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Saiba como montar um plano de negócios para restaurante?

Um plano de negócios para restaurante ajudará você a criar uma estratégia sólida para alcançar o sucesso de seu empreendimento.

Ele será um documento que vai te guiar na trajetória de abrir, gerenciar e levar seu restaurante adiante. 

No caso de se tratar de um restaurante, ou demais estabelecimentos gastronômicos, será decidido as metas, ter noção da concorrência, tudo para influenciar no sucesso de seu negócio. 

É preciso ser bem realista na construção desse documento, pois além de ele ir te guiando no processo do seu empreendimento. Além de poder te auxiliar com novos sócios que conseguirão ver a expectativa do que esperam. 

E se você não faz a menor ideia de como montar um plano de negócios de um restaurante, não se preocupe. 

Porque, neste artigo, separamos um conteúdo completo para auxiliar você a montar seu plano de negócios e obter muito sucesso na jornada.

O que é um plano de negócios para restaurante?

O plano de negócios contém todas as informações relevantes e necessárias para saber se o seu projeto de negócio realmente é viável. 

Este plano é um documento escrito que listará todos os aspectos necessários para a realização do negócio. Investimentos, estrutura, metas a serem alcançadas e tudo que deseja conseguir. 

Isso ajudará você a marcar o caminho correto para alcançar o sucesso do seu projeto.

Ou seja, ele te ajuda a encontrar a melhor estratégia, no objetivo de conseguir aumentar a sua lucratividade. 

Assim, se ainda não tiver um é hora de começar a ir pensando em montar. Seu restaurante está bem melhor estruturado com a presença desse plano. 

Resuma a ideia de seu negócio

Escreva as razões pelas quais você deseja abrir um restaurante. Detalhe sua experiência no campo da culinária e as necessidades que você percebe do mercado. 

O plano de negócios para restaurante será útil para definir a missão, visão, valores e objetivos de seu restaurante, esteja ele já operando ou não. 

Nessa seção fará um breve resumo de tudo, e mais para frente conforme vai desenvolvendo vai detalhando tudo. 

Estude o mercado em que quer entrar

O primeiro passo deve ser feito antes mesmo de o negócio abrir. Uma análise inclui estudar os fornecedores, o perfil dos possíveis clientes, estilos e o que há de bom no ramo. 

A análise de concorrência é uma ótima forma de aprender sobre como gerir um negócio, que prazos dão certo, captar boas ideias, ter noção do que está por vir e muito mais. 

Dessa forma, consegue ter uma boa visão para estruturar seu negócio, saber de qual forma deve seguir, pensar na localização, quais são as formas de pagamento aceitas e mais assuntos específicos. 

E principalmente para definir quem será seu público alvo, sabendo tudo: gênero, idade, preferências, a estrutura certa de quem frequenta seu restaurante.  

É importante ter esses dados para identificar o potencial do mercado em relação ao seu negócio e, além disso, eles serão a base para formular suas estratégias.

Como fazer um estudo de mercado?

Tenha conhecimento de quem são seus concorrentes, análise eles observando tudo. Clientes, atendimento, como funcionam os processos internos, o que dá certo e o que não está indo muito legal. 

Verifique em diferentes momentos quantas pessoas visitam a área, considere o tempo médio que elas gastam no local, estime suas idades e as razões pelas quais elas passam na área.

Descubra outros dados que ajudarão você a estimar o fluxo de entrada e os tipos de clientes na área para criar um público-alvo e descobrir se realmente é o público que você deseja atrair a seu restaurante.

Plano de marketing para o seu restaurante

Um plano de marketing será mais focado em como atrair os clientes até você e como realizar isso. 

Ou seja, fazer um plano para atrair que fará o restaurante dar certo, os clientes. 

E é muito difícil falar dele ou montá-lo sem focar nos 4P ‘s de marketing: produto, preço, praça e promoção. 

Produto

O primeiro item que precisa considerar e definir é o produto. Precisa descrever bem os produtos que irá vender, o ideal é que anote bem esses detalhes, para não acabar desviando do foco futuramente.

Preço

O preço dos seus produtos têm de ser bem calculado para conseguir ter noção de qual o valor cobrar quando estiver funcionando. 

Tudo isso, será definido levando em conta o preço da mão de obra, dos custos fixos, custos variáveis e da média do mercado. Com isso já em mente, acrescente seu lucro e defina o preço de seus produtos. 

Além disso, não esqueça de considerar o poder aquisitivo de seu público-alvo para oferecer o melhor a eles.

Praça

A localização do seu negócio tem de ser estratégica. Imagine abrir um restaurante prato feito em um local onde não tem grande fluxo de pessoas, e as que terão gostam de pratos mais requintados, como a lá carte. 

Então, sua localização deve ser bem pensada e estruturada. Estar em locais que seu público esteja, e analisar a estrutura ao redor. Aqui tudo tem de ser levado em conta: locais para estacionar, fácil acesso e muito mais. 

Sem clientes não há vendas, então coloque seu restaurante onde eles estejam. 

Promoção

No último P, não quer dizer promoções como as de ofertas, mas sim a de promover seu restaurante a outras pessoas. 

Atualmente, a melhor forma de realizar isso é investindo em publicidade nas redes sociais, já que é lá onde se concentra a maior parte de eventuais clientes. Resumindo, precisa saber como trazer seu cliente para você. 

Faça plano financeiro 

O plano financeiro é fundamental na elaboração do plano de negócios para restaurante, por isso, precisa ser bem organizado.

Você deve analisar custos, como investimento inicial e capital de giro, eles te ajudarão a preparar melhor seu negócio. 

No caso do investimento inicial, você precisa saber se o valor será suficiente ou irá precisar de um reforço, como empréstimo.

Isso será definido de acordo com a análise de dois itens: 

Custos fixos: são identificados como encargos independentes à sua produção, por exemplo: o pagamento de serviços como internet, telefone, aluguel do imóvel, pagamento de salário ao pessoal, entre outros.

Custo variável: é identificado por estar diretamente relacionado à sua produção. Por exemplo: quanto custa para você produzir seus produtos em termos de matéria-prima, mão de obra como custos de eventos especiais e despesas indiretas como reparos.

Capital de giro: é o valor mínimo necessário para garantir o funcionamento do negócio. Ele pode ser calculado somando todas as despesas recorrentes, como os custos fixos. 

Tenha sempre em mente um lucro estimado, esse item consiste na margem que você pretende alcançar com seu restaurante. Ele pode ser desde uma estimativa a lucra mensalmente, bem simples, mas deve ser levado em conta.

Tenha o melhor controle de restaurante

Para controlar todos os processos do restaurante, ter controle financeiro, de processos internos, o melhor atendimento e garantir sucesso total é ideal um sistema para restaurante, como o do GrandChef. 

Por meio dele, conseguirá ter o melhor resultado de tudo que entra e sai de seu caixa, relatórios de DRE, e muito mais. Ou seja, tudo que precisa para acompanhar o andamento de seu negócio. 

Dessa forma, fica por dentro dos lucros e consegue traçar melhores estratégias, saber a hora de investir mais e quando cortar gastos. 

Além disso, garante controle de estoque total, sempre sabendo tudo que há dentro de seu estoque. 

O que evita muitos desperdícios de compras a mais ou a menos. Afinal, a falta de produtos causam prejuízo por perda de vendas e excesso de compras causam produtos vencidos ou estragados. 

Consegue o melhor atendimento, por meio de comandas eletrônicas, cardápio digital, por QR code ou muito mais. 

Ainda conta com sistema delivery, sistema PDV, entregas agendadas, entregas por KM e muito mais 

Descubra como é ter seu restaurante na palma de sua mão de onde estiver. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog da GrandChef, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para bares, restaurantes e demais negócios do ramo gastronômico, trazendo sempre novidades imperdíveis.