Gestão industrial: o que um bom ERP precisa oferecer!

Todo empreendedor é responsável por criar estratégias que impulsionam o crescimento da sua empresa. Mas o sucesso está ligado a diversos fatores, como a qualidade do produto que será vendido, a credibilidade da marca, aceitação do público em relação às mercadorias e a forma com que a gestão interna ocorre.

 

A ideia é integrar os pontos de atenção para construir uma gestão eficiente e conforme as necessidades da instituição. Por isso, sistemas como o ERP são ferramentas desenvolvidas para melhorar diversos aspectos numa organização, otimizando aquilo todo o esforço braçal dos colaboradores.

 

“Pesquisa desenvolvida pelo IDG Research Services mostrou que empresas que utilizam sistemas ERP (sistemas integrados de gestão empresarial)  têm crescimento 35% mais rápido e produtividade 10% maior do que as que não possuem acesso a soluções similares.”

 

Neste estudo ficou claro que as companhias que adotaram um sistema de gestão para as operações diárias conseguem mais acessibilidade, usabilidade, qualidade e inteligência de dados para tomar decisões mais estratégicas.

 

Por isso, é importante saber como escolher o software para sua empresa, entendendo quais recursos são indispensáveis para rotinas operacionais e administrativas. Então, continue a leitura e saiba todas as técnicas para fazer uma boa escolha!

ERP é a solução ideal 

 

Para garantir um crescimento saudável nas indústrias, a implementação de um sistema ERP é necessário. Afinal, essa ferramenta consegue automatizar tarefas manuais, facilitando o dia a dia nas principais áreas da instituição e integrando o controle de estoque, financeiro e, até mesmo, as vendas. 

 

Os dados quando armazenados e centralizados fornecem insights para melhorar as estratégias das indústrias e ajudam as equipes a trabalharem com mais organização, acessando as principais informações em um único lugar. 

 

Também vale ressaltar que empresas que utilizam o ERP, ao economizar tempo e burocracias desnecessárias, diminuem os riscos de informações desencontradas, falhas de comunicação e fraudes.

O que um ERP precisa ter

Ter um sistema de gestão poderá melhorar todas as áreas que compõem seu empreendimento. Mas, para isso ele precisa oferecer os seguintes benefícios:

 

Painel de bordo: uma solução para os usuários terem um conhecimento rápido dos dados importantes para eles, exibidos em apenas uma tela;

 

Compras: funcionalidades que irão lhe ajudar a obter maior controle no momento de realizar compras de insumos ou serviços; 

 

Materiais: funcionalidades para controlar o abastecimento de materiais, sejam eles, para fabricação de produtos, entrada de matéria-prima, material de expediente, material de limpeza, contratação de serviços, etc;

 

Produção: oferecer recursos para controlar os processos produtivos, como engenharia de produto, ordens de produção, apontamentos;

 

Comercial: recursos que simplifiquem o processo de vendas de toda a sua equipe, desde a emissão de um orçamento até confirmação de recebimento da mercadoria pelo cliente; 

 

Financeiro: controle total das finanças da empresa, integrando processos junto ao seu banco, reduzindo a inadimplência, provisionando caixa, controlando pagamento de comissões, acompanhando o saldo dos caixas e bancos;

 

Controladoria: possibilidade de extrair  informações para tomadas de decisões, entrega de obrigações legais e integração com software de terceiros.

 

Expedição: funcionalidades para facilitar o processo de carregamento, acompanhamento da entrega e cálculo do frete sobre suas vendas.

Tecnologia e usabilidade

Os sistemas ERP mais modernos são oferecidos na nuvem — ou seja, não precisam que a empresa tenha a sua própria infraestrutura para manter um servidor local.

Esse tipo de software garante um banco de dados unificado e oferece redundância, para o caso de acontecer alguma catástrofe no data center.

Indústrias que adotam esse modelo precisam ter cuidado com sua segurança de dados, sempre se certificando de que estejam seguros no sistema em nuvem, por meio de senhas complexas e diferentes níveis de acesso.

Além disso, opte por fornecedores que ofereçam um suporte eficiente como um diferencial: ter um técnico disponível para tirar suas dúvidas caso haja algum problema.

Também é importante que a plataforma escolhida seja de fácil uso e intuitiva, diminuindo erros na inserção de dados e compreensão das informações.

Considerações Finais

Um ERP deve gerir todos os processos de maneira flexível e ágil, trazendo uma enorme redução de custo operacional para a empresa. Para implementá-lo é preciso definir os responsáveis de cada setor e direcionar o treinamento correto.

Vale destacar que a empresa deve analisar os impactos na rotina, gerenciar as mudanças no dia a dia dos colaboradores. 

Nesse sentido, para que a implantação ocorra com sucesso, todos os colaboradores precisam estar comprometidos, principalmente os gestores, já que a colaboração dos líderes influencia na opinião dos demais.

Esse artigo foi produzido pela Equipe Sensio. Para saber mais sobre esse e outros assuntos, acesse nosso site.

 

Até a próxima!