ar-condicionado

Respondemos dúvidas básicas sobre o ar-condicionado. Confira!

O Brasil é um país de clima tropical, ou seja, a temperatura que predomina no país na maior parte do ano é o calor. Isso faz com que o ar-condicionado se torne item necessário em algumas regiões.

Como consequência do aquecimento global e muitos outros fatores que estão influenciando grandemente nas mudanças climáticas, as pessoas estão buscando cada vez mais formas de deixar suas casas mais frescas e agradáveis.

Com isso, a procura por ar-condicionado, seja o modelo de ar-condicionado split, seja qualquer outro, está crescendo exponencialmente no país já há algum tempo. 

No entanto, à medida que a busca pelos modelos mais indicados de ar condicionado aumenta, também aumentam as dúvidas a respeito desses aparelhos.

Afinal de contas, para fazer esse tipo de investimento, antes é necessário saber o máximo de informações possíveis sobre o aparelho em questão, pois este é o que pode ser chamado de “investimento para a vida toda”.

Ainda que a dúvida mais comum sobre o ar-condicionado seja a respeito do gasto de energia, existem muitos outros questionamentos a respeito desse eletrodoméstico que são super válidos.

Isso todos eles podem ajudar o consumidor a fazer a melhor escolha de ar-condicionado para o seu lar, de acordo com as suas necessidades e as da sua família. 

Para que seja possível ajudar todos aqueles que desejam viver em um lar muito  mais fresco e agradável durante as temperaturas mais altas do ano.

Neste artigo foi preparado de forma minuciosa contendo todas as respostas para as principais dúvidas que existem. 

Portanto, ler até o final é imprescindível para quem deseja fazer uma boa aquisição.

Existe alguma restrição no uso de ar-condicionado por pessoas alérgicas?

Essa é uma das principais dúvidas que paira sobre a cabeça de quem deseja ter um ar-condicionado, e a resposta para ela é não. 

Não existe nenhum tipo de restrição quanto ao uso de ar-condicionado por pessoas que possuem alergias respiratórias, como:

  • Asma;
  • Rinite alérgica;
  • Alergia a poeira;
  • Alergia a mofo;
  • Alergia a pêlos de animais.

No entanto, é preciso ter em mente que realizar a troca do filtro do ar-condicionado dentro do prazo estipulado pelo fabricante do produto é algo extremamente necessário para evitar a proliferação de impurezas no ar.

Modelos de ar-condicionado: qual é o melhor e qual é o pior?

O modelo ideal de ar-condicionado sempre será aquele que se adequa melhor à casa e às necessidades do consumidor. 

Porém, de acordo com os especialistas, o modelo split, sem dúvidas, é o melhor de todos, o que se dá por alguns motivos específicos. 

Além de ser um tipo de ar-condicionado que gasta muito menos energia elétrica, o split também se adequa a todo e qualquer ambiente muito facilmente, além de não exprimir quase nenhum tipo de ruído, o que o torna ainda melhor para quem tem crianças pequenas em casa.

Revisão de ar-condicionado: é realmente necessária?

Com certeza! É de extrema importância que seja realizada uma revisão no ar condicionado a cada 6 meses, pois é isso que irá garantir que o aparelho continue regulado como deve ser, permitindo que ele continue sendo econômico e não gastando mais energia que o necessário.

Onde instalar?

O ar-condicionado sempre deve ser instalado no lugar da casa que você mais passa o seu tempo. Por exemplo, para aquelas pessoas que não abrem mão de um sono tranquilo à noite, em um clima bem fresco, o quarto é o melhor lugar. 

Mas, caso o comprador do aparelho trabalhe home office, talvez seja melhor considerar colocar o ar-condicionado no cômodo onde ele realiza o seu trabalho.

Esses são alguns dos principais pontos que uma pessoa que irá adquirir um ar-condicionado precisa ter em mente, mas caso ainda restem dúvidas, sempre é indicado perguntar tudo ao vendedor, para ter a certeza de estar realizando uma boa aquisição.