Bitcoin

Qual a diferença entre Bitcoin e Altcoin?

O surgimento do Bitcoin e a sua valorização no mercado foi o ponto de ignição a trazer para o mundo um novo universo de possibilidades, no qual milhares de criadores investiram tempo e recursos para trazer ao sistema blockchain novos ativos, que acabaram se tornando populares com o nome de Altcoins.

Ao verificar o preço do bitcoin hoje, é possível ver que o ativo sempre esteve em constante alteração, pois, em diversos momentos, está em alta, mas, em contrapartida, também já ficou em baixa, gerando perdas para muitos negociantes que realizam compras usando o ativo digital como seu veículo de pagamento.

Com a alta expressiva do bitcoin e a sua queda brusca afetando diretamente o bolso de muitos negociantes, aqueles que buscam variar sua carteira para não ter eventuais perdas quando a moeda estiver em baixa, podem apostar suas fichas nas altcoins. 

Isso porque, apesar de possuírem valorização menor, ao serem negociadas em um momento de baixa do bitcoin, tê-las pode ser uma vantagem.

Entendendo as Altcoins

Quem está entrando agora no universo das criptomoedas ainda não conhece o termo altcoins, e para conseguir explicar da melhor maneira possível, é necessário averiguar o que o seu nome sugere. 

Ao verificar o significado dele, a primeira ideia que nos vem à mente é que as altcoins são moedas alternativas, e, realmente, elas são alternativas ao bitcoin, já consolidado no mercado. 

Com a quantidade gigantesca de pessoas tentando alvejar uma parte da fatia de “bolo” lucrativa do bitcoin, milhares de desenvolvedores correram para a blockchain do ativo e começaram a criar suas próprias moedas, oferecendo soluções interessantes e até mesmo uma melhora no sistema Bitcoin.

Logo, há diversas opções de altcoins no mercado. Assim, para os negociantes que desejam diferenciar sua wallet, é possível encontrar réplicas baratas e ágeis do bitcoin, como Bitcoin Cash, stablecoins e os famosos tokens de utilidade.

Diferenças entre o Bitcoin e as Altcoins

Ao entender as altcoins, é fácil perceber várias diferenças entre as duas modalidades de ativos criptografados. 

Aliás, isso é mais perceptível agora, já que existem milhares de moedas circulando pelo mundo, e cada opção oferece suas próprias soluções e atende a um certo público específico.

A primeira grande distinção possível de averiguar entre o bitcoin e as altcoins são os propósitos para os quais foram criadas. 

O Bitcoin surgiu no mercado em meados de 2009, como alternativa para governos e instituições financeiras no setor financeiro tradicional para conseguirem realizar pagamentos independentes e de forma descentralizada.

Já grande parte das Altcoins foram criadas com objetivos de vida totalmente distintos, como: 

  • Corrigir problemas com escalabilidade;
  • Segurança;
  • Tokens de utilidade;
  • Oferecer certos benefícios aos seus donos.

Outra importante diferença possível de ver, principalmente na prática, é a realização da mineração do Bitcoin e das Altcoins, em que o primeiro utiliza o algoritmo PoW (Prova de trabalho) enquanto o segundo, em sua grande maioria, é provido pela PoS (por stalking).

Uma altcoin confiável?

A procedência do Bitcoin já foi comprovada no mercado, isso é fato! Porém, as Altcoins sofrem com essa questão, pois nem todas estão validadas e muitas delas podem ser opções não confiáveis. 

Por esse motivo, com a quantidade gigantesca desses ativos circulando na internet, pode ser difícil escolher a melhor Altcoin atual. Contudo, ao utilizar a estratégia de eliminatória, é possível encontrar uma boa moeda em que você poderá encaixar as suas estratégias de investimento. 

Por fim, vale lembrar que para empregar essa técnica, assim como em todo e qualquer processo envolvendo os seus recursos financeiros, é necessário estudar a fundo a moeda, descobrindo seus objetivos, suas particularidades e o tipo de ativo que poderá fazer ela valorizar a curto e longo prazo.