Procurar um psicólogo, um médico psiquiatra ou até uma clínica para tratamento de depressão não deve ser visto como tabu, como ocorria antigamente.
É necessário dar atenção à sua saúde mental. Com a saúde mental comprometida, pode ser que isso afete várias áreas de sua vida, como profissional, acadêmica, pessoal e até em seus relacionamentos.
Portanto, saiba que você deve dar tanta importância à sua saúde mental quanto você tem cuidados com sua saúde física.
Por exemplo, se você tem uma dor de dente, você já sabe que precisa ir ao dentista. O mesmo ocorre com febre, dor de garganta ou uma constipação no estômago.
Por isso, não fique com dúvidas, medo ou vergonha de procurar um psicólogo ou um psiquiatra. Você precisa cuidar de todos os aspectos de sua saúde.
Qual a diferença entre um psiquiatra e um psicólogo?
Para entender melhor quando é hora de procurar um psiquiatra, você precisa entender a diferença desse profissional para um psicólogo.
Um psiquiatra fez a faculdade de medicina e sua especialização é a psiquiatria.
Ele é responsável por diagnosticar doenças psiquiátricas, como transtornos de ansiedade, depressão, dependência química e muitos outros.
Além disso, o psiquiatra pode prescrever tratamento medicamentoso se necessário.
Já um psicólogo fez uma faculdade totalmente diferente e pode ser especializado em várias áreas, como psicologia infanto-juvenil, psicoterapia, além de poder atuar com várias abordagens psicológicas, como psicanálise e terapia cognitiva-comportamental.
Ele não pode prescrever remédios e geralmente o tratamento com um psicólogo é de longo prazo.
Isso significa que você não encontrará a cura em uma ou duas sessões. Em geral, o tratamento medicamentoso com o psiquiatra necessita também de acompanhamento psicológico, dependendo da doença.
Por isso, esses profissionais atuam em conjunto para tratar e curar doenças da mente, emocionais, psicológicas ou psiquiátricas.
Quando é realmente necessário procurar um psiquiatra?
Agora que você aprendeu que o tratamento com o psiquiatra geralmente é concomitante com o de um psicólogo, é hora de saber quando procurar um psiquiatra.
Em geral, quando um problema é de origem psiquiátrica e interfere em sua vida, existe a necessidade de procurar um profissional da área.
Entenda quais são os três tipos de problemas mais comuns para procurar um psiquiatra.
1. Você sofre muito com mudanças de humor
Ficar frustrado quando um plano não dá certo ou com raiva por causa de uma discussão é normal.
No entanto, você deve procurar um psiquiatra se suas reações aos eventos negativos de sua vida são desproporcionais.
Caso você tenha dificuldades em lidar com sentimentos e emoções negativas e isso está interferindo em sua vida, é hora de procurar um psiquiatra.
Se você tem baixa resistência à frustração, tem muita ansiedade, está muito triste sem razão aparente, são motivos suficientes para procurar um profissional da área de psiquiatria.
2. Você tem problemas para dormir ou alterações no apetite
Todas as pessoas podem ter insônia ou muito sono de vez em quando. Também é normal ficar sem fome ou comer muito às vezes.
No entanto, se você está com alterações no sono e no apetite e isso está atrapalhando sua vida, é necessário investigar as causas com um psiquiatra.
Alguns transtornos psiquiátricos como transtornos de ansiedade, síndrome do pânico e transtornos alimentares precisam de diagnósticos e tratamentos adequados.
Também é importante procurar um psiquiatra se você está enfrentando muita perda de apetite ou comendo compulsivamente.
3. Você está tentando se livrar de algum vício
Caso você esteja com dificuldades para largar algum vício como cigarro, drogas, bebidas alcoólicas, é hora de procurar um psiquiatra.
Em geral, abusos de substâncias têm a ver com outras doenças psiquiátricas que só podem ser diagnosticadas por um profissional da área.
Além disso, com ajuda medicamentosa, se for o caso, você pode se livrar dos seus vícios de maneira mais efetiva e a longo prazo.
Conclusão
Há muitos momentos na vida em que você pode precisar de um acompanhamento psiquiátrico ou até uma clínica.
Não tenha vergonha nem questionamentos na hora de pedir ajuda. Sua saúde mental merece todo o cuidado necessário para a manutenção de sua qualidade de vida.
Além disso, apenas um psiquiatra pode avaliar se o seu caso precisa de remédios e também acompanhamento psicológico ou não.