omnichannel

O link building ainda é importante em 2021 ?

Fazer estratégia de link building é importante para 2021 ?

Link building muito resumidamente falando nada mais é do que ter sites mencionando o seu site dentro deles.  Sabe aquele jogo antigo chamado War onde o objetivo era termos uma bandeirinha em cada País afim de conquistarmos o mundo? Pois bem, quanto mais ” links” do nosso site espalhados por aí, melhor para conquistarmos as primeiras posições do Google para nossas palavras chaves principais.

Qualquer site que mencione o meu site tem a mesma relevância?

Não… o importante é que os sites que tenham 1 link do seu site dentro seja com boa reputação, boas métricas e principalmente um bom volume de acessos a esse site. Como no jogo War, dependendo do País que você conquistasse, você estaria mais perto ou mais longe de ganhar a ” Guerra”. Então na Web não é diferente.

Reputação+ Volume de acessos+ afinidade de categoria = sucesso no ranking do Google.

Digamos que você possua um Ateliê de Costuras em Sp especializado em ajustes de roupas , e você queira ranquer o termo Ateliê de Costuras afim de atrair mais pessoas que precisem ajustar roupas. Então você cria uma estratégia de Guest post para colocar 1 ou 2 links do seu site nesse Post e ver com alguns conhecidos a possibilidade deles incluírem nos blogs ou nos sites afim de ajudar você. 

São diversos fatores que farão com que seus links tenham um peso bacana pro Google ou não. Entre esses ” pesos” estão a reputação do site que você vai conseguir que inclua 1 link seu. Se o site tiver bom tráfego digamos que terá peso 1. Se além do bom tráfego o site tiver uma nota alta d Ranking, terá peso 2.  Agora, se o site tiver bom tráfego, boas métricas e for do mesmo segmento que o seu site, aí você terá nota máxima e o Google dará Extrema relevância para seus links.

Voltando ao ateliê de costuras que faz consertos e reformas de roupas, digamos que um site com bom volume de tráfego+ boas métricas, porém esse site fale sobre Informática e não sobre reforma de roupas coloque seu link, não terá o mesmo ” peso”, a mesma influência de que um site que seja do mesmos segmento.

Ou seja, é uma série de detalhes que você deve ficar atento para melhorias.

Onde encontrar as métricas para conferir as pontuações dos sites?

Para consultar a autoridade de um site temos gratuitamente o link da ahrefs onde mostrará pra você a pontuação do site de 0 a 100.  Já para conferir o volume de tráfego( não 100% preciso) você pode usar o link da UberSuggest do neil patel .  Com os dados da pontuação do site + volume de tráfego é hora de você analisar os sites.

Como faço para conseguir sites que incluam um  link do meu site?

Não é fácil conseguir, é um assunto polêmico mas há grupos na Internet onde chamam de ” Troca de Guests posts”, e termos assim. Então basicamente você terá que ter um site de boa reputação e ceder espaço para que escrevam posts para você incluir em seu site, assim como você escrever posts para incluir nos sites de terceiros.

Entretanto, o caminho é longo para que um site alcance alta pontuação e tráfego no Google, e se o seu site está com pontuação baixa dificilmente você conseguirá a atenção dos melhores sites. Nesses casos , provavelmente você só consiga incluir links seus em sites com menor volume de tráfego, com pontuação baixa e que muitas vezes não tenha nada a ver com seu seguimento. Mas não desanime; comece devagar mas comece.

Compra de link builindg.

O assunto é muito polêmico mas há sim a compra de links em toda a internet, inclusive de blogs privados chamados Pbns, com ótimas métricas( se atente para o volume de acessos baixo ou alto). E uma estratégia bem feita de links vai melhorar muito os acessos ao seu site.

Incluir 1 link em algum Post antigo para dar relevância.

Há quem venda a inclusão de 1 link dentro de um Post mais antigo com boas métricas a pedido do cliente.  Vamos dar um exemplo claro .

Digamos que você tenha uma empresa que venda Filhotes de cachorros, e aí naquele link do Uberuggest do Neil patel você colocou um site que fala de bichinhos de estimação e viu lá um Post que bomba sobre filhotinhos. Você pode entrar em contato com a blogueira ou blogueiro dono do site e perguntar se ele ou ela aceita você incluir 1 link naquele post específico, na palavra chave específica( que você escolher ou se puder acrescentar) e aí se a pessoa aceitar ela lhe dará o preço.

Posts antigos tem a mesma relevância de um novo Post?

Segundo estudiosos do Google, não.  Pois o crawler do google ( buscador) uma vez que ele já analisou o Post e o indexou no Google, quando o fizer novamente, não terá o mesmo peso. Todavia, sendo um post que dá muito acesso e tendo tudo a ver com seu segmento, se for um valor bacana para incluir 1 link do seu site, vale muito a pena sim pois você terá 1 site com boa pontuação, ótimo tráfego e total afinidade com seu trabalho.

Link building- Investimento de tempo e dinheiro.

Se aprofundar em link building significa horas e horas de estudos, de vídeos, de leitura, de aprender com os mais experientes. Porém, há todo um ” Mercado” de vendas de links e muitas vezes vão querer desanimar você a não fazer.  Se você tiver condições de comprar links de qualidade, compre-os. Mas não deixe de estudar a respeito e eventualmente fazer os guests posts( postagem) para incluir nos sites de terceiros, pois se ficar apenas comprando você não aprenderá muito e terá de investir bastante dinheiro.

No entanto, se o seu tempo vale muito e para você compensa pagar ao invés de criar artigos, então pague e monitore os sites afim de ver qual vale mais a pena.  

Então resumidamente o sucesso total na estratégia de Links é incluir seu site em sites que tenham boa nota no Ahrefs, bom tráfego no UberSuggest e que sejam do mesmo segmento que o seu.  Qualquer coisa fora desses 3 eixos o sucesso será menor, consideravelmente.

E aí, bora conseguir uma ” bandeirinha” do seu site em vários outros por aí?