Leads qualificados: o que são e como conseguir?

Com a evolução do marketing comum para o Marketing Digital, que fez com que as negociações online com leads de qualidade crescessem exponencialmente. 

Por esse motivo, não é de se admirar que empresas do mundo todo tenham investido dinheiro em agências para conseguir captar leads qualificados e transformá-los em clientes. 

Esse serviço pode ser feito tanto por equipes que trabalham nas redes sociais quanto por uma agência de SEO com foco em tráfego orgânico, que será fundamental para o site em questão estar em um bom ranqueamento nas buscas do Google. 

Mas uma dúvida que não quer calar e que desperta a curiosidade de todos iniciantes no mundo do marketing é: como conseguir leads qualificados?

Antes de conferir exatamente como conseguir os leads de alta qualidade, é importante ter conhecimento sobre o que eles são. Afinal, um lead qualificado pode se tornar um cliente em potencial no futuro. 

O que são leads?

Quem possui site ou está atuando no meio digital através da internet sabe que nem todas as pessoas que buscam ou visitam sites de empresas estão apenas com a intenção de compra. 

Algumas vezes essa visita serve para matar a curiosidade ou, em alguns casos, até mesmo para fazer uma análise de concorrência. 

Sabendo disso, conseguir diferenciar aquelas pessoas que possuem a real intenção de adquirir os serviços ou produtos oferecidos das outras que estão no site apenas para observar será um fator-chave para conseguir aumentar as vendas. 

Logo, uma equipe otimizada para atuar apenas na captação de leads qualificados pode surtir grande efeito, visto que, para classificar os leads que podem também ser chamados de clientes em potencial, uma série de fatores precisam ser levados em consideração. Os mais importantes são: 

  • Poder aquisitivo; 
  • Fazer parte do público-alvo; 
  • Ter intenção de compra; 
  • Entre outros.  

Para uma pessoa “comum” se tornar um lead, ela precisa buscar iniciar uma comunicação com a empresa no momento da visita ao site, seja fornecendo meios de contato, seja fornecendo apenas dados como um e-mail, assim ela automaticamente se tornará um lead. 

No entanto, para ser considerado um lead qualificado, ainda precisam ser presenciadas algumas atitudes, como adequação ao perfil do público-alvo que o site deseja atingir e demonstração de interesse de compra dos produtos ou serviços que estão sendo ofertados.

Como conseguir leads qualificados

Sabendo o que são leads e quais passos devem ser seguidos para se tornar um lead qualificado, é importante ter conhecimento sobre como consegui-los, não é mesmo? 

Para isso, diversas estratégias funcionais, com as ferramentas certas, podem auxiliar as equipes de marketing.

Estratégias

Conseguir transformar uma pessoa comum em um lead qualificado não é nada fácil, e a melhor forma de fazer isso é através do SEO e do marketing de conteúdo. 

Elaborar um blog com a intenção de educar os clientes e induzi-lo no funil de vendas pode mostrar ao visitante comum que ele possui um problema que precisa ser resolvido e que a resolução disso se encontra em seus produtos ou serviços.

Captação de clientes

Além da convencional estratégia de captação de clientes, é possível encontrar potenciais leads qualificados através dos sistemas de CRM que prometem ajudar nessa missão. 

Geralmente, eles conseguem criar um banco de dados com potenciais pessoas que fecharem negócio com sua empresa, trazendo todos os dados para que a equipe de marketing entre em contato e busque realizar a conversão via e-mail marketing, por exemplo.

Existem diversas formas de conseguir um lead qualificado. Para conseguir fazer isso da melhor forma, será necessário estudar quais métodos darão certo para o negócio em questão. 

Afinal, estratégias que funcionam para um tipo de negócio podem não ter o mesmo efeito em outros.