O papel da automação: benefícios na logística moderna

Você sabe o que é automação e como ela ajuda diversos mercados a crescerem? O setor da logística é um dos que mais utiliza a automação para melhorar seus processos. São diversas soluções em automação possíveis, que agilizam tarefas e diminuem erros. 

Entenda o que é automação, por que é uma tendência em diversos mercados e como pode ser aplicada na logística!

O que é, exatamente, a automação?

A automação é um tipo de tecnologia que desempenha um papel cada vez mais crucial na indústria e em outros mercados, proporcionando diversas melhorias, principalmente na eficiência, diminuição de erros e agilidade. 

De maneira geral, a automação envolve a utilização de sistemas para executar tarefas ou processos sem a necessidade da ação humana, ou seja, de forma automática, tudo a partir de uma regra programada. 

Isso pode ser realizado por meio de máquinas, softwares, sensores e sistemas de controle avançados e embarcados. 

A automação é aplicada em vários setores do mercado, indústria, agricultura, logística e muitos outros. Qualquer atividade que possa ser realizada automaticamente, sem influência humana, pode passar pela automação.

Quais os benefícios da automação?

Automatizar processos, independente da área, pode trazer inúmeros benefícios para as empresas. Alguns dos principais são:

  • Aumento da eficiência: tarefas repetitivas realizadas de maneira mais rápida;
  • Redução de erros: reduz a probabilidade de erros humanos;
  • Melhoria da qualidade do produto: produção de forma precisa;
  • Aumento da produtividade: podem operar sem a necessidade de pausas;
  • Redução de custos: os custos a longo prazo são muitas vezes reduzidos.

Por fim, sensores automatizados podem coletar uma grande quantidade de dados em tempo real sobre o desempenho de máquinas e processos, permitindo o monitoramento constante.

Como a automação pode ser útil para a logística?

A logística é um dos setores em que mais se utilizam sistemas automatizados e embarcados, principalmente para acelerar processos e monitorá-los da melhor maneira possível. 

Existem diversas formas de utilizar a automação na logística. Vamos ver algumas delas? 

Gestão de estoques 

Um dos usos mais comuns da automação dentro do setor de logística é a gestão de estoque, que se torna cada vez mais complexa de ser feita com os novos tipos de serviços oferecidos pelas empresas. 

Grandes galpões, entregas cada vez mais rápidas, entre outros fatores, exigem que os procedimentos sejam efetuados mais rapidamente. 

Para isso, sistemas de rastreamento automatizado, assim como o uso de maquinário automatizado (Internet das Coisas – IoT) facilitam esses processos. 

Processamento de pedidos

Automatizar o processamento de pedidos também é uma aplicação muito útil dentro da logística. Afinal, é um processo repetitivo que pode ser melhorado e agilizado com a automação correta. 

Além do processamento em dia, é possível aplicar a automação na coleta dos produtos no estoque, com a IoT. O uso desse tipo de automação reduz erros, acelera o processamento de pedidos e aumenta a capacidade de atender a demanda.

Transporte e entrega

Pode parecer coisa do futuro, mas veículos autônomos, como drones e caminhões autônomos, já estão sendo utilizados como transporte em muitos locais do mundo. 

Porém, também é possível aplicar a automação no transporte de maneira mais simples, como fazendo a separação de cargas dentro do armazém de acordo com a localidade. 

Tudo isso otimiza as rotas, diminui o tempo de entrega e, até mesmo, os custos. O resultado é cliente feliz e menos erros dentro do processo. 

Gestão de pedidos

Sistemas de gestão de pedidos lidam com o processamento, o rastreamento e a comunicação com os clientes de maneira automatizada. Isso melhora o contato entre os clientes e a empresa, possibilitando uma relação mais positiva entre ambos. 

Alguns exemplos são os sistemas de atendimento automatizado, como chatbots e outras funcionalidades, que fornecem informações mais rápidas. Isso traz mais facilidades tanto para a companhia quanto para os clientes. 

Análise de dados e tomada de decisões

Um dos principais pontos da automação é a coleta e análise de grandes volumes de dados para prever tendências de demanda, otimizar a gestão de estoques e melhorar o planejamento logístico.

Com algoritmos automatizados e dados sobre os processos, a tomada de decisões se torna mais precisa, já que será baseada em dados e não em opiniões. Isso é muito importante para o crescimento dos mercados, ainda mais os de logística.