o que é o endomarketing, quais as suas vantagens e como ele acontece dentro das empresas. 

No que consiste o endomarketing? 

Endomarketing é uma estratégia conhecida como marketing interno que visa atingir seu público interno. O objetivo do endomarketing é deixar os colaboradores da empresa satisfeitos com suas condições de trabalho e de vida nas empresas. 

Um exemplo que podemos usar é de uma empresa que desenvolve manutenção de sites. Quando  uma estratégia de endomarketing está em prática, funcionários satisfeitos tendem a compartilhar a imagem positiva que a empresa cria para eles, tornando a empresa conhecida não apenas por seus serviços, mas também pela forma como cuida de seus funcionários. 

Dessa forma, o endomarketing cria uma percepção mais humana da empresa e faz com que as pessoas de fora sintam certa admiração por determinadas empresas.

Como acontece o marketing interno nas empresas? 

Sabendo que o endomarketing é uma estratégia voltada para a parte interna da empresa, é preciso ser capaz de reconhecer todas as dificuldades e necessidades que a equipe de colaboradores passa em seu trabalho. 

Portanto, este é o primeiro passo que deve ser concluído para implementar adequadamente o inbound marketing em um ambiente de negócios. 

1) Planejamento 

Como todas as ações de marketing implementadas, é necessário planejar o que será implementado no futuro. Por meio do departamento de RH das empresas, eles precisam entrar em contato com os funcionários desse ambiente para saber o que  pensam sobre a  organização. 

Dessa forma, questões como “o que pode ser mudado”, “como a empresa pode ajudar os funcionários a trabalharem” e “o que precisa ser reformado” para se ter uma visão da situação. 

Seguindo essa lógica,  as empresas podem  realizar pesquisas de satisfação com  seus pesquisadores. 

Ao contrário da crença popular, essa pesquisa não pode e não deve ser limitada a consumidores corporativos. Nesse sentido, o setor de RH pode desenvolver pesquisas para encontrar formas de atender às necessidades dos colaboradores. 

Com isso, por exemplo, uma empresa de impressão 3D pode implementar atitudes adequadas visando a melhoria da qualidade e  saúde do ambiente de trabalho. 

Além disso, sugestões de funcionários podem ser aceitas para dar voz àqueles que muitas vezes têm mais conhecimento sobre o processo produtivo da empresa, como no exemplo citado, os trabalhadores da “empresa” podem ter preocupações.

2) Implementação 

Considerando as medidas de endomarketing, o próximo passo é melhorar o ambiente de trabalho dos colaboradores e implementar tudo o que foi aprendido. 

Já devem ser realizados levantamentos satisfatórios para verificar se foram feitas  mudanças ou não. 

As iniciativas de integração são uma forma interessante de promover a melhoria do ambiente de trabalho. São essencialmente atividades que visam fazer com que os colaboradores se sintam necessários para o funcionamento da empresa. 

Por exemplo, uma empresa com especialização em implantodontia utiliza essas iniciativas para reconhecer a importância do trabalho de seus funcionários durante os serviços de saúde. 

Isso pode ser feito por meio de atividades especiais, como “happy hours” e festas de fim de ano, momentos em que as organizações desejam aumentar a camaradagem e a intimidade entre  seus funcionários. 

Outra forma interessante de integrar os colaboradores da empresa é criar grupos de estudos para  troca de conhecimento e experiência para possibilitar o crescimento espiritual dos colaboradores. 

Assim, por exemplo, uma empresa de criação de sites Curitiba,  ao perceber que existem interesses comuns no ambiente organizacional,  como o futebol, pode influenciar na formação de grupos que permitam a integração dos funcionários fora do ambiente de trabalho. 

Para além desta estratégia de endomarketing, estão ainda disponíveis várias outras técnicas, tais como: 

  •  Organização de eventos empresariais; 
  •  Participação em oficinas; 
  •  Ministrar cursos e palestras para a comunidade; 
  •  Promoção de relações públicas; 
  •  Criação de vídeos institucionais; 
  •  Valorização de bons funcionários; 
  •  Treinamento e qualificação de funcionários; 
  •  Agradecimento pelo trabalho realizado; 
  •  Elaboração de plano de carreira; 
  •  Participação do pessoal no desenvolvimento da empresa; 
  •  Comunicação interna melhorada; 
  •  Promoção de palestras motivacionais; 
  •  Entre outras diversas técnicas.

3) Medição 

Depois que todas as estratégias apropriadas de marketing interno foram concluídas, é hora de praticar a medição de resultados. No entanto, é importante lembrar que essa medição pode ser feita já durante os procedimentos planejados. 

A empresa pode, portanto, simplesmente continuar a realizar pesquisas satisfatórias para medir a mudança antes, durante e após a implementação das medidas. 

Quais são os benefícios para as empresas? 

Um bom trabalho de marketing interno leva a uma ótima produtividade. Isso porque, quando os colaboradores de uma determinada organização  se sentem satisfeitos e motivados com o seu trabalho, conseguem prestar seus serviços de forma mais objetiva, proativa e rápida, o que traz retornos interessantes para as empresas. 

O departamento financeiro de uma empresa de instalação de aquecedor solar terá sucesso em seu trabalho baseado na motivação no orçamento de energia solar com muito mais entusiasmo, tentando se destacar dos demais na organização.

Além disso, os colaboradores da empresa tornam-se ainda mais leais e comprometidos com as metas estabelecidas por seus superiores. 

Portanto, uma empresa que se sente por seus funcionários e sempre tenta aceitar  suas necessidades e sugestões diárias pode afetar diretamente a forma como os funcionários veem seu papel ali. 

Com isso, por exemplo, uma fábrica de etiquetas de código de barras consegue manter seus melhores funcionários dentro da empresa, pois eles se tornam fiéis a ela. 

Outro detalhe muito importante é o resultado do investimento da empresa em endomarketing, pois aprimorar a  capacitação dos colaboradores, oferecer treinamentos e  cursos na organização é um fator importante para que os colaboradores se sintam  valorizados quando sua competência essencial pode ser explorada. 

Assim, por exemplo, uma empresa que vende ecobags personalizadas pode oferecer aos seus funcionários cursos e treinamentos especiais que os capacitam a responder melhor às mudanças e demandas do mercado em constante mudança.

Permite ao técnico de assistência completar um curso profissionalizante, para que as suas competências retribuam a rentabilidade da empresa. 

Além disso, vale a pena investir em treinamento e um serviço especializado em segurança do trabalho. Isso porque  acidentes na linha de produção de uma indústria podem reduzir a capacidade produtiva desta empresa. 

Considerando as informações de marketing interno fornecidas acima, pode-se observar que esse aspecto do marketing pode fazer parte da cultura organizacional da empresa para garantir o comprometimento dos funcionários.