Você sabe o que é enoturismo?

Quem é amante de vinhos com certeza sabe que todos os detalhes que envolvem sua produção são extremamente importantes para o resultado dessa bebida tão carregada de cultura e tradição. Para quem nunca teve a oportunidade de visitar uma vinícola, a atividade turística chamada enoturismo pode ser uma ótima opção.

O que é enoturismo?

O enoturismo é uma categoria de atividade turística muito apreciada e destinada a quem quer conhecer os processos de produção de vinhos. Mas não é só isso: os viajantes que procuram essa atividade têm a oportunidade de realizar uma verdadeira imersão em tudo que envolve essa bebida. 

Ao realizar o enoturismo, você terá a oportunidade de conhecer todos os detalhes da produção, como a escolha, colheita da uva e como é feita a bebida, além de conhecer o lugar da produção. Você também poderá aproveitar a melhor parte da visita, que é degustar vinhos à vontade.

Onde pode ser feito?

O enoturismo pode ser realizado nas produtoras de vinhos. Existem muitos lugares abertos para turistas conhecerem a essência dessa produção no exterior, em países como Argentina, Chile, Estados Unidos, França, Portugal, Uruguai, entre outros.

Mas há também diversos lugares no Brasil onde você pode realizar essa modalidade de turismo. Conheça alguns deles a seguir.

Saiba alguns lugares para fazer enoturismo no Brasil

Existem lugares abertos para visitação e imersão na produção de vinhos aqui no Brasil —  e não são poucos. Confira alguns e comece pelos mais próximos de você.

Vale dos Vinhedos — Rio Grande do Sul

Localizada próxima à Serra Gaúcha, a região do Vale dos Vinhedos é um prato cheio para quem quer realizar enoturismo no país. 

Com vastas opções de passeios em vinícolas com visitas guiadas, estão entre as opções as vinícolas Michele Carraro, Pisa da Uva, Cave de Pedra, Don Laurindo, Vinhos Larentis, entre outras. 

Na região de Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos, encontra-se uma das principais atrações turísticas, o Trem do Vinho, também conhecido como Maria Fumaça, no qual você poderá realizar o passeio de trem, degustar vinhos e conhecer a música da cultura gaúcha.

Roteiro do Vinho — São Roque — São Paulo

Composta pela Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima, o Roteiro do Vinho oferecerá experiências gastronômicas da região e passeios por vinícolas. 

Entre as adegas que você poderá visitar estão a Terra do Vinho, Vinhos Real D’Ouro, Ferreira e Passero, Vinícola Sorocamirim, etc. Todas com suas particularidades, propriedades para conhecer e vinhos específicos para degustar. 

O ideal é que o passeio seja realizado com um veículo para que você possa percorrer por todas as estradas e conhecer todas as adegas, restaurantes e eventos que fazem parte da região.

Vale do São Francisco — Região Nordeste

Esta é uma vasta região que compreende os estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais e Pernambuco. 

Essa região é muito conhecida por sua produção de uvas mesmo em clima semiárido, com seus vinhos tropicais especialmente diferentes de qualquer outra produção. Lá estão presentes inúmeras produtoras, entre elas: 

  • Vinícola Botticelli — localizada em Santa Maria da Boa Vista — PE; 
  • Adega Bianchetti Tedesco — situada em Lagoa Grande — PE; 
  • Vitivinícola Santa Maria – Rio Sol — fica em Lagoa Grande — PE; 
  • Vinícola Miolo Terranova — localizada em Casa Nova — BA; 
  • Vinum Sancti Benedictus — VSB — situada em Curaçá — BA.

É importante lembrar que o itinerário, assim como o valor de todos os passeios, precisa ser checado com antecedência ao se planejar esse tipo de turismo, pois cada vinícola tem regras, agendas e valores próprios. 

Agora que você já sabe o que é enoturismo e como praticá-lo, você já pode planejar a sua imersão na cultura e tradição que envolve essa bebida e aproveitar muito.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Gear SEO, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.