psicólogo

Que benefícios psicológicos você obtém do trabalho?

Em um nível pessoal, entender quais necessidades de um atendimento psicológico você atende por meio de seu trabalho pode ajudá-lo a tomar melhores decisões sobre o que fazer com sua vida. Em um nível social, com a automação eliminando ou mudando tantos empregos, também é importante entender como o trabalho e os empregos beneficiam psicologicamente as pessoas.

Um ponto cego que muitas pessoas têm é que eles assumem que o que eles querem do trabalho é o mesmo que todo mundo quer. Isso pode resultar em incompreensão dos outros, seja seu parceiro romântico, seus colegas de trabalho ou seus funcionários. Todos nós temos nossas próprias prioridades individuais sobre quais necessidades psicológicas o trabalho satisfaz para nós e o que queremos de um trabalho.

Ao ler este artigo, identifique quaisquer benefícios do trabalho com os quais você se relacione particularmente. Se você quiser, tente ordenar os benefícios e, se você tiver um parceiro, peça que ele faça o mesmo. Se você não conseguir se identificar com um exemplo, tente identificar alguém de sua vida para quem esse benefício estaria no topo da lista.

Para este artigo, não basta passar os olhos pelos meus tópicos em negrito, já que as explicações são mais sofisticadas psicologicamente e matizadas do que os temas gerais.

1. O trabalho pode proporcionar amizade .

Algumas pessoas têm muitas oportunidades de amizade por meio de seus interesses e hobbies ou por meio de grupos de amigos que têm há muito tempo. No entanto, outras pessoas particularmente vibram com outras pessoas em seu campo de trabalho (por exemplo, compartilham um estilo de pensamento ou visão de mundo), ou não são ótimas em fazer amigos fora do trabalho.

Para pessoas socialmente ansiosas , socialmente preguiçosas ou ocupadas demais para muitos hobbies, o trabalho pode proporcionar amizades intrínsecas. Pessoas obcecadas com seu trabalho (por qualquer motivo) também às vezes sentem que não têm muito em comum com pessoas de fora de sua área. Seus colegas de trabalho podem se sentir como sua tribo de uma forma que a maioria das outras pessoas não sente.

2. O trabalho pode proporcionar uma sensação de estabilidade quando a vida é difícil.

Se o seu trabalho é estável e você é bom nisso, pode ajudá-lo a manter-se equilibrado quando outras coisas em sua vida são estressantes (por exemplo, você está cuidando de um parente doente, passando por infertilidade ou se recuperando de um romper). Às vezes, as pessoas não apreciam totalmente esse benefício até atingirem um ponto difícil na vida.

Se você é propenso à depressão , o trabalho pode lhe dar uma oportunidade apenas de executar algo em que você é bom, o que pode ajudar a reforçar e estabilizar seu humor (aqui está um episódio interessante de podcast sobre isso).

3. O trabalho pode ser um desafio intelectual.

Se um desafio intelectual é a principal coisa que você obtém do seu trabalho, você pode pensar que é a principal coisa que todo mundo quer também, mas esse não é realmente o caso. As pessoas que adoram enfrentar novos desafios e que ficam entediadas com facilidade geralmente têm dificuldade em entender outras pessoas que não estão conectadas dessa maneira. Para as pessoas que amam conquistar novos desafios, o trabalho que é cognitivamente exigente e não monótono é muito importante.

4. O trabalho pode ajudá-lo a manter uma identidade e uma autoestima positivas .

Se sua identidade e valor próprio giram apenas em torno de seu trabalho, isso pode ser um problema. Nesse cenário, quando o trabalho estiver indo bem, você se sentirá bem, mas se o seu trabalho desmoronar, você também irá. Uma manifestação mais equilibrada disso é quando o que você faz como trabalho/ carreira , ou os projetos específicos em que trabalha, parece auto-expressivo.

5. O trabalho pode simplesmente fornecer os fundos para você fazer as atividades de que gosta.

Todos nós já ouvimos a distinção “viver para trabalhar” versus “trabalhar para viver”. Algumas pessoas gostam de aparecer para trabalhar, fazer seu trabalho e depois passar o resto do tempo nas atividades que gostam. Eles preferem confiar em seus interesses externos para satisfazer suas necessidades psicológicas e o fazem facilmente. Eles não exigem que seu trabalho forneça um senso de identidade, desafio, etc.

Podem ser pessoas que surfam ou andam de bicicleta antes e depois do trabalho todos os dias, passam a noite inteira em seus jardins ou oficinas ou veem amigos várias vezes por semana. Seu trabalho fornece os fundos para facilitar isso.

Eles não precisam mais do que isso do trabalho, nem querem que o estresse relacionado ao trabalho seja transferido para seu tempo pessoal. (Para as pessoas que amam o desafio do trabalho, elas podem ver seu tempo de relaxamento como importante para ajudar seu desempenho no trabalho, em vez de inerentemente valioso em si).

6. O trabalho pode ajudá-lo a entender o mundo, as outras pessoas e a si mesmo.

O trabalho às vezes nos coloca em contato com pessoas e situações que não vivenciaríamos de outra forma, e isso pode nos ajudar a aprender sobre o mundo e até sobre nós mesmos. Por exemplo, um dos meus aspectos favoritos do meu trabalho como escritor é responder às perguntas dos jornalistas.

Até eu começar a fazer isso, eu não sabia que eu realmente gosto de ser “colocado no local” em entrevistas. Como uma pessoa naturalmente ansiosa , eu não esperava que gostasse disso, mas gosto. Eu tenho uma corrida criativa com isso.

Além disso, através do trabalho, entramos em contato com pessoas que têm todos os tipos de estilos de pensamento e abordagens comportamentais para fazer coisas diferentes das nossas, e essas podem ser experiências de aprendizado que nos ajudam em nossas vidas pessoais, bem como em nossas vidas. empregos. A exposição às maneiras de fazer as coisas e estilos de pensamento de outras pessoas pode nos ajudar a desenvolver nossas habilidades e expandir nossos horizontes.

7. O trabalho pode permitir que você contribua para o bem público.

A maioria de nós quer fazer um trabalho significativo, mas o que torna o trabalho significativo pode estar relacionado aos benefícios pessoais que ele oferece ou pode estar relacionado a fazer o bem no mundo de forma mais ampla. Assim como as pessoas que desejam o desafio intelectual do trabalho, as pessoas para quem fazer o bem e refazer o mundo é a principal motivação para se apresentar ao trabalho muitas vezes acham difícil entender outras pessoas para quem isso não é uma força motriz. As pessoas ainda podem estar motivadas a fazer o bem no mundo, mas podem não necessariamente vincular isso ao seu trabalho. Ao procurar um psicólogo perto é sempre importante ter referencias, até mesmo por pessoas próximas do trabalho.

Por que isso tudo importa?

  • Quando as pessoas se aposentam, mudam de carreira, se tornam pais que ficam em casa ou seu trabalho é automatizado, esses benefícios do trabalho precisam ser substituídos, e isso requer um pensamento duro em nível pessoal e social.
  • Quando você está pensando em sua carreira e decisões de projeto, pode haver benefícios específicos do trabalho que você está procurando. Por exemplo, estou mais interessado em projetos que me permitem trabalhar com outras pessoas inteligentes (especialmente aquelas que pensam um pouco diferente do que eu naturalmente penso) e projetos que me dão uma razão ou uma desculpa para desenvolver novas habilidades. O que quer que seja importante para você, você precisa possuir isso. Você não precisa ser influenciado em suas decisões de vida comparando-se com outras pessoas que têm prioridades diferentes.
  • Os benefícios que você busca no trabalho, até certo ponto, evoluirão quando você estiver em diferentes estágios da vida. Tente ser autoconsciente sobre isso. Por exemplo, digamos que você se torne um pai. Você pode descobrir que o trabalho intelectualmente desafiador se torna menos prioritário. Ou pode se tornar mais uma prioridade se você precisar do desafio de equilibrar a repetitividade dos comportamentos dos pais . Ter a próxima geração à sua frente também pode deixá-lo mais focado em fazer o bem no mundo ou fazer grandes coisas, já que o tempo que você passa longe do seu filho precisa valer a pena. Quando você está autoconsciente sobre como seu trabalho “quer” e “necessita” está mudando, você pode tomar decisões de carreira/trabalho/projeto que apoiem isso.
  • Entenda que as outras pessoas são diferentes de você, e isso é bom e válido. Ver isso pode ser útil para entender as pessoas próximas a você (por exemplo, seu cônjuge). Compreender as diferentes motivações pode ajudá-lo a entender por que os outros se comportam da maneira como se comportam e como influenciar e motivar outras pessoas quando necessário (incluindo funcionários e colegas de trabalho).
  • Em um nível de planejamento de carreira, pense em seu plano de longo prazo e como você pode maximizar o que é mais importante para você.
  • Dica bônus: procure por quaisquer aspectos do trabalho que você descarte ou desvaloriza. Pode haver benefícios que você subestima ou dá como certo. Se você não os aprecia totalmente, sua importância pode ser uma surpresa se você tomar decisões de vida que resultem na perda desses benefícios. Quando você subestima algo, é potencialmente uma oportunidade de obter vitórias fáceis.