O compromisso empresarial para com a equipe de trabalho deve ser responsabilidade de todos os envolvidos. Gestores, operadores de ferramentas e máquinas industriais, vendedores, responsáveis pela manutenção e segurança, não importa.
Todos devem estar cientes da importância da segurança laboral dentro de um ambiente empresarial, seja uma loja de roupas, seja uma fábrica ou indústria.
Os acidentes de trabalho devem ser prevenidos com a aplicação de um projeto eficiente e dinâmico, agregando todos os pontos necessários para que tudo ocorra de maneira correta.
Isso permite um ambiente de trabalho mais produtivo e garante mais qualidade de vida para todos os envolvidos.
Planejamento imobiliário faz parte de processo
A instalação de máquinas e equipamentos em um ambiente de trabalho deve ser realizada de maneira prática. A mobilidade dentro das áreas internas deve ser funcional e facilitada, com acesso a quadros de energia elétrica para ligar e desligar a qualquer momento.
Por isso, dentro do planejamento imobiliário, em que a disposição das máquinas de ser facilitada da melhor forma possível. O projeto eletrico deve contar com quadro de captação e distribuição por todas as áreas, contemplando a iluminação, as tomadas e os interruptores adaptados para cada função.
Vale lembrar que isso precisa estar presente em qualquer construção civil, pois a energia elétrica faz parte do dia a dia da sociedade de diferentes formas.
A produção industrial depende do funcionamento pleno com eletricidade em diferentes cargas, para atender à demanda de máquinas e equipamentos que só funcionam com este tipo de energia disponível.
A acessibilidade de pessoas também faz parte do planejamento de movimentação de pessoas, dentro de um ambiente de trabalho.
Logo, o controle de acesso deve ser feito desde a portaria, com a entrada apenas de pessoas autorizadas, com o uso de equipamentos de proteção individual, dependendo do espaço em que estará presente.
Identificação visual facilita trabalho
O ambiente de trabalho deve proporcionar condições para que as tarefas sejam realizadas com segurança. Por isso, a identificação visual dos funcionários serve como uma sinalização de que cada profissional está atuando de acordo com os conhecimentos e capacitação técnica.
O fornecimento de uniforme de segurança faz parte dos equipamentos de proteção individual dos trabalhadores, que podem ser identificados por meio das roupas e até mesmo elementos utilizados, por exemplo, dentro de um canteiro de obras.
Ajudantes de pedreiro, marceneiros, serralheiros, mestre de obras, arquitetos e engenheiros possuem cores características presentes no capacete, identificando a função de cada um no desenvolvimento de uma obra.
Junto aos uniformes, a instalação de cameras de monitoramento em pontos estratégicos determina a facilidade de acompanhamento dos trabalhadores e o impedimento de acesso a áreas não autorizadas.
Organização de ambientes eleva segurança
Um ambiente asseado também faz parte da segurança de um espaço reservado para a realização de tarefas profissionais, independente, do setor em que os funcionários atuam.
A organização de ferramentas, móveis e disponibilidade de uma área apropriada ajuda no planejamento aplicado à segurança ocupacional.
Tanto nas áreas internas quanto nas áreas externas, a limpeza e remoção de excesso de sujeira ajudam na mobilidade dos usuários.
Dentro de uma oficina industrial é muito comum a presença de óleo e graxa, que são derrapantes, sobre o piso. A lavagem de pedras do piso regularmente impede o acúmulo e diminui o risco de acidentes.
O projeto empregado dentro de um ambiente de trabalho deve estar alinhado às normas de segurança presentes na legislação trabalhista, que instrui cada empresa, respeitando o tamanho e as atividades praticadas.
Em caso de descumprimento ou exigências não serem cumpridas, a empresa pode sofrer penalidades e multas graves, prejudicando de forma incisiva financeiramente, a favor dos trabalhadores.
Para garantir a proteção estrutural no combate a incêndios, por exemplo, a Associação Brasileira de Normas Técnicas, sob a norma regulamentadora número 5667-1/2006, exige a instalação de hidrante de coluna preço de investimento compatível com as funções.
Esse tipo de equipamento é formado pelos seguintes componentes:
- Corpo de aço fundido vermelho ou amarelo;
- Acesso a válvula tipo gaveta;
- Curva dissimétrica de acesso;
- Válvula de abertura e corte geral.
Esse tipo de equipamento é instalado em concordância e aprovação do auto de vistoria realizado pelo corpo de bombeiros, obrigatório para ambientes comerciais e industriais.
A instalação de mangueiras e extintores de incêndio também fazem parte do projeto de segurança predial.
Todos os pontos retratados são essenciais para que os trabalhadores possam realizar a jornada de trabalho em segurança, conforme as leis trabalhistas.
Esse tipo de cuidado evita problemas burocráticos e oferece proteção adequada a terceiros, como clientes de estabelecimentos comerciais.