tecnologia e maturidade digital

Entenda o que é maturidade digital e em qual nível você se encontra

À medida que a transformação digital se torna uma questão de sobrevivência para as empresas, também é uma questão de tempo antes de atingir a maturidade digital.

A visão que esse índice oferece é essencial para a criação de um plano estratégico para a maturidade desejada para alcançar os usuários com qualidade.

Ele passa a ser empregado quando os processos digitais não são apenas implementados, mas utilizados por todos os gestores e demais membros da equipe de forma integrada e qualificada.

A maturidade digital é, portanto, um estágio mais avançado que acompanha a chamada transformação digital.

Aqui explicaremos os detalhes do conceito, as etapas intrínsecas a ele e as estratégias relacionadas.

O que é a maturidade digital?

Esse conceito é aplicado em empresas que estão entrando na era digital. Elas possuem uma gama completa de ferramentas e procedimentos que automatizam, integram e controlam o uso de dados.

Ao mesmo tempo, indica que o negócio desenvolveu as habilidades para tirar o máximo de tudo isso. As empresas nativas digitais tendem a achar muito mais fácil evoluir nesse ambiente.

Mas isso não quer dizer que uma assistência técnica mais tradicional não possa se dar bem digitalmente.

Contudo, é vital entender que, sim, pode ser bem difícil impulsionar a maturidade digital, o que dificulta a disseminação de uma nova cultura. Mas isso não é impossível, demandando atenção a alguns aspectos da presença digital.

Quais são os estágios de maturidade digital?

Existem cinco estágios de maturidade digital. A ideia é que há empresas menos e mais avançadas no uso da tecnologia. 

Esse modelo serve para que todas alcancem o nível máximo do índice e identifiquem quais ações são necessárias para evoluir sua presença e integração digital.

Primeira etapa

A primeira etapa da maturidade digital é a mais fácil de alcançar. É quando a empresa de comercialização de produtos para casa adota pelo menos uma solução digital para fazer suas atividades com mais eficiência.

A implementação de um sistema de gestão de estoque é um sinal de que a organização se encontra nesta fase, por exemplo.

Essa etapa também pode se relacionar com a presença (ou não) em plataformas online, mas isso não necessariamente se dá de forma organizada e estruturada/estratégica, como a criação de aplicativo ou perfil em uma rede social.

Segunda etapa

Este é o estágio em que a maioria das empresas se encontra: elas têm softwares e estão trabalhando para tornar seus processos mais eficientes com a ajuda da TI, mas ainda não estão totalmente informatizadas.

Terceira etapa

Aqui, a tecnologia faz parte de tudo o que acontece na empresa e é vista como um recurso estratégico.

Os processos se tornaram mais eficientes e as equipes colaboram naturalmente, e a TI é responsável por mudanças profundas na forma como as empresas operam.

As equipes se dedicam à transformação digital e os investimentos são feitos periodicamente.

Quarta etapa

É alcançada por empresas que já são totalmente baseadas em tecnologia e inovação, tanto seus fluxos internos quanto o posicionamento para ações de publicidade, branding e marketing, fazendo uso adequado das plataformas disponíveis. 

A proposta de serviço ou produto não pode ser separada da tecnologia e dos modelos digitais.

Quinta etapa

O estágio final é considerado o período em que as empresas se renovam regularmente e se adaptam às mudanças ao seu redor com o auxílio da tecnologia, e isso se dá com facilidade e devida identificação de tendências e mudanças do mercado, como apostar em gestão de redes sociais.

Assim, é importante investir na presença online qualificada, estipulando calendários e estratégias para qualificar o relacionamento com o público e direcionar ao momento da compra.

Mais ainda, indo além das postagens nas redes e o perfil no Telegram, a quinta etapa consiste em identificar como essas mídias melhoram a experiência com a marca, bem como buscar por aprimoramentos constantes, aplicando novos softwares, tecnologias e acompanhando tendências para melhorar cada vez mais o negócio e a experiência do público com ele, como implementar ferramentas de CRM para qualificar o atendimento.

Como evoluir a maturidade digital

A maturidade digital confere aos dados um status altamente estratégico, transformando-os em informações significativas capazes de criar novos valores e novas experiências para clientes, indústrias e organizações.

A tecnologia fornece dados brutos e resultados mais rápidos.

Contudo, cabe ressaltar que a tecnologia sozinha não fornece os insights necessários para atingir a maturidade digital, é necessário saber interpretar as informações agregadas e como aplicar as ferramentas para obter bons resultados.

Veja a seguir o que é preciso fazer para evoluir a maturidade digital da sua organização.

Equipe focada no cliente

O trabalho em equipe é uma estratégia fundamental para acelerar a maturidade digital.

Para melhorar a experiência do cliente, as equipes devem ser estruturadas para se concentrar melhor em processos, produtos, problemas internos e relacionamentos diretos com seus clientes em vários canais.

Tenha metas

Com todas as evoluções do mercado, é fundamental garantir que seus colaboradores entendam o que é importante para a missão e os valores da organização.

O relacionamento empresa/cliente é conectado a essa meta em todos os níveis da empresa.

Assim, os líderes têm a responsabilidade de manter essa conexão por meio de estratégias de plano de marketing e desenvolvimento de talentos.

Automação de processos

Esta etapa envolve a construção de ferramentas de automação de dados para que possam entregar conteúdo personalizado em grande escala.

As empresas mais maduras têm análise de dados, tecnologias de marketing e soluções de automação que permitem personalizar mensagens e engajar mais.

Use indicadores acionáveis

Tais indicadores são cruciais para um negócio, afinal, são aqueles que fornecem uma visão mais clara dos resultados das iniciativas.

Por meio das estratégias de marketing, é possível que você vincule as atividades do cliente a resultados a partir de:

  • Impacto nas vendas;
  • ROI das campanhas;
  • Número de acessos ao site;
  • Quantidade de compartilhamentos de posts.

Esses dados são cruciais para a otimização das estratégias e identificar as melhorias possíveis nos negócios.

Como medir o nível da maturidade digital?

O primeiro passo é estabelecer um diagnóstico organizacional baseado em perguntas e respostas.

Nesse processo, a empresa deve determinar quais áreas são mais relevantes para o sucesso do negócio e atribuir metas para cada uma, bem como um plano de ação detalhado.

O atendimento ao cliente, a integração da equipe e a análise de resultados são pontos importantes, bem como estoque e fluxos internos. 

Também podem ser implementadas análises do site, redes sociais e portais de atendimento, de modo a torná-los mais otimizados e adequados aos parâmetros de posicionamento.

Neste caso, o apoio de profissionais especializados pode ser importante, contribuindo para uma melhor análise e, consequentemente, plano de ação integrado, envolvendo diferentes setores e serviços.