empresas

Treinamentos e terceirização para as empresas

As empresas atuam em diversos setores, sendo uma das mais importantes o comércio e a indústria, mas com grande foco no que chamamos de serviço.

E para que as empresas sejam eficientes e qualitativas, são buscados uma série de processos que garantam que os setores funcionem da melhor maneira possível.

Um dos aspectos que as empresas buscam é a atenção a segurança do trabalho, para evitar acidentes de trabalho ao trabalhador e contratado, com a adesão as CIPA’s – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, onde é necessário o treinamento CIPA e uso de equipamentos individuais de proteção e também a busca pelas terceirizações em alguns serviços.

Neste artigo abordaremos algumas soluções que são buscadas pelas empresas para que seus procedimentos se tornem mais eficientes e mais seguros, garantindo então o sucesso do negócio.

A terceirização de serviços em empresas

Uma empresa possui por lei dois tipos de atividades, as chamadas atividades-fim, que são as atividades finais de uma empresa, ou seja, uma agência de publicidade tem como atividade-fim, a publicidade e produção de materiais publicitários, e as atividades-meio, que são as atividades que permitem que a agência funcione e que não estão relacionados a atividade-fim.

Um exemplo, na locação de container o corretor presta a atividade-fim que é apresentar e fechar o negócio de locação, já a atividade-meio são as pessoas que lidam com o sistema de imobiliária, que permitem que a imobiliária fica sempre limpa e também as que cuidam da segurança.

Sendo assim, as atividades-meio, podem ser terceirizadas por não fazerem parte da atividade-fim de uma empresa, além de ser uma grande vantagem, já que para uma empresa manter uma equipe de limpeza, de segurança, de manutenção, de controladoria de acesso e até mesmo contabilidade pode ser um custo muito oneroso.

Assim, a terceirização objetiva a redução de custos de uma empresa, principalmente, porque a empresa contratante não será mais a responsável pelos encargos trabalhistas, nem responsável pela remuneração desses profissionais, ficando a cargo da empresa terceirizada.

Em alguns casos pode acontecer do custo não ser menor, entretanto, a burocracia se torna menor. Isso porque a terceirização nem sempre visa a redução de custos, mas também um trabalho especializado, com pouca burocracia e em menor tempo.

Assim, temos alguns dos tipos de serviços que podem ser terceirizados:

Com isso conseguimos compreender que o processo de terceirização pode ser uma grande aliada das empresas para o bom desenvolvimento de seus processos.

No tópico abaixo falaremos sobre a segurança do trabalho e sua grande importância para que o ofício seja realizado com segurança para que os acidentes sejam diminuídos.

A segurança do trabalho e a CIPA

As empresas e suas estruturas são em menor ou maior grau cheia dos chamados riscos de acidentes de trabalho. Tanto em escritórios, como em indústrias e até mesmo o trabalho e ofício em container refrigerado esses riscos devem ser medidos e alternativas e soluções devem ser buscadas.

A especificidade técnica que lida diretamente com isso é chamada de segurança do trabalho, é esta a responsável por desenvolver ações de conscientização dos riscos, da conscientização do uso dos equipamentos de proteção individual, além de prestar atendimento direto ao trabalhador e ao gestor quanto as doenças ocupacionais.

Para ajudar na fiscalização da segurança do trabalho, as Leis Trabalhistas, na Norma Regulamentadora nº 5, propõe as empresas a criação da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, feita por um grupo de trabalhadores.

Esses trabalhadores possuem estabilidade no trabalho e também recebem um treinamento específico, para que sua ação dentro da empresa seja ativa e um dos braços de ajuda para a equipe da segurança do trabalho, composto por médicos, engenheiros e técnicos.

O treinamento da CIPA é bastante completo e assim como o container preço em uma obra permite um ponto de apoio da construção, o treinamento é um ponto de apoio para o sucesso da equipe.

O treinamento contempla o ambiente das condições de trabalho, metodologia de investigação de doenças e análise de acides, noções sobre legislação trabalhista e previdenciária, princípios gerais de higiene do trabalho e os exercícios das atribuições da comissão.

Assim, tanto a terceirização como a segurança do trabalho são fundamentais para o sucesso de uma empresa.