Você gosta de se vestir de acordo com as tendências do momento? De estar sempre na moda e receber elogios pelo seu estilo? Então, este texto é para você!
Aqui, vamos falar sobre o ciclo de tendências do mundo da moda, como elas surgem e como influenciam o que está no seu guarda-roupas. Confira!
O ciclo da moda
Antes de mais nada, é importante entender o ciclo da moda. Ele nada mais é do que o ciclo de “vida” de uma tendência, relacionando a quantidade de pessoas que aderiram a ela e o intervalo de tempo.
Olhando dessa forma, é possível entender as diferentes etapas pelas quais uma tendência passa:
- Lançamento;
- Consenso;
- Aceitação;
- Consumo;
- Cópia.
E por fim, a massificação (possivelmente, quando você consegue encontrá-la nas seções de moda feminina com desconto) e desgaste.
Tipos de tendências
Existem 2 tipos de tendências, e uma das formas mais fáceis de diferenciá-las é considerando o seu ciclo de vida. Os tipos são:
Tendências de fundo
Também chamadas de macrotendências, as tendências de fundo são mais perenes, influenciando a moda, a sociedade, a cultura e até o consumo por períodos mais longos de tempo.
Elas são consideradas grandes movimentos socioculturais, e não existe um tempo definido para que ela dure.
Tendências de ciclo curto
Já as tendências de ciclo curto, como o nome já indica, são passageiras. Também conhecidas como microtendências, elas surgem, alcançam um pico rapidamente e logo desaparecem.
É algo realmente momentâneo e que costuma ter muita adesão, mas que logo se enfraquece e “sai de moda”.
Categorias de tendências
Além dos tipos de tendências, que as classificam de acordo com o tempo que ficam em voga, existe também uma categorização. As principais categorias são:
Clássicos
O clássico é atemporal, ou seja, aquilo que não sai de moda, que é sempre encontrado nas lojas e é considerado um item básico, quase um “tem que ter”. Por exemplo, a calça jeans é uma peça clássica. Entra tendência, sai tendência e ela continua sendo vendida e usada no dia a dia.
Modismos
Modismo é um sinônimo para “tendência de ciclo curto”. São exemplos avassaladores, que atingem o pico rapidamente, vendem muito — e muito rápido — e morrem.
Tendências e o ciclo da moda
Quando uma tendência surge, os primeiros a aderirem a ela são chamados de inovadores.
Depois deles, vêm os primeiros adeptos e a maioria inicial, que são considerados formadores de opinião e líderes da moda, servindo como agentes de mudança e levando essa tendência a mais pessoas.
É aí que a tendência chega ao seu pico, atingindo a massa. É nesse momento que ela está no auge e alcançando aqueles que são considerados seguidores da moda.
Depois, começa o declínio e a tendência chega à maioria tardia e, por fim, aos retardatários, para, em seguida, deixar de ser usada e chegar à sua “morte” (ou “hibernação”, já que é comum que voltem após alguns anos).
As tendências estão mais rápidas?
Muitas pessoas falam sobre a sensação de que as tendências têm surgido e passado cada vez mais rapidamente, mas será que isso está acontecendo mesmo? A resposta é: sim e não.
O ciclo dos 20 anos, ou seja, o ressurgimento (e reciclagem) de algumas tendências após 20 anos da sua “hibernação”, ainda existe.
Podemos ver isso claramente com o boom da moda Y2K nos últimos anos, que trouxe de volta peças e estéticas que vimos pela última vez no começo dos anos 2000.
Porém, com as redes sociais e, mais recentemente, o TikTok, realmente vêm surgindo — e se popularizando rapidamente — novas tendências mais frequentemente.
Com a rapidez que a Internet e o nosso cotidiano impõem, as etapas do ciclo da moda nem sempre são cumpridas, podendo ser puladas e, assim, percebemos tendências surgindo e sumindo com uma rapidez nunca antes vista.