trabalho

Segurança do trabalho e treinamentos

Atuar em uma empresa envolve diversos fatores, como salário, relações trabalhistas e claro com o ambiente. Há ambientes menos perigosos (da forma como imaginamos a priori) e formas mais perigosas.

Porém, o fato é que toda atividade trabalhista envolve algum tipo de risco, seja o ergonômico como as LER – Lesões por esforço repetitivo – seja por condições insalubres como uma indústria química ou construção civil.

É por conta desses tipos de riscos que um ambiente de trabalho que existem diversos tipos de treinamento em normas de segurança, como o treinamento NR 20, NR 15 e outros, e ajudam a garantir uma maior segurança dentro do ambiente.

Para termos uma noção de como é importante esses tipos de treinamentos, o Brasil é um dos países como maiores níveis de acidentes de trabalho no mundo, estando apenas atrás de alguns países como China e Índia.

Apesar disso tudo, os profissionais da segurança do trabalho no país não param de desenvolver treinamentos, palestras, e que faz com que o colaborador tenha mais bem estar e saúde.

Cuidar do ambiente do trabalho é ir além de um mero treinamento NR 35 ou qualquer outro, mas estar atento a todos os elementos que pode trazer algum risco ao colaborador e minimizar o máximo as chances de um acidente.

E é por isso que esse artigo abordará algumas questões acerca da segurança do trabalho é a formação da brigada de incêndio, que é muito importante para qualquer negócio.

Mas, o que faz a segurança do trabalho?

Segurança do trabalho é uma ciência que tem como objeto de estudo a ocorrência de acidentes de trabalho em variados ambientes, e também estuda a prevenção e diversos métodos que asseguram a saúde do trabalhador no cumprimento de sua função.

Para que tais objetivos sejam alcançados o profissional tem em sua formação conhecimento em diversas áreas como:

  • Medicina;
  • Enfermagem;
  • Engenharia;
  • Epidemiologia;
  • Estatística e outros.

Ajuda também no desenvolvimento de materiais e equipamentos de proteção individual. Além de ministrar cursos de normas regulamentadoras como curso NR 35.

A segurança do trabalho e as leis

A segurança do trabalho é regida pelas leis que envolvem as 36 normas regulamentadoras – NR’s – e inúmeras leis complementares, decretos e portarias, que prevem o que a empresa deve corresponder e quais são as penalidades e multas para as empresas que não cumprirem tal objetivo.

E por conta disso é importantíssimo o profissional da segurança do trabalho.

A brigada de incêndio

Dentro dos elementos necessários para garantir a segurança dentro de uma empresa está a constituição de uma brigada incendio.

A brigada é uma formação de um grupo especializado que dá um tratamento inicial ao risco de fogo quando este acontecer.

Como funciona uma brigada de incêndio?

A brigada de incêndio é formada por colaboradores da empresa e tem um objetivo único que é contribuir para prevenir o risco de incêndio e caso aconteça combatê-los.

Assim, o grupo atua sempre na identificação de elementos que possam contribuir para o surgimento de fogo, e caso ocorra alguma situação ele irá conseguir lidar com o incidente.

Para que tudo isso ocorra os brigadistas passam por um treinamento de brigada onde aprendem sobre etapas muito importantes em caso de incêndio como: eliminar as chamas e impedir que o fogo avance; Evacuação dos espaços de modo que a saída do ambiente seja segura.

O grupo de brigadistas é formado por voluntários e grupo deve estar ciente de que há riscos legais que envolvem essa atividade.

Além do mais, os brigadistas devem ser sempre colaboradores que ficam a maior parte do tempo dento do escritório, indústria e assim por diante, para que seja dado todo o suporte necessário.

A brigada de incêndio é regulamentada pela NR-23 que possuem importantes diretrizes para o desenvolvimento desse grupo, desde o número de pessoas, o tipo de curso de brigadista entre outras.

O brigadista deve realizar treinamentos de capacitação e combates a incêndios, além de elaborar e emitir relatórios e pareceres quando solicitado, deve também fiscalizar os equipamentos de segurança zelando pela sua conservação.

Isso permite que o ambiente de trabalho fique mais seguro com o relação ao risco de incêndios, já que uma equipe será treinada e preparada para agir nessas situações.