Obras: cursos que podem fazer toda a diferença no seu currículo

Cursos cipa, ou treinamento CIPA, da NR 05, tem como objetivo ensinar práticas de Segurança no Trabalho, tendo a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes o intuito de evitar acidentes e doenças geradas pela função, tornando o ambiente de trabalho mais saudável, preservando a vida e a promoção da saúde do colaborador.

O curso/ treinamento CIPA é obrigatório aos membros da CIPA (efetivos e suplentes). I CIPA é constituído por estabelecimento e precisa mantê-la regular em funcionamento nas empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras empresas que contratam trabalhadores como empregados.

Lembrando que os membros da CIPA, que exercem atividades em Postos Revendedores de Combustíveis-PRC, devem fazer o curso ou treinamento CIPA-PRC.

As regras contidas na NR 05 precisam caber aos trabalhadores avulsos e para as instituições que realizam o serviço, sempre observando as regras impostas por Normas Regulamentadoras de setores econômicos específicos.

Para que o estabelecimento saiba a quantidade exata de integrantes da CIPA, precisa acessar a Norma Regulamentadora de número 5 até o “QUADRO III”, presente na última coluna da tabela da Classificação Nacional de Atividades Econômicas em que a empresa está enquadrada.

Depois de identificar o grupo, é necessário voltar até o “QUADRO I”, que é Dimensionamento de CIPA e localizar o seu grupo, assim, pela quantidade de funcionários que a empresa possui, quantos membros (Efetivos somados com Suplentes) a instituição precisa ter.

Uma observação: no item 5.32.2 da NR-05, as empresas que não se enquadrarem no Quadro I, terão treinamento anualmente para que efetue o cargo responsável cumprindo o intuito da NR.

O curso de CIPA precisa ser elaborado e validado de acordo com as exigências do Ministério do Trabalho e Emprego e Secretaria de Estado da Educação e do Desporto.

O curso conta com uma apostila curso cipa, tem dezoito módulos, com um total de carga horária de vinte horas e, geralmente, as aulas podem ser efetuadas e lecionadas por profissionais das áreas de segurança do trabalho, primeiros socorros, proteção e combate de incêndio.

Lembrando que outros dois tipos de cursos que agregam enriquecimento ao currículo são os cursos de Segurança do Trabalho e Primeiros Socorros, pois ambos auxiliam na proteção ao trabalhador em seu ambiente de serviço.

Conheça mais sobre o curso de mestre obras

Investir em um curso de mestre de obras online abre várias oportunidades de serviço. O mestre de obras é essencial para as construções, pois ele é responsável pela gestão interna da construção.

Ele tem a função de organizar as equipes para delegar tarefas do dia; resolver possíveis conflitos; solucionar contratempos; conferir e receber a entrada e saída de materiais e manter contato com os auditores fiscais.

Também coordena e examina os trabalhos efetuados pelos operários repassados por engenheiros e arquitetos, uma espécie de vistoria do serviço.

Assim, deixando a obra exatamente como foi planejado. Não é um trabalho fácil, ele requer muita disciplina e responsabilidade. O curso de mestre obras online oferece as seguintes vantagens:

  • Estude sem sair de casa;
  • Material de Estudo em Apostilas;
  • Certificado Válido em Todo Brasil;
  • Certificado no e-mail em 10 minutos mediante confirmação pagamento.

Uma das características que um mestre de obras é ser comunicativo, porque ele precisa interagir com os operários da obra e fora dela e precisa ser uma comunicação clara e objetiva, além disso, precisa compreender o projeto cálculos e materiais e afins. O valor do curso de mestre de obras online é cerca de R$ 80, mas pode variar conforme a empresa que aplica.

Um mestre de obras precisa ter espírito de liderança e ser conhecedor de alguns processos da construção como: edificação básica, parte hidráulica, elétrica, pintura, acabamentos, entre outros. O curso oferece técnicas para serem aplicadas no cotidiano para melhorar os resultados da construção.

Conheça o curso de pintura e textura em paredes

O curso de técnica de pintura e textura online vem com certificado válido em todo o território do nacional. Esse curso de pintura residencial ensina técnicas variadas de pinturas e texturas em paredes aos profissionais que atuarão em vários setores e serviços demandados pelo mercado de pintura.

Esses profissionais são treinados para desenvolver um serviço de excelência de pintura com as aplicações das variadas texturas de forma correta e muito requisitadas no qual segue as tendências atuais da segmentação arquitetônica e de design de interiores.

cursos presenciais e online, a segunda opção o aluno tem a vantagem de estudar em casa por meio de apostilas de curso de pintura de parede.

Ao acabar o módulo e se sentir apto ele fará uma avaliação com 10 questões e somente é aprovado se atingir a meta 6, assim receberá o certificado válido em todo o território brasileiro.

O objetivo desse curso é formar profissionais altamente capacitados para atender a demanda de um mercado em expansão na qual gera uma margem de lucro. Claro, contar com qualquer um desses cursos em seu currículo, fará com que você se destaque no mercado.