Truques para esconder o botijão de gás em uso

É muito raro encontrar uma casa que não tenha na cozinha a presença do Botijão de gás, embora ele seja indispensável, ele muitas vezes, acaba prejudicando a decoração do ambiente.

O pior é que não há decoração, por mais caprichada que seja, que resista à presença de um botijão de gás, ele sempre dá um jeitinho de aparecer. Mas será mesmo que não dá para esconder esse utensílio?

Então, se por um lado não podemos viver sem ele, por outro, ele pode acabar comprometendo, totalmente, a decoração de nossa casa. 

Porém, mais importante que a decoração, é a segurança, visto que o gás do botijão é composto por um material altamente inflamável, por isso, todo cuidado é pouco na hora de tentar esconder esse utensílio de aparência não muito agradável .

Mas, se o seu objetivo é dar uma escondida no botijão de gás, vamos saber aqui como fazer isso com toda a segurança, ok? Confira.

Segurança em primeiro lugar!

Antes de qualquer coisa, é preciso considerar a segurança do local onde o gás de cozinha será armazenado, e do próprio, saber sua procedência, se ele cumpre as normas de segurança, se está amassado ou enferrujado, se a pintura está intacta, se está com a etiqueta de instruções e de segurança, enfim, de que adianta se preocupar com a decoração, esquecendo a segurança.

Outro cuidado que deve ter com o botijão é jamais virá-lo ou dar solavancos e batidas brutas, mesmo que ache que está vazio, já que mesmo vazio ele acumula em seu interior algum resquício de gás que pode causar acidentes.

Pronto, após tomar todos os cuidados, aí sim já pode se preocupar com sua localização que, de preferência, deve ser próxima ao fogão, mas nem tanto assim, devendo obedecer a uma distância segura, se certificando de que a mangueira de plástico não esteja em contato com nenhuma parte do fogão. 

Por isso, por envolver sérios riscos, é preciso deixar a instalação a cargo de um profissional competente e experiente.

Dicas para esconder o botijão de gás

  • O ideal é colocar o botijão numa área externa, porém, infelizmente, a maioria da população, não conta com essa opção de espaço, então, nesse caso, a dica é colocar o botijão de cozinha embaixo de alguma janela ou mesmo embaixo da pia, porém, é preciso que esses espaços tenham aberturas e estejam longe de tomadas, interruptores e qualquer outra fonte de eletricidade ou calor;
  • Caso coloque o botijão de gás embaixo da pia, ou em algum outro armário feito para esse fim, só tome cuidado para que haja espaço suficiente para ventilação. Jamais deixe o botijão em um lugar muito quente, fechado e abafado;
  • Por mais que nossos avós tenham feito isso, jamais cubra seu botijão com capas de tecido ou plástico, pois são materiais inflamáveis e poderão incendiar-se facilmente no caso de um vazamento de gás;
  • Jamais coloque o botijão de gás próximo de tomadas, ou sobre grelhas e ralos, porque o gás poderá infiltrar por ali e causar possíveis explosões;
  • Caso tenha botijão de gás reserva, se possível, mantenha-o afastado do botijão em uso.
  • E atenção, caso queira guardar o botijão de gás num armário, peça ao marceneiro que faça um furo próprio para a mangueira, com apoios e furos para uma boa ventilação. Não é o melhor método para segurança, mas vai ajudar a escondê-lo
  • Outra dica para quem não pode guardar o gás de cozinha na área externa, é utilizar o armário onde colocar o gás como mesinha.
  • No mais, ciente dessa insatisfação por parte de quem se importa com a decoração e acha que esse utensílio compromete por demais a beleza do ambiente, já existem no mercado muitas opções de acessórios para esse fim, com a segurança necessária.

Vantagens de apostar em um local específico para guardar o botijão de gás:

  • Garantir uma decoração mais atraente;
  • Proteger o botijão de gás de sujeiras, insetos e intempéries;
  • Dificultar o acesso de animais de estimação e crianças;
  • Proteger a mangueira e a válvula de segurança.