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Planejamento para pontos de vendas

A logística empregada em galpões, armazéns e depósitos comerciais deve seguir uma planilha, com um planejamento estratégico de distribuição de entrada e saída de produtos.

Desta forma, empreendimentos comerciais, que trabalham com produtos perecíveis, como restaurantes, lanchonetes, bares e supermercados, podem verificar, por exemplo, a conservação dos produtos, conforme a data de validade.

As marcações podem ser realizadas de diferentes formas, e serem disponibilizadas em prateleiras, com informações claras e precisas, para a distribuição em larga escala, ao mercado consumidor.

Chegando ao alcance do público alvo no momento correto, conforme a necessidade de reposição nos corredores de um supermercado, ou no estoque de uma cozinha industrial, em um restaurante, ou uma lanchonete de rede de alimentação rápida.

Organização de depósito por identificação

Para manter a organização destes espaços, é possível encontrar programas específicos de controle de estoque, que são disponibilizados em redes virtuais, para que a verificação seja realizada de forma online, e a aquisição de produtos em falta sejam solicitados de maneira remota, gerando até uma renda extra aos demais

Há, ainda, outros benefícios que podem ser destacados, quando um estabelecimento comercial coloca, à disposição dos funcionários, este tipo de controle, como:

  • Otimização nos procedimentos de compras;
  • Análise de indicadores de oferta e demanda;
  • Auxílio no planejamento anual de compras;
  • Prevenção de prejuízos.

Para atender de maneira eficiente, funcionários responsáveis devem acompanhar atentamente à lista disponível, controlando todo o inventário de produtos disponíveis, e aqueles que precisam de reposição, para manter o atendimento aos clientes, seguindo a política interna empresarial.

Este controle também facilita a integração de setores comerciais, entre fornecedor e consumidor, para que o planejamento de compra e venda de produtos, conforme a disponibilidade nas prateleiras comerciais.

A etiqueta de preço pode ser aplicada pelo fabricante do produto, como sugestão ao próprio comerciante, assim como a mesma pode ser coberta, e aumentar a margem de lucro, conforme a oferta e procura, seguindo as tendências do mercado baseado no capitalismo.

Esta remarcação pode ser feita de diferente formas, de acordo com as informações repassadas ao consumidor.

O uso de etiquetas adesivas sobrepondo os custos sugeridos pelo fabricante, é uma prática comum aplicada pelos fornecedores, principalmente em setores voltados a espaços públicos, com o produto vendido no varejo, em ambientes que não oferecem uma diversidade muito grande de produtos para venda.

Os estabelecimentos comerciais que vendem produtos têxteis também precisam seguir uma organização de vendas.

Lojas que oferecem uma variedade de roupas, e produtos destinados ao setor de cama, mesa e banho, devem oferecer aos clientes todo o tipo de informação necessária sobre o produto, atendendo a normas técnicas, em conformidade com a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Para isso, roupas íntimas, camisetas, calças, bermudas, saias e vestidos, na parte de vestuário, e lençóis e fronhas para cama, toalhas de mesa e toalhas de banho precisam contar com uma etiqueta de composição,.

Nela contem a identificação da empresa responsável pela fabricação do produto, o país de origem, a composição do material utilizado nas peças, os cuidados que devem ser tomados para a manutenção de cada objeto, e a identificação quanto ao tamanho ou dimensão do produto.

Além da ABNT, o INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia também serve como um órgão regulamentador destes produtos oferecidos ao mercado consumidor.

A personalização de etiquetas também é possível, para atender a lojas e magazines, que atendem o grande varejo, nos mais diferentes locais, tanto no mercado interno, como em produtos que são encaminhados para exportação, em diferente países, nos mais variados continentes.

Facilitação de acesso de clientes

Muitos produtos chegam ao mercado seguindo um planejamento interno, com pesquisa de mercado, atendendo a diferentes necessidades dos consumidores.

Para alcançar o público alvo, as empresas preparam um sistema PDV para supermercado, com espaços exclusivos de uma marca ou produto, apresentando novidades para o mercado.

Muitas vezes, o trabalho de marketing deve se estender a outras mídias, utilizando-se de ferramentas de publicidade das mais conhecidas, como intervalos comerciais em programas de rádio e TV, assim como informes publicitários em jornais e revistas.

As propagandas mais criativas enxergam em uma simples cancela para estacionamento, em um acesso do cliente em um supermercado, a oportunidade em apresentar as novidades aos consumidores.

As mídias sociais, muito comuns na internet, também são uma ferramenta bastante popular, principalmente com a massificação de equipamentos como computadores e celulares com acesso à internet.