escolas

Estruturação do espaço de escolas e divisão das idades

As escolas são instituições fundamentais para o desenvolvimento de qualquer pessoa. Pelo menos, nos 17 primeiros anos de vida, as pessoas passam mais tempo nas escolas do que em qualquer outro lugar, principalmente, se estudam em escolas integrais particulares, que é cada vez mais comum e necessário.

Dessa maneira, as escolas particulares existem para todas as idades, começando nos bebês, nas chamadas creches. As creches são divididas em diversas salas, cada uma recebendo bebês de idades diferentes.

Conforme as idades vão avançando, esses bebês trocam de sala, e consequentemente mudam seus professores e educadores.

Em alguns países é obrigação do governo propiciar creches para todas as pessoas, além das escolas mais avançadas, como os ensinos fundamental e médio.

No entanto, existem também as instituições particulares que, normalmente, recebem uma quantidade menor de alunos, o que pode ser uma coisa vantajosa, já que fica mais fácil dos profissionais prestarem maior atenção aos bebês presentes.

Divisão das escolas

As creches particulares são melhores divididas. Dos 4 meses até os 2 anos de idade, normalmente, os alunos ficam nos bercarios particulares. Depois disso, ainda existem os maternais 1, 2 e 3, e o pré.

Essa divisão é fundamental para que os educadores saibam como planejar os conteúdos e as atividades que serão passadas para desenvolver os bebês desde pequenininhos.

Além disso, impede que crianças de 5 anos, por exemplo, estejam na mesma sala de um bebê recém nascido, o que em muitos casos poderia ser bastante problemático.

Além das creches tradicionais, existe também o colegio educandario. Nesse tipo de colégio, voltado também para o cuidado desses bebês, as ações são mais voltadas para o estímulo sensorial e desenvolvimento criativo das crianças, tornando os ensinamentos menos burocráticos e explorando a diversão e a capacidade cognitiva dos bebês.

Muitos pais acabam preferindo botar seus filhos nessas instituições, pois elas podem ser vantajosas em relação às creches tradicionais, estimulando alguns aspectos pouco explorados em outros espaços.

Desenvolvimento extra e preferência dos pais

Conforme as crianças vão crescendo e avançando na idade, os conteúdos passados são aprimorados, mas, além disso, é necessário que exista uma variedade maior de opções de conteúdos extras para as crianças estimularem suas criatividades e trabalharem seus potenciais.

Nas escolas de ensino fundamental, por exemplo, elas passam a ter os primeiros contatos com matérias colegiais tradicionais, como história, geografia, ciências, línguas e matemática.

No entanto, para que as crianças não se sentem entediadas e até sufocadas com esses conteúdos menos divertidos, é fundamental que as instituições proporcionem uma variedade maior de ensinamento, que fuja um pouco dessa tradição.

O campo artístico, por exemplo, é um dos mais trabalhados nesse quesito. Pintura, teatro, e principalmente, a música, são estudos que estimulam a criatividade das crianças e costumam ser mais divertidos que as matérias escolares.

Vendo isso, os pais acabam muitas vezes optando por um colégio específico para seus filhos que proporcionem esses tipos de atividades, saindo em vantagens em relação aos concorrentes.

Aula de canto para iniciantes, por exemplo, é um tipo de ensinamento bastante interessante e fácil de ser aplicado, já que não precisa de muito investimento para a realização das aulas de canto.

É necessário apenas alguns aspectos importantes, tais como:

  • Espaço adequado;
  • Profissionais qualificados;
  • Equipamentos como microfones e gravadores;
  • Flexibilidade nos horários.

Outro aspecto importante que acaba sendo determinante na escolha dos pais em relação às escolas que seus filhos vão estudar, é a alimentação.

Muitas vezes os filhos acabam necessitando da alimentação coletiva proporcionada pelas merendas escolares, visto que as vezes as condições financeiras das famílias são bastante precárias.

Composição do espaço

Uma escola completa precisa de alguns espaços principais para atender adequadamente às demandas dos alunos, como bibliotecas, quadras esportivas, pátios, salas de estudo, salas de aula, entre outros.

Além disso, conforme as idades vão avançando, as escolas devem criar ainda mais soluções para atender essa demanda.

Em colégios de ensino médio, por exemplo, em que muitos alunos já buscam entrar no mercado de trabalho ou nas faculdades, as escolas precisam ser um lugar acolhedor, possibilitando que os alunos tenham total conforto para estudarem para seus objetivos.

Um ambiente de estudo para concurso, por exemplo, é uma ideia bastante interessante, visto que muitos alunos do ensino médio pensam em prestar concursos públicos quando terminarem o período escolar obrigatório.

Controle do acesso nas escolas

Por fim, precisamos abordar outro aspecto fundamental do funcionamento das escolas, que é a segurança. Controlar o acesso das pessoas que entram no ambiente escolar é fundamental, e por isso, é preciso que também haja o controle de trabalho dos profissionais.

Sempre que os trabalhadores chegarem nas escolas, eles precisam carimbar o relógio ponto digital, que é um dispositivo que realiza esse controle, assegurando que apenas os profissionais certos estão entrando nas escolas.