qualidade

O que são as certificações de qualidade ISO?

Na jornada incessante pela excelência, as organizações em todo o mundo buscam padrões que garantam a qualidade, eficiência e segurança de seus processos e produtos. 

Com certeza, em algum momento, quem trabalha ou realiza compras frequentemente com empresas já deve ter se deparado com uma companhia que faz questão de destacar que possui uma ISO em vigor, estabelecendo, então, uma qualidade excepcional em seus produtos/serviços.

Essas empresas fazem questão de expor sua ISO porque elas se destacam como referências globais, estabelecendo diretrizes rigorosas para garantir padrões elevados em diversos setores, como é possível ver na ISO para segurança da informação

Ao prosseguir com a leitura, a busca por apenas instituições com ISO, vai se tornar um requisito. Então, não hesite em saber mais.

Entendendo a base das certificações de qualidade

A International Organization for Standardization, conhecida como ISO, é uma entidade internacional independente que desenvolve e publica normas globais para garantir aspectos de: 

  • Total qualidade;
  • Segurança;
  • Eficiência de produtos;
  • Serviços;
  • Sistemas. 

Fundada em 1947, a ISO logo se tornou uma referência mundial, congregando membros de mais de 160 países e estabelecendo mais de 23.000 normas internacionais.

Diante desse cenário, as normas ISO abrangem uma ampla gama de indústrias, desde manufatura e tecnologia da informação até saúde e serviços que muitos sequer sabiam da existência. 

Essas normas são projetadas para garantir a uniformidade de práticas e processos, facilitando o comércio global, promovendo a inovação e, acima de tudo, assegurando a satisfação e segurança dos consumidores.

Categorias de certificações ISO

É importante ressaltar que cada certificação ISO é categorizada de acordo com suas áreas de aplicação e são identificadas por números específicos. Aqui estão algumas das categorias mais influentes nos dias atuais:

ISO 9001 

Chamada também de Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), essa ISO é completamente focada na garantia da qualidade em processos de negócios. 

A ISO 9001 estabelece padrões para sistemas de gestão que visam melhorar a eficiência, reduzir erros e aumentar a satisfação do cliente. Por isso, é bastante requisitada por companhias de todos os portes.

ISO 14001

A segunda ISO é a 14001, também conhecida como ISO de Sistema de Gestão Ambiental (SGA). 

Essa opção é completamente voltada para organizações comprometidas com práticas ambientalmente sustentáveis, pois estabelece diretrizes para minimizar impactos ambientais, cumprir regulamentações e promover a responsabilidade social corporativa.

Em resumo, questões importantes que estão chamando cada vez mais a atenção dos consumidores.

ISO 27001

Em penúltimo, encontramos o Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI), modelo focado em garantir a segurança da informação. 

Essa norma estabelece diretrizes para proteger ativos de informação, gerenciar riscos de segurança e assegurar a confidencialidade e integridade dos dados, fatores fundamentais para empresas e agências que atuam no ambiente on-line.

ISO 45001

Por fim, há a ISO 45001, que é a norma de Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO). 

Direcionada para a promoção de ambientes de trabalho seguros, a ISO 45001 estabelece padrões para a gestão de riscos ocupacionais, prevenção de acidentes e promoção da saúde dos colaboradores.

Conhecendo as normas mais buscadas atualmente, com certeza, a dúvida sobre qual é a influência dessas normas nas empresas nacionais e internacionais deve ter surgido. 

Por isso, para finalizar o artigo e agregar ainda mais conhecimento sobre o assunto, está o tópico necessário para sanar tais questões.

Influência nas empresas

Como foi visto até aqui, as certificações ISO exercem impacto profundo nas organizações. E graças à alta busca pela certificação ISO, é promovida uma cultura de melhoria contínua dentro das companhias. 

Ao estabelecer padrões claros e mensuráveis, as empresas são incentivadas a avaliar regularmente seus processos, identificar oportunidades de aprimoramento e implementar medidas corretivas para sempre estarem dentro das normas estabelecidas pela entidade.

A obtenção de certificações ISO é um selo de qualidade reconhecido internacionalmente e isso aumenta a confiança dos clientes, demonstrando o comprometimento da empresa com a qualidade, segurança e sustentabilidade, tendo como principal resultado uma base de clientes mais sólida e leal.